Ótica Psicológica Religião

Possessão demoníaca

terça-feira, julho 03, 2012Roberth Moura

Os segredos da possessão demoníaca na atualidade
Texto extraído integralmente do artigo “As figuras bíblicas do diabo e dos demônios em face da cultura moderna”. As opiniões expressas nele não expressam necessariamente a minha. Postei-o porquê achei interessante e um ponto de vista válido.

Representação simbólica de Satanás
O fenômeno da possessão diabólica é um fenômeno complexo que envolve fenômenos físicos acompanhados de fenômenos parapsíquicos. Os que continuam a defender que o fenômeno é causado pela ação de Satanás, concebido como um ser pessoal extramundano, o definem de forma mais ou menos semelhante a esta: "A possessão diabólica consiste no domínio que Satanás exerce diretamente sobre o corpo e indiretamente sobre a alma de um indivíduo. Trata-se de um fenômeno extraordinário, dos mais graves e terríveis que transforma irresistivelmente a pessoa envolvida em instrumento do poder despótico e perverso do diabo." Os argumentos de Balducci, assim como os de outros que defendem a possessão diabólica, não são em forma alguma convincentes. Balducci afirma que fenômenos psicopatológicos, juntamente com fenômenos parapsíquicos (chamados por Balducci de "metapsíquicos") constituem um forte indício de uma possessão diabólica. J. Mischo objeta que há aqui um sofisma, não um aumento qualitativo de fenômenos para atestar uma causa sobrenatural. Os fenômenos que ele chama de metapsíquicos e que, na realidade, não são senão parapsíquicos, são tão naturais como os outros.

No artigo “Comportamento: Demônios x distúrbios psicológicos?” Veja exemplos de casos da vida real e que tiveram grande repercussão na mídia em que a própria sociedade se questiona se há ação demoníaca ou se tudo não passa de disfunções psíquicas.

(...)

As imagens de Deus que implicam estão não raras vezes em aberta contradição com a imagem de Deus revelada em Jesus Cristo. Um Deus que vence o mal em Jesus Cristo não pode divertir-se envolvendo seus filhos nos intrincados labirintos e enigmas criados pelas especulações com as possessões diabólicas, diante das quais o homem se sente impotente e ameaçado por um poder totalmente irracional e incontrolável.

Acresce-se que os possessos geralmente são vítimas e não culpados. O fenômeno da possessão pode ser interpretado como projeção coletiva, sobre uma vítima, dos temores e distorções de um determinado grupo social. Possesso é aquele que sucumbe a essa acusação coletiva, explícita ou subliminar, feita em nome de um poder divino e se identifica com o juízo negativo que os outros fazem contra ele. É claro que o fenômeno pode revestir-se das mais diversas formas e até envolver também a conivência, culposa ou não, da vítima.
Pois bem, levar tais vítimas de uma introjeção coletiva ao exorcista, é a melhor forma de reforçar a projeção introjetada. A Igreja hoje tem a capacidade de reconhecer – e de fato existem pronunciamentos de autoridades eclesiásticas neste sentido – casos que, no passado, por condicionamentos culturais, julgou ser de competência do “exorcista”, devem ser confiados ao médico, ao psicólogo ou ao parapsicólogo.
Cena do filme "O exorcista"

Sendo assim lanço o texto para que se debatam as ideias. Você concorda? Discorda? Debatamos!




LEIA TAMBÉM:


Demônios x Distúrbios psicológicos? O que você acredita haver em um psicopata que diz ouvir uma voz que o manda matar milhares de pessoas? Realmente existe a influência de demônios? Ou não passariam de meras disfunções cerebrais? Leia e dê a sua opinião!


Revelados os segredos ocultos do espiritismo! Clique e saiba coisas sobre o espiritismo que você não sabia. Pense de uma nova maneira e reformule seu conceito sobre essa doutrina!

You Might Also Like

30 comentários

  1. Não acredito em possesao por um simples fato. O maior feito do capeta é que as pessoas não acreditem na sua existência. Então pq motivo ele ia querer se mostrar de forma explícita, possuindo alguém? Não faz sentindo né!!

    ResponderExcluir
  2. Vocês acreditarão o dia que presenciarem isso,eu já vi e isso é tudo bem real,mas o que chamam de ''demônio'' na verdade é um espirito inferior,que tem como objetivo causar o mal.

    ResponderExcluir
  3. demonios sao anjos recaidos e alguns criado por lucifer ou seja ele era um arcanjo podendo tbm criar alguns seres. so fazer um pacto e voce sabera se ele existe ou n mais claro isso lhe custaria caro para ver ele . o proposito dele é que ele odeia os humanos por ele ter que se curvae diante de nos mais ele nao quis .

    ResponderExcluir
  4. Quanta bobagem!

    ResponderExcluir
  5. MITOLOGIA[2]
    Assim, como a grega, a romana, hindu, indigena, etc. Não passam de contos antigos, mas que até hj fazem sucesso

    ResponderExcluir
  6. Só ir a qualquer igreja evangélica (Reino de Deus, Fogo de Deus, ou qualquer outro substantivo de Deus) que em uma seção seus demônios (carinhosamente conhecidos como encostos) são retirados. Entretanto, há uma custa envolvendo o serviço, algo em torno de 10% dos rendimentos mensais do possuído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo : passarei o que penso e acho, o dizímo é um dos mandamentos biblicos, que esta em malaquias 3 versículo 10, Isto serve em qualquer igreja, quanto a má fé e uso deste dinheiro, os culpados irão prestar contas com deus e com o inimigo, a possessão existe sim, embora seja mental, e fere a integridade fisica, mas com certeza existe sim para confirmar e comprovar basta observar a vida de uma pessoa possuída, assim como dos seus entes queridos a biblia é como um livro de receitas, se não for praticado, não se conheçe os efeitos e sabores, placas de igreja, denominações, não salvam ninguém, mas Deus esta dentro de cada um de nós assim como o inimigo nos rodeiam, impondo pensamentos impuros, quando não seguimos ou não atendemos, o deus que habita dentro de nós venceu, estou afastado, mas durante 10 anos que frequentei uma igreja ao qual me reservo o direito de omitir a placa dela, saibas, aprendi muito, não para debater mas sim para fazer o que fiz aqui agora. para que todo aquele que ler, possa refletir.

      Excluir
  7. Por isso que crianças não devem ver filme de terror... elas acreditam em qualquer m...da!!!

    ResponderExcluir
  8. Parei de ler no quinto "fenômeno".

    ResponderExcluir
  9. Pra os que não acreditam em possessão maligna e me vem com histórias que são mentiras, etc e ainda me vem com explicações cientificas para tais fatos.
    PORQUE RAZÃO ENTÃO QUANDO UMA PESSOA ESTÁ POSSESSA, EM TRANSE PARA OS CIENTISTAS, NÓS USAMOS O NOME DE JESUS CRISTO E A PESSOA QUASE QUE INSTANTANEAMENTE FICA NORMAL COMO QUALQUER SER HUMANO??
    ME EXPLIQUEM, ESTOU DE CAMAROTE ESPERANDO.

    ResponderExcluir
  10. Você ai do camarote!!
    Se demônios possuíssem pessoas não acha que ele iam atrás de pessoas com maior poder politico.

    Ex:Possuir o Barack Obama e declarar guerra contra a china tendo assim a 3ª guerra mundial.

    Dai você vai dizer que ele aceita e Jesus e todas essas coisas blá,blá,blá..
    Mas então porque não possuir o corpo do presidente chinês ou qualquer outro país que odeia os EUA??
    Porque demônios iriam perder tempo com pessoas simples??
    Simples porque demônios não existem, É só uma mentirinha do pastor pra botar medo nos cabeças fracas e eles pagarem o dizimo direitinho não fazer perguntas e não se converterem para outra religião, assim enchendo o bolso deles de dinheiro.

    FATO!! "espero sua resposta o do camarote"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo amigo e pesquise no youtube ou onde queiras mas os maiores possuidos realmente são os politicos, envoltos de uma falsa sabedoria e poder, concedidos pelo proprio inimigo, pois afinal os politicos estão a serviço do inimigo, observe as nações, as fomes, as guerras, o seu salario, e tire suas conclusões, Quanto ao dizímo sugiro que faça o seguinte : Caso voce frequente alguma igreja, coisa que eu não acredito, não dê nada, nem dizímos nem ofertas, pois se voce der pensando no que o homem, pastor, padre ou quem seja que esteja ministrando o ensinamentos, o que ele vai fazer com o dinheiro que voce deu, voce realmente deu ao homem, e ele nada fará nem por voce muito menos na sua vida, mas se voce der, pensando em Deus te recompensar, aguarde e verá pois foi para Deus que voce deu e terá sua resposta, Malaquias 3 versículo 10 Reflita amigo, pois erramos e pecamos em falar o que pensamos e julgamos sem antes dar uma estudada detalhada sobre o que quer que seja. existe a biblia, internet e livros.

      Excluir
  11. Isso é tudo lorota das igreja pra conseguir mais gente (incautos) pra colaborar com o dízimo. Pura balela! Enquanto isso, os religiosos enchem os bolsos e compram fazendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe com os dirigentes de cultos que fazem mau uso do dinheiro e da fé publica, pois na mesma proporção que ele comprade terras mansões, esta adquirindo junto, um bom espaço no inferno. isso é fato. Mas os que praticam a fé e cumprem os mandamentos estes sim tem seu espaço reservado no coração de Deus.

      Excluir
  12. Gente, que site maluco é esse???

    http://www.fakebok.com.br

    92 mil é isso? alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
  13. não importa se é o barak obama, o lula, o presidente da china, o que o demonio quer é a alma, para ele são todas iguais, tanto faz pessoas simples ou celebridades, e uma vida perdida para o capeta é muita coisa. já presenciei uma possessão e é muito difícil uma pessoa se libertar.

    ResponderExcluir
  14. você sabe por um acaso de onde saiu a imagem do demônio? Na religião wicca existe um espirito das florestas, o deus cornífero é um espírito que é representado como um homem com chifres e pernas de cavalo ou animais com "cascos" e "colocaram" sua aparência no que chamam de demônio. Já que seguiam bruxas e associavam pessoas que tinham galinhas pretas, gatos pretos e etc com bruxas, imaginavam que todas elas fossem pessoas que cultuassem o demônio. Mas essa histórinha não importa. Por acharem que tudo na wicca é ruim associaram a imagem do deus cornífero com o demo. Agora você me diz que posseção existe? O homem só inventou isso pra poder botar a culpa das merdas que ele faz em alguém, pq isso é muito mais fácil do que dizer que foi a tal pessoa que fez as atrocidades.

    ResponderExcluir
  15. e isso mesmo otarios e continuem levando uma vida normal sem perceber o que acontece em sua volta vao ser todos enganados e levados para o inferno pois e isso mesmo que o diabo quer que nao acreditam que ele exista e continuem no pecado errando achando que estao certos em suas concepçoes pois um dia morrerao e entao ja era

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. correto, endoço e assino embaixo das suas palavras, os duvidosos são meros e puros ignorantes, da fé da verdade e das realidades que os rodeiam.

      Excluir
  16. Quando um ateu for possuído vou pensar sobre o caso, por enquanto nao passa de mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro com todo respeito,mas acredito que voce seja ateu, sem querer julgar mas por analisar, aquele que não acredita nem em deus muito menos no diabo, não tem bases muito menos princípios, é presa facil para a qualquer momento ser instrumento do inimigo e ser destruido, sem saber porque , e atribuir ao natural. quando na verdade foi vitima do sobrenatural.

      Excluir
  17. nao acredito em possessão véi

    ResponderExcluir
  18. Isso é mais antigo que andar em pé... creio que os homens das cavernas já tenham se deparado com colegas de aldeia que com os mais diversos disturbios mentais cometeram assassinatos, foram antisociais, violentos...
    Não existe e nunca existiu nada sobrenatural nesses casos de 'possessão'.

    ResponderExcluir
  19. QUANTA IGNORANCIA REUNIDA A FORMA MAIS CLARA DE DECLARAR A PROPRIA BURRICE E DUVIDAR DE TUDO SEM APRESENTAR UMA BASE CONCRETA PARA SEU PONTO DE VISTA EU CREIO EN DEUS NA BIBLIA E CONSEQUENTEMENTE EM MANIFESTAÇÕES DEMONIACAS PORQUE A BIBLIA ME DA SUPORTE PARA ISSO MAS AS COISAS ESPIRITUAIS SO SE DISCERNE NO ESPIRITO NÃO SE PODE ENCINAR TER FÉ OU TEM OU NÃO.A SIM MUITA COISA ERRADA NA IGREJA POREM SE FORMOS EXIGIR UM MUNDO PRFEITO NÃO TERIA LUGAR PARA NOS PORQUE NOS NÃO SOMOS PERFEITO. QUANTO A ACREDITAR EM DEUS EU ACONSELHO ,SIM VOCE PODE BRINCAR DE CEPTICO E CORAJOSO MAS DEUS NÃO BRINCA DE SER DEUS ...E NE O DIABO DE SER DIABO FAÇA A PROVA DEPOIS NOS CONTE COMO FOI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem bonito e declarado parabens amigo.

      Excluir
  20. que interessant achei que eu era uma raridade por acreditar que demônos não passavam de mitos, assim como o olimpo, o hades, baco deus do vinho da mitologia grega que possuia forma sátiro (homem com bode)... Legal esta crescendo os que tem consciencia da realidade, isto vai influir para termos religiões menos céticas e que menos perturbem a pobre mente dos já alienados e supersticiosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não voce não é uma raridade, !!!!! O diabo tem muitos igual a voce que prestam serviços a ele com a falta de conhecimento e com uma ignorancia sem igual sobre muitas coisas e fatos. Que esta embaixo de cada nariz.

      Excluir
  21. ANESTESICO INALATORIO FAZ MOVIMENTO CAI CAI EO REPOUSO NO ESPIRITO!!!

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato