Cultura Curiosidades

As sete maravilhas do mundo antigo

segunda-feira, novembro 07, 2011Roberth Moura


     As sete maravilhas do Mundo, famosas obras de arte e engenharia antigas, receberam essa denominação por escritores de viagens do período helenístico, do IV ao I séculos a.C., que queriam maravilhar e assombrar os turistas gregos da época. A mais antiga lista existente relativa às Maravilhas é a do escritor Antipater de Sidon, do século II.

AS PIRÂMIDES DO EGITO

Pirâmides do Egito

            A maior das pirâmides é a do Faraó Queops, ou Khu fu em Gizé, perto do Cairo atual, a Grande Pirâmide foi construída por volta de 3680 a.C., e é a mais antiga e única sobrevivnete das maravilhas do mundo antigo. É uma massa sólida de blocos de calcário que ocupa mais de cinco hectares e originariamente media 230m de largura em cada linha de sua base, alcançando uma altura de 147m. era decorada com uma fachada de pedra altamente polida, que foi destruída por um terremoto em 1301 d.C.


O MAUSOLÉU HALICARNASSO

Mausoléu Halicarnasso

O túmulo de Mausolo Cária sátrapa persa na Ásia Menor, deu o nome de mausoléu a todos os túmulos grandiosos erigidos desde então. O mausoléu original, construído em cerca de 352 a.C., pela mulher do sátrapa, Artemísia, era uma magnífica estrutura de mármore branco, sustentada por 36 colunas jônicas e ricamente adornada com as obras de dois grandes escultores gregos, Escopas e Praxíteles. O túmulo foi destruído por um terremoto antes do século XV e seu mármore novamente utilizado. Mas parte de suas esculturas foram recuperadas, e estão agora no museu britânico. A antiga localização de Halicarnasso é a 15km ao sul  de Esmirna na Turquia.

O GRANDE TEMPLO DE ÁRTEMIS EM ÉFESO

Templo de Átemis

O culto de Ártemis, deusa da terra, na Ásia menor, centralizava-se na cidade de Éfeso, onde foi construído, em cerca de 550 a.C., um grande templo. Sustentado por 96 colunas de mármore, o templo, lindamente decorado com esculturas, media 110 m de comprimento e 55 de largura. Peregrinos de todas as partes do Mediterrâneo  levavam dádivas de ouro, prata e marfim para Éfeso,e a riqueza do templo tornou-se lendária. Sob o domínio romano, o templo foi batizado com o nome de deusa Diana. Foi incendiado no século IV a.C., reconstruído e depois completamente destruído pelos bárbaros godos em 262 d.C. O lugar de Éfeso fica a 56 km a sudeste de Esmirna na Turquia.

OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

Jardins suspensos da Babilôna

Durante o reinado de Nabucodonososr II, no século VI a.C., a Babilônia era a maior cidade do mundo antigo. A maravilhosa capital da Mesopotâmia, defendida por muralhas concêntricas de 18 km de extensão, era famosa por sua via de procissões, seu portão de Ishtar e seus zigurates, ou torres em terraços. Os jardins suspensos, atribuídos por tradição a Semíramis, porém, foram a realização mais notável deste período. Elevando-se a uma altura de 102m, os jardins dos quais cada um abrangia a área de um hectare e meio encerravam árvores, flores e hortaliças. O local da Babilônia, a uns 88km ao sul da moderna Bagdá, está, em parte, escavado. Restam apenas ruínas de suas grandes muralhas.


O COLOSSO DE RODES

Colosso de Rodes

O Colosso era uma estátua de bronze maciço de Hélio, deus do Sol, que era adorado em Rodes. Com uma altura de cerca de 32m, e construída toda ou em parte por Chares de Lindo, em cerca de 285 a.C., a estátua ficava num promontório que dominava a Baía de Rodes – e não sobre a baía, como relatado numa lenda medieval. O Colosso foi derrubado por um terremoto em cerca de 244 a.C., e permaneceu em ruínas até a tomada de Rodes pelos sarracenos, em 653 d.C.. As ruínas foram vendidas.
O ZEUS OLÍMPICO

O Zeus olímpico

            Olímpia, local dos primeiros jogos olímpicos foi desde os tempos mais remotos, centro de culto de Zeus. Ali foi erigido um grande templo que se tornou famoso, devido a uma colossal estátua incrustada de ouro e marfim, feito pelo escultor  grego Fídias entre 437 e 425 a.C. O templo, com sua célebre estátua, foi destruído pelos vândalos, ou gôdos sequiadores.  Nas antigas moedas gregas, o Zeus Olímpico é representado como uma majestosa figura barbada, sentado sobre um trono ricamente ornamentado.

O FAROL DE ALEXANDRIA

O farol de Alexandria

            Concluído em cerca de 280 a.C., por Ptolomeu II, rei grego do Egito, o Farol ficava situado numa pequena península que se estendia de Alexandria para o mar mediterrâneo. Era uma estrutura elevada, medindo de 60 a 180 m de altura, cujos fachos de luz, dizia-se, eram visíveis a uma distância de 65 km. O farol foi destruído por um terremoto no século XIV.


Links interessantes:

Algumas curiosidades científicas que você não sabia: Hermafroditas podem engravidar de si mesmos? Você sabe o que é um lábio leporino? É possível uma ciança que nasceu com o fígado pra fora, sobreviver? Crianças de 5 meses sobrevivem?  Tudo isso e muito mais você confere aqui, nas curiosidades científicas!

Algumas verdades sobre a bíblia que você não pode morrer sem saber: Curiosidades interessantíssimas sobre a bíblia que certamente você não sabia. 

Maktub – predestinação ou livre-arbítrio: Você acredita que somos predestinado ou que somos livres para escolher o que fazer da nossa vida? Acredita que não adianta fugir daquilo que já está escrito ou pensa que tem controle sobre todas as variáveis do seu comportamento? Descubra aqui se você é predestinado ou se escolhe por você!

You Might Also Like

4 comentários

  1. ótimo post odacyr parabéns ! , eu tb criei um blog 2 meses atrás de História Geral que eu adoro veja:
    http://historiaespetacular.blogspot.com/

    Espero que goste :D até mais

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Guilherme! Visitei seu blog sim. Ele é muito "espetacular"! Coincidentemente acabei de visitar o Museu da Inconfidência em Ouro Preto e lá resgatei boa parte da história de Minas e do Brasil. Vale a pena visitáo-lo.

    Ramon eu também gostaria muito de conhecer as maravilhas que ainda estão de pé, mas isso só será possível depois que eu me formar e tiver um emprego fixo e muito estável. kkk. Por enquanto é só pela internet...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Odacyr,

    Seu blog é muito interessante. Rico em informações.

    Já estou seguindo. E te convido a conhecer o meu também.

    http://contosdarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato