Ótica Psicológica

O que é personalidade?

sexta-feira, outubro 21, 2011Roberth Moura

Fazendo do útil ao agradável: estudando para as provas de psicologia (especialmente de Teorias Existencialistas da personalidade), resolvi “aproveitar a onda” e fazer um resumo da definição de personalidade. Espero que gostem:

PERSONALIDADE

Qual destes é você?
Segundo Susan Cloninger, personalidade pode ser definida como as causas subjacentes do comportamento e da experiência individual que existe dentro da pessoa. Obviamente existem outras definições e uma delas diz que a personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos: uma definição ampla que possibilita direcionar a concentração para os diferentes aspectos de uma pessoa.


Personalidade deriva de persona, que se refere à máscara utilizada pelos atores em uma peça de teatro. Logo infere-se que a personalidade diz respeito às nossas características externas, visíveis; à impressão que causamos às pessoas. Mas personalidade vai muito além disso: nela incluem-se vários atributos de uma pessoa, o total ou o conjunto de características vão além de qualidades superficiais. Engloba uma série de qualidades sociais e emocionais subjetivas – as quais não podemos ver diretamente.

Existem várias teorias da personalidade, cada uma esclarecendo certos aspectos particulares da natureza humana. Logo, “personalidade” terá várias definições, de acordo com as diferentes abordagens teóricas. Todavia, deve-se observar que um aspecto muito importante de toda teoria da personalidade é a imagem da natureza humana formulada pelo teórico e isso é que definirá o que é a personalidade para aquela teoria e a partir daí, você pode decidir a que mais se identifica com o seu modo de interpretar o mundo.
E pra fechar, com chave de ouro, transcrevo a definição de personalidade que mais me atraiu no texto:


Personalidade: Os aspectos internos e externos peculiares, relativamente permanentes do caráter de uma pessoa que influenciam o comportamento em situações diferentes. (SCHULTZ, 2002)



Bibliografia:
CLONINGER, Susan C. Teorias da personalidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SCHULTZ, P. Duane; SCHULTZ, Sidney. Teorias da personalidade. São Paulo: Thomson, 2002.


Links Relacionados:

Pensamentos: Como entender as diferenças de personalidade? Diferenças entre uma personalidade e outra.

7 dicas de como deve ser o comportamento de uma pessoa feia: Você é feio de lascar, já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer? Pois seus problemas acabaram! Leia esta divertida matéria sobre comportamento e aprenda em alguns passos a se transformar numa pessoa bela, num estalar de dedos!

Os nomes: Você acha que seu nome pode revelar algo sobre seu comportamento? E os nomes diferentes, que ninguém nunca ouviu falar? O que eles significam? Descubra nessa divertida postagem a discussão sobre o significado de um nome muito doido. 




You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato