Filosofias e Reflexões Religião

Espírito Santo ou bagunça?

quarta-feira, maio 02, 2012Roberth Moura



De uns tempos pra cá, tem sido cada vez mais perceptível um fenômeno que acontece nas igrejas neo-pentecostais e em algumas pentecostais tradicionais também  que me instiga muito sempre que tocam no assunto comigo. É o trivialmente chamado de batismo no espírito santo. Já já vou explicar o motivo de ter colocado esta última expressão em letras minúsculas.

Sou evangélico desde criança, acredito em Deus, acredito no Espírito Santo e também que ele pode batizar a pessoa. Até aí tudo bem, são credos que fazem parte do meu repertório de crenças. Mas o que às vezes acontece é algo surpreendentemente fora das proporções. A bíblia fala que a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for ÚTIL (1Cor. 12 v. 7.). E é aí que entra a minha desconfiança. Muitas vezes eu vejo a pessoa rodando no meio do povo, lascando tapa na cara de irmãos, e já vi gente até quebrando banco na minha igreja. Aí eu me pergunto: Isso é útil? Receio que não. Veja um exemplo no vídeo abaixo:




E este não é um caso isolado mesmo. Veja outro exemplo, que seria cômico, se não fosse trágico:



A palavra de Deus diz em Coríntios que o Espírito Santo vem para a edificação, especialmente quando se manifesta através do dom das línguas. Em alguns atos me pergunto onde está a edificação. A pessoa que ficou rodando feito pião no meio da igreja não edificou ninguém. E muitas vezes até assusta um visitante que vem à igreja pela primeira vez. É capaz de ele não voltar nunca mais.
Veja bem que não estou criticando o batismo em si, mas a maneira imatura como ele (ou não necessariamente apenas ele) é conduzido. Isso faz o trabalho sério de algumas igrejas parecer desordenado e indisciplinado. Tira a credibilidade do trabalho. Muitas vezes afasta muitas pessoas que vão a este lugar procurar um lugar pra se sentir amado, confessar seus pecados e tentar mudar de vida. Mas aí encontra uma cena dessas e tem certeza de que não é isto que ele quer. Como se pode reparar no segundo vídeo repare como as pessoas que percebem o fenômeno de fora o vêem:

“É o resquício das religiões afro-descendentes... hehe tá no DNA latino-americano.. Parece uma baiana na Sapucaí” (Ricardo, 2010)

“Também condeno isto e na minha igreja que é tradicional(não pentecostal) isso nunca foi admitido nem pode ser ! doideira pra chamar prosélitos com o engano . Deus jamais aprovaria uma idiotice destas” (Sójesusliberta, 2011)

“Esse cara esta parecendo que esta espantando as galinha lá de casa sei lá acho que ele que e nada rsrsrrs que bobinho que chama atenção” (Natanael, 2011)

Candomblé, religião afrodescendente

É essa a imagem de Igreja aqui na Terra que queremos passar? Receio que não. Quem quer ser do candomblé que seja, não estou aqui para julgá-los também. Só para expressar minha opinião, que é: cada um no seu quadrado. Outro vídeo muito interessante que eu encontrei foi da cantora Ana Paula Valadão, sua banda, seus dançarinos e até a plateia no ritmo da umbanda. Veja fragmento do vídeo:



Eu penso que o ideal a se fazer nesses casos é a conscientização dos membros dessa igreja através da instrução nos estudos. De uma maneira indireta esse tipo de comportamento pode causar escândalo. Imagina uma irmã que cai no chão e fica se estrebuchando toda; sua saia sobe e todo mundo vê tudo, quebra banco e grita horrores. Depois ela fica inconsciente por causa da queda ou desmaia de emoção e diz que foi arrebatada. Um adolescente filma e posta em tempo real nas redes sociais. E depois? 
Acredito que os irmãos devem aprender a controlar seus instintos e saber separar o que é emoção do que de fato vem de Deus. Tudo deve ser feito com ordem e decência, inclusive e principalmente a adoração a Deus nas suas múltiplas facetas.

Links interessantes:

Quem irá? Em um mundo onde o que os "crentes" mais se preocupam é olhar o erro do irmão ou para falar mal ou para se sentir "o santo", quem está disposto a olhar pelas almas perdidas? Você? Eu?


You Might Also Like

3 comentários

  1. A DESTRUIÇÃO DE TODAS AS IGREJAS INVENTADA PELOS HOMENS SERÁ UMA REALIDADE..
    https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3088801354044660193#allpostsAquelas que ainda não foram destruídas não vão ficar pedras sobre pedras sem ser derrubada. Mateus 24:2;
    Nem Jesus, nem os seus apóstolos chamaram o local das reuniões bíblicas de igreja, e nem de salão do reino como fazem as chamadas testemunhas de Jeová.
    Por quê?JESUS O CRISTO, JÁ HAVIA FUNDADO A SUA IGREJA NO PRIMEIRO SÉCULO.
    Todos sabem disso. Não foi sem esse motivo que Cristo reuniu os seus primeiros apóstolos e discípulos assim que ele foi batizado por João batista no rio Jordão.
    Uma prova clara de que a igreja que Cristo formou é a única verdadeira igreja, está no fato de que foi ela que recebeu o derramamento do espírito santo em pentecostes.
    Além do mais, de acordo com 1º Tim. 1:3; o apóstolo Paulo por inspiração Divina, disse a Timóteo para advertir as pessoas para que ninguém ensinasse outra doutrina.
    Mas, os anticristos inventaram este grande número de igrejas com doutrinas diversas só para enganar a humanidade e apenas tirar dinheiro do povo. Por isto não ficar pedra sobre pedra sem ser derrubada destas cavernas chamadas de igrejas fulana de tal.
    Esses são os anticristos, que tem desgraçado a terra com os seus falsos ensinos

    ResponderExcluir
  2. Esse é o problema....pessoas q vao a igreja eaperando encontrar o q querem nao o q precisam..eu concordo q muitas vezes ja me escandalizei com algumas reaçoes dentro da igreja q conciderei puramente emocionalista e infantil...mas em tds os meios existentes sempre ha os verdadeiros e os imitadores...ja esperimentei a ambos e posso garantir q nao ha evidencia do batismo sem o movimento...da mesma maneira q nem todo movimento significa o verdadeiro batismo...acho q a pscologia embora muito respeitada..exerga as coisas d maneira logica..como uma forma d agradar quem a si nesmo na acredita no mundo espiritual...kk

    ResponderExcluir
  3. Cada um fica na posição que Deus te chamou.se está vivendo uma vida de oração,vigilância,jejum e propósito com Deus,lendo e meditando na palavra.tendo vida fidelidade com Deus o Espirito Santo irá fazer o sobrenatural que para o homem muitas vezes é loucura mais quando você for usado de maneira sobrenatural e vai entender como é o Espirito Santo e não de ver ou ouvir falar.Como diz aquele louvor "Deixa o menino rodar pois é melhor rodar ali do que na Sapucai" e cada um vai dar conta com Deus pois Deus não nos chamou para ser juiz.Quem dera se todos pudessem ser usados por Deus.Olhem somente pra jesus pois só Ele é fiel,Advogado,Juiz, Médico dos Médicos.Tudo na nossa vida.

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato