Filosofias e Reflexões Ótica Psicológica

A camada de verniz

sexta-feira, novembro 04, 2011Roberth Moura

Para viver em sociedade é imprescindível que o homem controle seus instintos. Ele não pode ter tudo o que quer na hora que quer, dizer o que quer na hora que quiser, fazer o que quer no lugar e tempo que lhe der vontade, a não ser que queira sofrer drásticas conseqüências, isto é se conseguir satisfazer seu instinto. É justamente essa aparência que se mostra que chamamos de verniz. É como se o que nós mostramos aos outros fosse apenas a ponta do iceberg, e dentro de nós houvesse muito mais daquilo que a gente tenta o tempo todo esconder e controlar. 
 
O grito
Todavia percebemos que pessoas em situação de alto estresse, como aquelas que trabalham muitas horas ininterruptas por exemplo, ficam com os nervos à flor da pele. E a camada de verniz, por sua vez torna-se mais frágil. Parece que o cansaço fragiliza a organização e defesa do aparelho psíquico e as pessoas esquecem-se muitas vezes da polidez e dos bons modos que normalmente ela utilizaria em suas relações sociais. O verniz fica mais fino e o instinto animal fica mais suscetível a despertar. Certas coisas que se suportava numa boa num estado normal de humor, tornam-se como uma bomba nuclear. Uma palavra mal dita pode gerar uma briga, e conforme o estado emocional, até uma morte.

As atitudes são tão impensadas que quando se dá conta de uma atitude tomada já é tarde demais. Uma excelente mãe pode tornar-se uma assassina. E da mesma maneira que qualquer  palavra mal dita pode causar um estrago horrível na pessoa tensa, a pessoa que está tensa pode dizer palavras altamente ofensivas, não importando quem está na frente. O primeiro que se engraçar a dizer algo já leva um soco no estômago.

Mas é só ter uma boa noite de sono que no outro dia a pessoa está uma jóia. Enjaulou sua besta-fera. Com todos os seus instintos sob controle, está livre para ser feliz. Passou mais uma camada de verniz e está pronta para destilar amor por todos os poros... (me engana que eu gosto!)



Links Interessantes

Os nomes: Você acha que seu nome pode revelar algo sobre seu comportamento? E os nomes diferentes, que ninguém nunca ouviu falar? O que eles significam? Descubra nessa divertida postagem a discussão sobre o significado de um nome muito doido.

7 dicas de como deve ser o comportamento de uma pessoa feia: Você é feio de lascar, já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer? Pois seus problemas acabaram! Leia esta divertida matéria sobre comportamento e aprenda em alguns passos a se transformar numa pessoa bela, num estalar de dedos!

You Might Also Like

2 comentários

  1. muito interessante a sua abordagem. no meu caso eu fujo o maximo que eu puder de confusoes.evito fazer provocacao no transito como buzinar, e ignoro quando me provocam seja no transito ou em qualquer lugar. senao fizer isso, começo a ter uma especie de estreitamento de conciencia, e nem eu mesmo sei do que sou capaz de fazer ja tive problemas no passado com isso,e quase que a coisa ficou muito feia joacelio muria mg

    ResponderExcluir
  2. É verdade Joacélio, e isso acontece com todos nós. Se levarmos em consideração tudo o que ouvimos e que os outros fazem com a gente, esta "camada de verniz" logo se quebra e você liberta sua fera interior. Por isso a necessidade de auto-controle na maior parte do nosso dia, por que se não toda a humanidade seria um caos.

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato