Cultura Curiosidades

O enigma das esfinges: a mais célebre de todo o mundo

quarta-feira, dezembro 07, 2011Roberth Moura



Esfinges representam monstros fabulosos com cabeça humana e corpo de leão. Segundo os historiadores, há duas espécies de esfinges: a egípcia e a grega. O corpo de leão e a cabeça humana caracterizam a esfinge egípcia, cabeça e seio de mulher, corpo de leão, garras leoninas, asas de águia e cauda guarnecida duma lança aguda são características da esfinge grega.

            Essas gigantescas estátuas, erguidas séculos antes de Cristo, vêm despertando a atenção de arqueólogos. Por que os antigos veneravam esses monólitos?
            A mais célebre esfinge de todo mundo é a de Gizé. Ergue-se nas proximidades de Mênfis no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides, e junto à foz do Nilo. É um monumento de um só bloco de pedra. Diz-se que a famosa estátua foi cortada no próprio rochedo emergente das extensas areias.
            A esfinge de Gizé data de época anterior às pirâmides. Pela sua importância e significação histórica, a relíquia é um dos patrimônios mais bem guardados do globo.
            Ignora-se-lhe a idade. Seria a estátua mais antiga do mundo. Acha-se em frente da segunda pirâmide.


            Vale a pena transcrever aqui a observação científica de A. Laterre sobre a famosa esfinge de Gizé: “A cento e poucos metros das pirâmides, sejam mesmo 144 como querem alguns, surgiu da terra, outro bloco de pedra maior, cujo aspecto se assemelhava à pedreira de são Diogo, junto à nossa estrada de ferro, medindo mais de 20 metros de altura e 80de comprimento. Foi nessa montanha de pedra, que os milhares de operários escultores levaram séculos a cavar a fantástica figura que denominamos de Esfinge, da qual falam os profetas Ezequiel, Daniel e João em apocalipse. Fizeram-na com cabeça de homem, patas de leão, corpo de touro, e asas de águia. Basta um pouco de concentração para se medir o arrojo da empresa em desbastar uma pedreira a buril para reduzi-la a uma imagem e a soma de conhecimentos técnicos a par do grau de perfeição artística a que tinham atingido os operários, que se sucediam de gerações a gerações, operando sobre andaimes de 20 metros de altura, sem o necessário recuro para apreciação do efeito, obedecendo unicamente a um rigoroso traçado . pela boca que mede dois metros e 33 centímetros de largaura se pode tirar uma conclusão do resto. A expressão do olhar, ainda hoje, é tão surpreendente que aquele monólito parece ter vida. ela firma a vista para o lado do Ocidente, quiçá da Atlântida erguendo um pouco a cabeça, como que para abranger maior horizonte. Pintaram-na de vermelho, simbolizando, talvez, a raça vermelha, desaparecida no cataclismo, raça que ela conheceu, por se achar arquivada nos templos. É curioso mesmo notarque no México, no Peru e no Brasil, sempre foram encontrados ídolos pintados com essa cor, bem como inscrições petrográficas. A estátua sintetizava a religião, como filha da ciência, figurada ao lado da pirâmide, e esta religião era fundada na astrologia.

Esfinge de Gizé

            A famosa Esfinge de Gizé, para muitos historiadores, representa o deus Rá, e é o símbolo do Sol nascente. Segundo alguns outros, foi construída por Cefrém dos gregos (KAfré-Rá), construtor da segunda pirâmide de Gizé.
            É uma imagem descomunal de Harmaquis, o deus egípcio da aurora. Mede cerca de 30m de comprimento (39m da extremidade das patas anteriores à base da cauda) e 17 metros de altura (do solo ao cimo da cabeça).

Links interessantes:
As sete maravilhas do mundo antigo: Viaje até a antiguidade e veja o que encantou e ainda encanta todo o mundo. Surpreendente e revelador.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Jogo da esfinge -> http://decifra.me/

    ResponderExcluir
  2. gostei adoro todo tipo de mitologia pode parecer estranho mais acredito em todas

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato