Curiosidades

Armstrong: daqui a 40 anos estaremos voando em torno do nosso sistema solar

quarta-feira, dezembro 14, 2011Roberth Moura

Olha aí mais uma curiosidade encontrada num jornal de 1970 (ou seja, 41 anos atrás). Perceba a previsão que eles faziam pra nosso tempo. Será que suas predições estavam certas? Confira a matéria na íntegra.


Armstrong: daqui a 40 anos estaremos voando em torno do nosso sistema solar


WASHINGTON – A exploração do espaço pelo homem “é algo que agora existe e continuará existindo pelo resto da existência da humanidade. Não temos a opção entre o sim e o não. Só podemos dizer quando”.

Foi esse o pensamento de Neil Armstrong, em declarações feitas um ano depois do primeiro desembarque no homem na superfície da Lua. Foi ele, no comando da astronave norte-americana “Apolo-11”, o primeiro homem a por os pés na lua, a 20 de julho de 1969.
            Prognosticou que o homem chegará a planetas distantes, no limiar do sistema solar, ainda no curso da existência de seres que hoje vivem.
            ¾ Isso mesmo – disse – daqui a 40 anos, estaremos voando em torno de nosso sistema solar.
            Em entrevista especial de aniversário concedida à imprensa, na sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), aqui Armstrong fez ainda as seguintes considerações:
            A mensagem? “No espírito da ‘Apolo’, num espírito livre e aberto, pode acometer-se um objetivo muito difícil e alcançá-lo, se todos sabem qual é o objetivo e trabalham juntos para atingi-lo” – declarou.
            O significado? “Certamente, fez-se um considerável número de descobertas científicas com o estudo das pedras lunares trazidas à Terra. Porém, a meu ver, a verdadeira revelação foi saber, realmente, que o homem pode viver na lua, de modo mais ou menos normal – o que constitui a chave necessária para todos os planos de exploração da Lua, de agora até o fim do milênio”.
            O significado a longo prazo? Antes de mais nada, o desembarque talvez não possa ser considerado um triunfo técnico. Minhas principais reflexões inclinam-se mais para o sentido social. Vejo o fato como algo que afeta a história, socialmente, abrindo caminho para a solução de problemas, não necessariamente problemas técnicos, mas problemas sociais”

            Declarou que ainda acreditava em que o desembarque na superfície da lua constituía “um passo gigantesco para a humanidade” – as primeiras palavras que pronunciou ao por os pés no Mar da tranqüilidade.
            “Evidentemente, penso que é assim” – declarou. “Todavia, só a História poderá dizer com precisão se foi um passo gigantesco ou não”.
            No entanto, disse sentir-se tanto ou quanto desapontado com o fato de o impacto inicial sobre o mundo – de unir momentaneamente os homens, alcançando-os dos problemas mundanos – não ter-se sustentado.
    
        − Desejaria que o impacto tivesse tido um efeito mais duradouro – afirmou. A elevação da visão do homem , sua capacidade para ver um pouco mais além do futuro, ajudaria a resolver os problemas, antes de os mesmos surgirem. Pretender resolvê-los depois, como acontece, é muito mais difícil.
            De que o Sr. Armstrong mais se lembra das 2,5 horas que passou na Lua? “Lembro-me particularmente da alegriaque sentimos por não termos afundado na superfície. O primeiro passo demonstrou que poderíamos continuar fazendo todas as coisas que tínhamos planejado fazer. Eu tinha 95 por cento de certeza de que não afundaríamos, mas era como jogar na roleta russa, com um revólver”.
            Neil Armstrong é, desde 1º de julho último, Diretor Associado Adjunto da NASA para assuntos de aeronáutica. Não fará outros vôos espaciais.
Ano XII – Governador Valadares. Domingo, 22 de fevereiro de 1970 – Num 3.410

You Might Also Like

6 comentários

  1. pois è... quando o homem inventou a agricultura devem ter pensado: nossos problemas acabaram,pois nao precisaremos mais ser nomades,podemos ficar por aqui plantar colher enfim... quando henri ford iniciou sua linha de montagem de automoveis ai todos pensaram...enfim emprego em abundancia para todos...mas a historia mostrou que nao era bem assim...e agora odacyr temos outro monstro terrivel para domar que è a economia mundial, acho que esse monstro nos trara problemas terriveis no futuro...nesse mundo capitalista que estimula o consumismo(o consumismo è mais selvagem do que o proprio capitalismo) por que um depende do outro, pode ser que a humanidade tenha que criar uma nova ordem mundial,para continuar sobrevivendo nesse planeta, e ai mais uma vez descobriremos que estavamos no caminho errado .quanto as futuras viagens espaciais ,pra mim que gosto de astronomia,sou bem pessimista pois quando se trata do universo, tempo e espaço sao mesmo de perder o folego...e nao acredito que um dia tenhamos tecnologia, para tornar qualquer desses planetas do sistema solar habitavel...e se for fora do sistema solar ai nao teremos nenhuma chance de alcançar nenhum deles...a estrela mais proxima de nos esta ha quatro luz e aparentemente nao ha nenhum planeta orbitando em volta de tal estrela.essa e minha opiniao um abraço odacyr

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar sua opinião Joacélio. Nós vemos que o ser humano quer não ter limites e espalhar a desgraça causada na Terra a outros planetas. Se fosse viável, não pensa que os seres humanos já teriam destruído muitos outros planetas? Eu temo pelo que nós, seres humanos somos capazes de fazer aos outros e a nós mesmos...

    ResponderExcluir
  3. Olá....meu nome é Daniel,tenho 36 anos e estudo física na USP.excelente post.adoro matérias sobre espaço,curiosidades e etcs....sobre a previsão de Armstrong,acredito que a experiência da época,motivada pelo passo cada vez maior da humanidade,fez com que ele pensasse em tal façanha.pena que por enquanto,apenas as sondas podem viajar pelo sistema solar.quem sabe daqui há uns 200 anos...ainda precisamos evoluir nossos conceitos de matéria e espaço...no mais,parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  4. não tem problema destruir outros planetas onde não há vida.

    ResponderExcluir
  5. OI .MEU NOMI E ROVERGILDO.SOU DU CIARA.O MUNDO ACABA EM 2012.....ELI PREVIL IÇO TAMEM?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Daniel! Nossos posts são escritos visando trazer uma leitura agradável para quem lê. Leia outras postagens também!

    Rovergildo, ele não previu que o mundo acabaria em 2012 não... Não que eu saiba!

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato