Opinião e Atualidades

A verdadeira face da cannabis

segunda-feira, abril 08, 2013Roberth Moura



Há algum tempo atrás escrevi uma postagem colocando em debate a legalização da maconha. Você pode lê-lo em:


Pois bem, certo dia estava lendo uma revista quando deparei-me com a seguinte matéria, que transcrevo na íntegra abaixo:


Ignorância que mata


Uma pesquisa realizada com mais de mil adultos pela Fundação Britânica do Pulmão (BLF, sigla em inglês) – organização sem fins lucrativos que se destina a ajudar a portadores de doenças pulmonares – mostrou que um terço dos entrevistados desconhece os riscos à saúde resultantes do uso da maconha (cannabis sativa). Segundo a BLF, existem ligações cientificamente comprovadas entre fumar maconha e o desenvolvimento de doenças do aparelho respiratório – como tuberculose, bronquite aguda e câncer de pulmão -, além de problemas mentais, como esquizofrenia.

A pesquisa da BLF mostra que 88% dos entrevistados responderam que os cigarros de tabaco são mais prejudiciais à saúde do que a maconha, o que não é verdade: apenas um cigarro de maconha tem o mesmo grau de toxidade de um maço inteiro de cigarros industrializados. No que se refere especificamente ao câncer de pulmão, cada cigarro de maconha tem o poder de aumentar as chances de um indivíduo desenvolver a doença na mesma proporção que um maço inteiro de cigarros.

“É alarmante que, enquanto pesquisas continuam a revelar múltiplas consequências para a saúde do uso de maconha, ainda há uma perigosa falta de sensibilização do público sobre o quão prejudicial esta droga pode ser”, lamentou a chefa-executiva da BLF, Helena Shovelton. (Élidi Miranda, com informações de BBC Brasil)

MIRANDA, Élidi. Ignorância que mata. Show da Fé: Rio de Janeiro: ano 13, nº 156,  2012



E eu, assim como a maioria das pessoas, pensava que a maconha, por ser um alucinógeno natural, traria muito menos prejuízos à saúde humana. Ledo engano. A pesquisa ainda revela que no cigarro de maconha, encontra-se cinco vezes mais monóxido de carbono e quatro vezes mais alcatrão do que no de tabaco. Além disso, ao se fumar a maconha, a inalação da fumaça é bem mais profunda, se comparada com a inalação do outro cigarro. Esse contato mais prolongado potencializa a intoxicação.

Estando agora informado dos perigos intrínsecos ao uso da cannabis, deve-se pensar duas vezes antes de entrar para o pérfido  mundo das drogas. 

You Might Also Like

17 comentários

  1. conversa fiada

    ResponderExcluir
  2. A fonte da pesquisa é do "Show da fé" :/

    ResponderExcluir
  3. Meu pai tem 54 anos diz ele que fuma desde os 18 anos(eu acho que começou antes) fuma todo dia...se fosse o equivalente a um maço de cigarro acho que nem vivo ele estaria né?? fora que ele é perfeitamente saudável de corpo e de mente....não creio nisso.

    ResponderExcluir
  4. Eu continuo queimando ate a ultima pontaaaaaaa!!!! Legalize !!!

    ResponderExcluir
  5. O estado deveria proibir apenas drogas pesadas que venham a fazer mal apenas aos outros, e não a quem usa. Maconha é de boa, não vejo alguém sair por aí matando os outros por usar, pelo contrário, fica até mais alegre. E a maconha faz até mais bem do que mal. Cada um tem sua vida e deveria ter direito de fazer o que quiser com ela, desde que não prejudique os outros. Sou a favor da legalização.

    ResponderExcluir
  6. A pivetada fumera se revolta.

    ResponderExcluir
  7. Maconherada dos inferno deviam morrer logo bando de VAGABUNDO!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai babaca, nem todos que fumam são vagabundos, trabalho 12 h por semana e fumo ao decorrer do dia no minimo uns 5 baseados, até hj não tive nenhum problema de saude(isso pq ja fazem 15 anos) então se liga antes de generalizar, existe maconheiro vagabundo sim, mas isso vem da personalidade da pessoa não nem nada a ver com a erva, se não fumasse não mudaria nada, alias sou pai de familia e não tiro leite da minha filha pra comprar maconha, pra falar desse jeito deve ser CRENTE filho da puta, alias tinhamos que extiguir os crentes desse mundo eles sim se enfiam na vida dos outros " Vão se fuder" cada um sabe o que faz da vida, legaliza logo quem quiser fuma quem não continue julgando as pessoas assim como vc, SEU BOSTA

      Excluir
    2. logo logo tem outro hitler da vida so que matando os Crente!!!!!! Mente de Bosta esses Crente do Paoco

      Excluir
  8. e blogueiro mais uma coisa, entre ai www.super.com.br e veja a realidade da maconha, não essa conversa fiada que fica postando ai LIXOOO

    ResponderExcluir
  9. Anônimo BABACA maconheiro vagabundo,e ainda fala que e pai de familia se fosse na seria MACONHEIRO,retardado,otario,ja que curte enfia um tijolo de maconha no teu cú FILHO DA PUTA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai seu bosta, presta atenção ao seu redor antes de falar merda, vai se surpreeder em ver a quantidade de gente que vc nem imagina que fuma, e na boa se tivesse aqui quem ia receber um tijolo de maconha no cu seria vc seu otario,,pensa que sabe tudo sabia que era CRENTE esse lixo, vcs são a escoria da sociedade LIXOOOOOOOO, pra mim vc não faz diferença, e se vejo na rua agonizando passo com o carro por cima

      Excluir
  10. RODRIGO , SOU MACONHEIRO , TENHO UMA NCX700 I UMA SPIN LTZ NA MINHA GARAGEM UMA FAMILIA ABENCOADA MEUS 2 FILHOS ESTUDAM EM COLEGIO PARTICULAR , SERA QUE TEU SALARIO E MAIOR DO QUE O DO MACONHEIRO AQUI..
    pensa bem ai , seu careta FUDIDO .

    ResponderExcluir
  11. show da fé kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. MACONHEIROS revoltados bando de gays do caralho...bando de VAGABUNDOS!!!

    ResponderExcluir
  13. Não interessa quantas porcarias vc tem na garagem,não interessa se teus dois filhos estudam na porcaria de colégio particular,não interessa se a merda do salário é maior que o do careta aqui...o que interessa e que o dinheiro de maconheiros como vc,financiam a morte de muitos inocentes por esse mundo a fora...acorda pra vida o BELA ADORMECIDA,babaca,pense nas vidas que foram perdidas por causa dessa bosta que vc fuma seu idiota.No mínimo fuma merda de cavalo e fica aí se achando o cara,bicho BESTA,e não sou crente porra nenhuma...

    ResponderExcluir
  14. Se nao fuma, pelo menos respite...
    eu fumo maconha sim.. cada um tem que comessar a cuidar da sua vida... POORRA a vida é de quem?
    os pulmões e de quem?
    o dinheiro gasto é de quem??
    parem de cuidar da vida dos outros e deixem os cara fuma em paz...
    LEGALIZa!!!!

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato