Opinião e Atualidades Política e Economia

Cambistas: o que pensar sobre eles?

sexta-feira, março 09, 2012Roberth Moura



     Estava assistindo a uma matéria no Jornal da Alterosa (de Minas Gerais) e passou um cambista dando entrevista à emissora.  Para quem não sabe cambista, de acordo com o Dicionário Informal é “Indivíduo que compra ingressos de eventos para vendê-los mais caro, fora da bilheteria, quando rareiam ou acabam”. Pois bem, este homem dormiu na fila para comprar ingressos do jogo do Cruzeiro e de acordo com o mesmo, o valor que ele vendia a seus clientes era o mesmo, o que ele cobrava era uma taxa de comodidade. Ele diz que o cliente recebeu seu ingresso em casa, teve sua noite de sono maravilhosa e quentinha enquanto ele enfrentava sol e chuva para poder comprar o ingresso. E pensando com os meus botões percebi que esses “profissionais” não são tão “monstros” quanto eu pensava – ou que a mídia me fazia pensar. Se por um lado eles estão na ilegalidade por fazer este tipo de serviço, por outro estão as ricas e folgadas pessoas que não querem enfrentar a fila e pagam caro por este serviço é que o fomentam. Seria uma espécie de terceirização. 

 (Clique na imagem para ampliá-la)


   O cara acorda de madrugada – ou na maioria das vezes, leva um colchão pra dormir na fila – fica privado de várias coisas como banheiro, alimentação adequada, fica sob sereno e muito vulnerável a várias outras intempéries da rua. Não seria justo pagá-lo pelos seus serviços? Uns 20, 30 reais, quem sabe? Quem paga por estes serviços, geralmente não sente falta de 50, 100 reais e paga sem nem pensar – o que importa é a sua comodidade. E se tem quem compre seu produto, por que não vendê-lo?
  Por outro lado devemos pensar se não seria injusto pra alguém que fica na fila por 10 horas e quando chega a sua vez, recebe a notícia de que os ingressos acabaram, justamente por que o cambista estava na sua frente e comprou 10, 20 ingressos. O ódio deve tomar conta do cara na hora que ele amaldiçoa até a 5ª geração do sujeito que fez isso com ele. Mas deve-se levar em consideração que isso poderia ocorrer em qualquer outra situação, mesmo se não existissem cambistas...
E então, neste dilema ético, trouxe o debate para o blog: o que pensar sobre os cambistas? Deve-se aumentar a fiscalização e impedir a ação dos mesmos? Deve-se legalizar a profissão? Deve-se deixar como está, fazendo “vista grossa”? Outras sugestões? O espaço está aberto. Vamos discutir!

Cambistas e policiais


You Might Also Like

16 comentários

  1. Odacyr, eu já acho que os cambistas exploram as pessoas e nunca são punidos como merecem. Mas entendo seu ponto de vista, mesmo sem concordar.

    ResponderExcluir
  2. Nada a ver. O cambista é bandido que aproveita das pessoas que não consenguem comprar ingresso antecipado por o cara está "trabalhando" oito horas por dia. E estas oito horas somente dentro do estabelecimento. para chegar e voltar para casa é no mínimo mais duas horas. O trabalhador só tem tempo de comprar o ingresso no dia do evento. As "classes" mais abastadas compram pela internet ou tem uma pessoa já para isto. Não venha defender bandido.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Convido você a conhecer o Nada Sério! Passe no site agora mesmo e comece a divulgar seus links! Abraços!
    http://www.nadaserio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post!
    Muitas matérias legais há nestes AGREGADORES DE LINKS!
    OLHA ESTE, POR EXEMPLO: http://migre.me/8hqKp

    ResponderExcluir
  5. Pois como nosso outro anônimo comentou, os cambistas (que não é só 1 pessoa) compram não só 1 ingresso mas sim +100 cada um ou mais. Desta forma acabam com a possibilidade, de uma pessoa sem tempo hábil, de comprar na hora do evento pois acabaram os ingressos. Acha que não é culpa deles?

    ResponderExcluir
  6. eu acho que cambista e so mais uma profissao,que as pessoas nao entedem como prostitutas

    ResponderExcluir
  7. Cambista não é profissão. Vai trabalhar vagabundo

    ResponderExcluir
  8. Compra quem quer!

    ResponderExcluir
  9. Sério????? Itália ultima campeã??? Que eu saiba foi a ESPANHA. KKKKKKKKKKk

    ResponderExcluir
  10. Falando merda irmãozinho. CAMBISTA não é o cara que fica em fila se lenhando, pode até existir um burro ou outro. Eles conseguem diversos ingressos de forma irregular, e deixa o resto da população refém de preços absurdos. Acorde.

    ResponderExcluir
  11. mano, não fala merda!!! cambista é uma raça q tem que levar porrada pra aprender... são tds uns filhos da puta!!! eles compram os ingressos de torcedor!!! a gente vai pra comprar mas ja acabou, pq? pq esses filhos da puta compram 50, 100 cada um e vendem pelo triplo do preço.. ou até mais!!! não se comova com uma repostagem qualquer... eles são sim uns mostros do inferno q merecem a morte!!!

    ResponderExcluir
  12. Cambistas e flanelinhas deveriam ser expurgados da terra, sou a favor da punição severa a esses parasitas junto com os politicos corruptos deverião ser linchados até a morte em praça pública

    ResponderExcluir
  13. Bonzinhos?
    Explica essa bondade para o cara que está atrás dele que comprou os últimos 100 ingressos.
    Quer comodidade?
    Vai assistir o jogo sentado no sofá da sua casa.
    Deixa o ingresso pra quem realmente gosta e quer assistir o jogo. (que enfrenta sol, chuva e noite sem dormir)

    ResponderExcluir
  14. Voce realmente acredita no que escreveu nesses texto ai??? Sério, nem meu sobrinho de 10 anos é tão ingênuo...
    Não seio o tipo de cambista que voce conhece, mas a maioria dos que eu conheço, não ENFRENTAM FILA NENHUMA!!!! eles pagam mais cara pra pegar de dentro da bilheteria, e vendem mais caro ainda...
    Outra informação horrivel que voce deu....a maioria esmagadora das pessoas que compram de cambistas, não são pessoas que não querem enfrentar fila...de onde voce tirou isso????
    Quem compra de cambista é que não conseguiu ingresso....quando os ingressos estão esgotados, ai esses bandidos vão vender na porta do estádio...quem quer comodidade e não quer enfrentar fila, compra pela internet...sabia que isso já existe???
    Santa ignorancia

    ResponderExcluir
  15. Tudo mentira o que vc falou!! Acabou de provar nunca enfrentou fila para comprar ingresso. Os cambistas têm "esquemas" com os vendedores da bilheteria. Chegam mais tarde que todo mundo, às vezes poucas horas antes do jogo. Furam a fila gigantesca e pegam logo um bolo de ingressos, que é vedada ao resto das pessoas pois eles liberam apenas um ou 2 por CPF, depende do estádio ou do time. Se informe mais antes de postar essas coisas camarada...

    ResponderExcluir
  16. Esses imbecis enfretam sol, chuva e o inferno (enfrentam P* nenhuma) pra comprar ingresso e revender a preços absurdos pra gente que acorda cedo, tem um emprego de verdade e trabalha o dia todo (oi, eu!) pra chegar num estadio ou o que seja pra comprar ingresso as 6 horas da tarde e ja estar esgotado... porque mais cedo os babacas doas cambistas lotaram os bolsos de ingresso de gente honesta que os comprariam por um preço honesto mais tarde.... legalizar a profissão de PUTA é mais ético do que a de cambista... prontofalei

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato