Filosofias e Reflexões Religião

Você crê na existência da alma?

sexta-feira, janeiro 13, 2012Roberth Moura

Ninguém tem culpa de ser o que é, se não pôde escolher seus pais e avós e nasceu com os defeitos e virtudes que lhe foram transmitidos pela hereditariedade. O que podemos é escolher nosso lugar no mundo e a moldar nossas qualidades – positivas ou negativas – com força de vontade, através do estudo e da educação.
Ciência e fé


     A ciência, com técnica, estrutura o progresso; a filosofia com a sabedoria, a civilização. A religião, com a fé, unindo o progresso e a civilização, dá ao homem – o que sofre a influência do meio – o sentimento que lhe purifica à alma.



O progresso eletrônico mecanizou a arte. O cinema, televisão, rádio, internet e demais tecnologias reproduzem as imagens, os gestos e os sons em noventa e nove por cento. No um por cento restante é que está, precisamente o sentimento da alma, que só pode ser pressentido ao vivo, quando visto ou ouvido diretamente de quem o cria e transmite. A alma, criação de Deus, não poderá nunca ser “fabricada” pelo homem. A arte adorna o progresso. Quanto mais bela ela é, maior a civilização de um povo. 


A hereditariedade é a comprovação material da existência da alma. O progresso da ciência, por maior que ele seja, não conseguirá nunca igualar a execução de uma sinfonia ouvida diretamente de uma orquestra com a da gravação de um CD ou DVD.

 
Quem nos deu a Razão para que pudéssemos compreender – por nós mesmos – todas as coisas? – Deus. Então, é Deus quem nos prova a existência da alma. O homem jamais atingirá a perfeição absoluta de seus empreendimentos. A própria filosofia já confessou que está cheia de “absolutos”, mas sem nenhuma “certeza”.



Deus deu ao homem, entre outras coisas a consciência e a alma. Ambas são abstratas. Quem não crê na existência da alma, poderá também acreditar que tenha consciência?

Adaptado de: CASTRO, Edgar. Reflexões. Diário do Rio Doce: Governador Valadares, fevereiro de 1970.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Consciência é abstrata mas parte de uma base material, ou seja o cérebro, portanto considero argumento inválido.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o argumento do anonimo daqui de cima que é inválido, essa história de que a Consciência parte de uma base material não entra nem em questão, pois a Consciência não se pode tocar e nem se vêr, assim como a alma.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de perder alguns minutos de vida achando que o texto tinha algo interessante

    ResponderExcluir
  4. Sobre a existência da alma: Quem sabe não fala e quem não sabe fala.

    ResponderExcluir
  5. alma = consciência do universo sobre voçe+voçe sobre o universo=3

    ResponderExcluir
  6. Que seja, a consciência é abstrata, porém eu estou diretamente em contato com ela, o próprio fato de eu estar escrevendo agora- isso é uma atividade consciente- isso prova a existência da consciência. E como você prova a existência da alma? A hereditariedade não prova a existência da alma. Então se eu herdo uma característica do meu pai, a alma dele está em mim e nele ao mesmo tempo?
    Me mande um e-mail caso eu não tenha te intendido direito, ou apenas para discutirmos o assunto (rafinhabastosxd@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. post de bosta. Arrogancia pura afirmar a existencia da alma sem nenhuma base.

    ResponderExcluir
  8. Arrogância é chamar o trabalho dos outros de bosta.

    ResponderExcluir
  9. Pensei que estava lendo algo interessante, mas foi apenas um comentário pessoal e sem fundamento nenhum.

    ResponderExcluir
  10. Mas que grande merda..

    ResponderExcluir
  11. Excelente post!

    O texto é coerente e lógico. Infelizmente, muitos aqui que se julgam "entendidos" o criticam.

    Para quem tem real conhecimento sobre filosofia, o seguinte trecho sintetiza o texto:

    "A hereditariedade é a comprovação material da existência da alma. O progresso da ciência, por maior que ele seja, não conseguirá nunca igualar a execução de uma sinfonia ouvida diretamente de uma orquestra com a da gravação de um CD ou DVD".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o idiota cade a evidencia

      Excluir
  12. Post horrível! Muito bla bla bla mas nenhuma evidência

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou um corpo que possui uma alma, mas sim uma alma que possui
    um corpo.

    ResponderExcluir
  14. Confunde-se muito Alma com Espírito. Alma é, digamos, vida. Quando você nasce, surgi sua alma. Quando você morre, sua alma acaba. A alma é simplesmente a capacidade de viver. Na Bíblia é dito que quando os anjos sopraram o ar no corpo de barro do ser humano, lhe deram vida a alma. Ou seja, não foi uma alma que tomou o corpo, a alma é, simplesmente, a grosso modo, o ar que você respira.
    A consciência não tem nada a ver com isso, e sim com Espírito, que é o que sobrevive após a morte, e está na roda de encarnações.
    A intenção foi boa, mas o texto só é apenas cheio de filosofia, sem explicação concreta. E só pra constar, a ciência já consegue reproduzir fielmente uma orquestra ao vivo na gravação de um CD ou DVD.
    Fraternidade e paz.

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou um corpo que tem um espírito, sou um espírito que tem um corpo.

    ResponderExcluir
  16. Genteeee!!! Acordemmm pra vida!! Mas não pra essa vidinha aqui na Terra! Eu sei que no fundinho aí tem uma angústia sem resposta dentro das pessoas que não creem em Deus! Olha, não tenho como provar nada com estudos ou coisas do tipo que a maioria dos Ateus querem ver. Mas tenho uma coisa muito melhor! Experiencia de vida junto com Deus! Mudança de vida com Deus! Olha, não precisa dizer nada pra ninguém, mas digo a vcs que tentem, em um momento sozinhos, tentem mesmo ter uma intimidade com Deus! Peça a Ele que preencha essa angústia de tentar saber o porque de tudo! Pra Ele mudar sua vida! Não vai doer nada fazendo isso. Mas faça se realmente estiver com vontade, pois da boca pra fora nada funciona! Eu garanto que alguma coisa vai mudar na sua vida! Deus está sempre de braços abertos pra receber aqueles que o procuram!

    ResponderExcluir
  17. Em vez de vocês ficarem ai discutindo,perdendo tempo com essas coisas inúteis,pegam a bíblia de vocês e leiam com muita atenção.(se é que vcs tem né!È a melhor coisa a faze!

    ResponderExcluir
  18. o anônimo está certo, não somos corpos que talvez possuam um espírito ou uma alma, o que temos é um corpo, porque simplesmente somos a alma ou espírito ou seilaoque

    ResponderExcluir
  19. Em gênesis 2:7 diz que o homem veio a ser uma alma vivente,la não diz que o homem tem uma alma,e sim que ele é uma alma.As pessoa tem que parar de acreditar nessas pessoas que não sabem de merda alguma,,e se acham os sabidões,e ler a bíblia com atenção,e meditar naquilo que ler,e procurar viver de acordo com a palavra de Deus,porque o tempo que nos resta é muito curto.

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato