Filosofias e Reflexões Humor

Direitos iguais uma pinoia!

segunda-feira, dezembro 05, 2011Roberth Moura

Mais uma discussão acirrada ocorrida em sala de aula. Nós, alunos de psicologia não temos mais o que debater:

Descubra por que a mulher não conquista seu espaço na sociedade

Há tempos observa-se que as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço e destaque na sociedade – isso é indiscutível. Esse espaço, aos poucos conquistado por ela, deriva da gradual masculinização da própria: usa calças, faz trabalhos que antes sós homens faziam, fica com dois, três rapazes na noite e emite outros comportamentos que, como estes sequer eram pensados que uma mulher pudesse fazer há 100, 200 anos atrás. Todavia ainda existe muita coisa que se deve alcançar apesar do avanço significativo, especialmente no último século.

Bom, como eu já disse, nós estávamos em sala de aula a debater essa “violência” à mulher (termo altamente irônico): “Ah! por que o homem pode e a mulher não pode?”. E a resposta é simples: é claro que pode! Mas o superego deixa? Os valores e costumes (ainda) estão impregnados no nosso modo de pensar e ver o mundo. E não adianta crucificar a nós, meros homens, por não dar abertura, por que as mulheres também têm grande parcela de culpa.

É como a situação ocorrida que gerou a maior polêmica: se a garota está afim do garoto, por que ela não o convida para beber, para dançar ou para um jantar romântico? (ela pagando tudo do bolso dela, é claro). “Mas isso é obrigação do homem” – diz a donzela em perigo. E é aí que eu capturo o ato falho!


Quem falou que isso é obrigação do homem/ então quer dizer que para sair nas madrugadas, trabalhar fora de casa, votar, beber e cair na gandaia você quer direitos iguais, por outro lado para pagar um uísque ou até mesmo uma latinha de cerveja da mais barata que tem no bar, nem que seja a de R$0,99 você dá pra trás? Cadê os direitos iguais? Vocês são é muito espertas pro meu gosto: só querem saber do bônus, agora, o ônus que se lasque morro abaixo. É claro que não vamos generalizar, eu mesmo conheço mulheres que me atrevo a chamar de corajosas, que convidam o homem pra sair, pagam ou pelo menos dividem a conta e tudo mais. Veja bem que meu foco não está nessas, mas sim na grande maioria que só quer saber das vantagens da igualdade.


É bem verdade que as práticas culturais da nossa sociedade induzem o homem a ficar com vergonha quando uma mulher paga alguma coisa pra ele (o inútil orgulho machista). Mas isso não impede as valentes, corajosas e valorosas mulheres a lutar por igualdade de gênero. Mas elas querem saber disso? Fazem de conta que nem sabem de nada (e algumas poucas continuam a sugar o cara, até que ele volte pra casa sem nada na carteira).
Mas não se preocupem que ainda temos muito tempo para “A Vingança!”, quando serão os homens a lutar por direitos iguais, de tão “pra frente” que as mulheres vão estar. Na verdade "mais pra frente ainda" é o termo correto.



Links Relacionados

O que fazer quando o assunto acaba? Muitas pessoas marcam encontro e com menos de 5 minutos reina o silêncio absoluto. Aprenda aqui 6 técnicas que vão te ajudar a sempre ter algo pra conversar!

As peripécias do amor: A visão daquilo que seria o par ideal pra você hoje, pode não ser a mesma daqui a um ano, um mês ou uma semana. Então, como saber se você está com a pessoa certa? Mergulhe neste divertido texto, reflita e descubra-se nas peripécias do amor.

As melhores músicas para se ouvir no dia dos namorados: As músicas mais românticas para se ouvir com a pessoa que se ama.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Rafael Vieira06 dezembro, 2011

    Sem falar aqui no interior de são Paulo em são Joaquim da barra tem tiro de guerra que os homens são obrigados a fazer alistamento e às vezes até servir durante 10 meses acordarem 5 horas da manhã vê se tem mulheres querendo direitos iguais nessa hora kkkkkkkkkk
    http://www.youtube.com/watch?v=mV3IR94zXac&feature=mfu_in_order&list=UL

    ResponderExcluir
  2. As mulheres são diferentes dos homens. Direitos iguais na hora de pagamento salarial vá lá. Mas queria ver elas se alistando no exército, como disse o Rafael.


    Já essas mulheres que chamam homens pra sair eu acho uma tática meio desesperada, já que isso é função do homem. Isso pode levar a uma escolha ruim de parceiro. Mas são corajosas sim.

    E as que querem que você pague tudo a partir do primeiro encontro às vezes exageram também. Dividir ou pagar a conta de vez em quando também não mata, e as boas namoradas deviam saber disso, kkk.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou te visitando e adorei sua postagem! Acho que não deve haver diferença no sentido de direitos ou discriminação, mas homens e mulheres tem peculiaridades que tornam cada um especial. Direitos iguais sim, mas sem desrespeitar suas diferenças.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. mão de vaca postandoooo.. ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Acho que você anda saindo com o tipo errado de garotas, essas que não se dispõem a no mínimo dividir a conta são as mesmas que na realidade não estão lutando por direitos, na verdade estão querendo um marido rico para sustentá-las. Mas eu mesma, sempre ajudo a pagar a conta e quando o cara não tem dinheiro e mesmo assim eu quero sair, convido meeesmo e pago meeesmo. Pq não?? Direitos iguais na medida da igualdade. Agora obrigar as mulheres a irem para a guerra é algo meio absurdo, até pq, quem iria cuidar das crianças e dos idosos em caso de uma guerra? Tenho certeza que os homens é que não iriam. Mulher luta por direitos iguais de trabalhar, de ter seu espaço, mas o homem não move uma palha para ser presente em uma casa, como aprender a limpar a casa, cuidar das crianças sozinho, a mulher tem que ser duas, homem e mulher. Pense bem nisso. A mulher que trabalha, é dona de casa, mãe e provedora da família. Quero ver um homem ser tudo isso. Você conhece algum? Eu mesma não conheço nenhum!!

    ResponderExcluir
  6. "mão de vaca postandoooo.. ¬¬" KKKKKK nada a ver... Eu sou uma pessoa super mão aberta, desde que a garota saiba me conquistar.

    Deschanel, é claro que direitos iguais na medida do possível, né, não descaracterizando as diferenças sexuais existentes entre os gêneros. Um homem, por exemplo, jamais irá sentir as dores que a mulher sente no parto - graças à Deus este é um direito que nós nunca teremos. O homem,também, por outro lado, tem muitas folgas, em relação à mulher, como o citado por você - ficar à toa em casa, só assistindo futebol e bebendo cerveja. É claro que isso não acontece com todo mundo, é só para ilustrar. Os dois lados devem avançar, sim para os direitos iguais, mas tanto quanto direitos, os deveres também devem seguir na mesma perspectiva.

    ResponderExcluir
  7. O homem toma banho, faz a barba e está pronto p sair. A mulher vai ao cabeleireiro, faz a maquiagem (vc sabe qto custam os produtos de maquiagem?), vai ao dermatologista e ao esteticista (gastam os tubos c produtos p pele), manicure, depilação, faz a sobrancelha e o buço (mulher de bigode, q horror) compra uma roupa linda p sair c o cara. Talvez ela saia c o pp carro e ainda dê carona a ele. Já ia esquecendo o sacrifício de andar naquele sapato horrível (porque o homem vai com o calçado mais confortável do mundo, mas ai da mulher se não for de salto). Não sou contra dividir a conta, mas quem é q teve o gasto maior ? Quero ver algum homem dizer: não precisa disso tudo, não, amor, vem de rosto lavado mesmo... E isso não basta, a mulher tem q ser inteligente, independente, lá vai a mulher pagar faculdade, pós, mestrado, trabalhar e arranjar tempo e dinheiro p ficar mais apresentável... Tem mais: ela é linda, maravilhosa, inteligente, independente... O q!!!! ??? não sabe cozinhar? Ah, então não vai dar certo.. Exagerei? tudo bem, é só para refletir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho algumas considerações a fazer:

      (1) Tem certos homens que gastam muito mais dinheiro com a aparência que certas mulheres. Isso daria a eles o direito de solicitar que a mulher pague toda a despesa para ele, por exemplo?

      (2) Na maioria esmagadora das vezes, as mulheres não se arrumam para os homens, mas para outras mulheres. Para reparar e ser reparada. Para causar inveja. Para quando sair, mostrar que ela é a fêmea mais atraente daquele bando.

      Concordo com você que boa parte das mulheres gasta muito mais que a maioria dos homens para se produzir. Mas tudo que é demais sobra. Não caminhemos pelos extremos de só lavar o rosto ou de se produzir como uma princesa.

      Além do mais, a aparência é só o embrulho. O que vem dentro da caixa é o que mais nos instiga...

      Excluir

Flickr Images

Formulário de contato