Opinião e Atualidades

Dicas de segurança para os idosos

terça-feira, abril 03, 2012Roberth Moura

UMA jovem se diverte numa pista de patinação. De repente, ela escorrega e cai. Segundos depois, ela já está de pé. Tirando a vergonha, nada de mal lhe aconteceu. Uma se­nhora idosa tropeça e cai em casa, fraturando o quadril. Ela passa por uma cirurgia e leva meses para se recuperar. Agora ela tem mais medo de cair e evita atividades físicas, o que a deixa ainda mais fraca.


Todo ano, em certo país ocidental, mais de um terço das pessoas com 65 anos ou mais so­fre uma queda. Além disso, nessa faixa etária, quedas são a principal causa de morte relacio­nada com ferimentos. Não é à toa que a Bíblia diz o seguinte sobre os idosos: "Ficaram com medo do que é meramente alto, e há terrores no caminho." - Eclesiastes 12:5.
Embora a idade avançada traga dificulda­des físicas, os idosos podem tomar providên­cias para aumentar sua segurança e melhorar a qualidade de vida. Uma delas é se esforçar para manter certa medida de saúde e força fí­sica. Outra é aumentar a segurança na casa.

Manter a saúde e força física

      O envelhecimento pode prejudicar a coor­denação, a visão e o equilíbrio. Também pode deixar a pessoa mais frágil à medida que enfraquece seus músculos e ossos. Mas atividade física regular e bons hábitos de alimentação podem retardar esse processo.  importan­te fazer exercícios que melhoram o equilíbrio, postura, força e flexibilidade", diz Nita, uma fisioterapeuta.
O Departamento de Saúde e Serviços Hu­manos, dos EUA, publicou o seguinte comen­tário: ''Adultos mais velhos têm muito a ga­nhar por se manterem fisicamente ativos, não importa a saúde e habilidades físicas. Mesmo se tiverem dificuldade para andar ou levantar, eles podem se exercitar e sentir os bons re­sultados disso. Na realidade, na maioria dos casos, não fazer nada pode ser mais preju­dicial" Entre outras coisas, a atividade física pode ajudar a combater doenças cardíacas, dores nas juntas, osteoporose e depressão. Melhora a circulação, a digestão, o sono e au­ menta a autoestima e o nível de atenção.
Se você não tem o hábito de fazer exercí­cios, seria bom consultar um médico primei­ro. Faça isso também se sentir tontura ou dor no peito durante os exercícios. Numa situação assim, é sábio ligar para a emergência. Leve a sério esses sintomas, pois podem ser sinal de algo sério. E recomenda-se consultar um oftal­mologista uma vez por ano.
No que diz respeito à alimentação, evite ali­mentos pobres em vitaminas e minerais, mesmo que sejam de preparação rápida e fácil. Os idosos precisam especialmente de comi­das ricas em vitamina D e cálcio, pois aju­dam a manter a massa óssea ou pelo menos di­minuir a perda dela. Por isso, procure comer alimentos que contêm cereais integrais, laticínios magros, frutas, verduras e legumes fres­cos. Consulte seu médico antes de fazer grandes mudanças em sua dieta. Ele pode dar boas sugestões sobre o que você deve ou não comer.
Além disso, mantenha-se bem hidratado. A desidratação, que é comum entre os idosos - especialmente os que vivem sozinhos ou em casas de repouso -, pode deixá-Ia mais pre­disposto a quedas, confusão mental, prisão de ventre, falta de elasticidade na pele, infecções e até mesmo à morte.

Casa mais segura

A maioria das quedas ocorre em casa. Mas, se forem tomadas algumas precauções, pode­ se reduzir muito os riscos. Pense em como os pontos a seguir se aplicam a sua casa.

Banheiro:

·       O piso não deve ser escorregadio, mesmo quando molhado.
·         O chuveiro ou a banheira deve ter um acabamento ou tapete antiderrapante. Se você usa uma cadeira de banho, ela deve permitir alcançar com facilidade os registros de água. Também pode ser de ajuda ter uma ducha ma­nual para que você possa tomar banho sen­tado.
·         É bom ter barras para se apoiar ao entrar e sair da banheira e ao usar o vaso sanitário. Elas devem ser fortes e estar bem fixadas. O vaso sanitário deve estar numa altura em que você consiga se sentar e levantar sem muita dificuldade.
·         Deixe luzes noturnas ligadas ou use uma lanterna.

Escadas:
·         Mantenha as escadas desobstruídas, em boas condições e bem iluminadas.
·         Coloque corrimãos firmes (se possível, dos dois lados), fitas adesivas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz nas extremi­ dades da escada.
·         Subir e descer escadas pode ajudar os idosos a não perder a força nas pernas. Mas, se você tem problemas de equilíbrio, evite usar escadas sozinho.

abajur ligado
Quarto:

·         Deixe espaço suficiente ao redor da cama e entre os móveis para você circular com segurança.
·         Tenha uma cadeira para sentar ao se vestir
·         Ao se deitar, tenha um abajur ou lanterna à mão.

Cozinha:

·         Os balcões devem estar livres para você colocar sacolas de compras e outros itens com facilidade.
·         O chão da cozinha não deve ser escorre­gadio nem brilhante.
·         Para fácil acesso, os itens dos armários não devem ficar muito no alto nem muito em baixo. Evite usar escadas ou escadas banquetas, e nunca suba em cadeiras.

Geral:

Coloque luzes noturnas para iluminar o - caminho até o banheiro e outras áreas que - você talvez use à noite.
Pode ser útil usar uma bengala ou anda­dor à noite quando não estiver totalmente acordado ou alerta.
As cadeiras devem ser estáveis (sem ro­das), com apoio para os braços e ter a altura certa para se sentar e levantar com facilidade.
Para evitar tropeços, conserte, troque ou a remova carpetes esgarçados, linóleos soltos ou pisos quebrados.
Ajeite os fios elétricos rente à parede para que não fiquem no meio do caminho.
Tapetes pequenos representam sérios ris­cos e não devem ser colocados sobre áreas acarpetadas. Se usados sobre piso liso, como de cerâmica ou madeira, devem ter fitas adesi­vas antiderrapantes para não escorregarem .
Evite chinelos folgados, gastos demais, sem contrafortes ou sem solas antiderrapan­tes
Não use sapatos e sandálias com salto alto.
Alguns remédios podem causar tontura. Se você já se sentiu assim após tomar um re­médio, não deixe de dizer isso ao seu médico. Ele pode mudar a dosagem ou trocar o medi­camento.
Se perceber que algo em sua casa precisa de atenção e você não pode cuidar disso sozinho com segurança, peça ajuda a parentes, amigos ou aos responsáveis pela manutenção do pré­dio. Não adie isso.


O que outros podem fazer

Cuidar-se sempre é importante!
      Se você tem pais, avós ou amigos idosos, o que pode fazer para ajudá-los a evitar quedas? De forma respeitosa, considere com eles a lis­ta contida neste artigo e ajude-os a resolver os pontos que precisam de atenção. Dependendo do caso, talvez possa preparar refeições saudá­veis para eles uma ou duas vezes por sema­na. Os idosos também precisam de exercícios regulares. Será que você poderia levá-los para fazer uma caminhada, talvez aproveitando o tempo enquanto faz outras atividades? Muitos idosos gostariam de sair de casa se tivessem uma pessoa confiável para acompanhá-los. Em alguns países, o governo oferece assistên­cia na forma de cuidadores, fisioterapia, tera­pia ocupacional e segurança do lar. Seu médi­co pode indicar-lhe esses serviços.
Nosso Criador, que é chamado de "o An­tigo de Dias", exige que mostremos respeito pelos idosos, especialmente se forem nossos pais. (Danie17:9) Ele ordena: "Honra a teu pai e a tua mãe." (Êxodo 20:12) Também manda:
"Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus.” (Lv 19:32) O respeito pelos mais velhos é na também uma demonstração de nossa reverência a Deus. Ajudar os idosos está longe de ser apenas um dever; é um prazer!
E seja feliz!

Fonte: Despertai! (fevereiro de 2011)

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