Filosofias e Reflexões Opinião e Atualidades

Movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST

terça-feira, outubro 25, 2011Roberth Moura

Vez ou outra as mídias sociais vem massacrando o famoso e um tanto polêmico MST. Na verdade isso acontece todas as vezes que têm oportunidade.  É claro que elas têm que fazer isso, principalmente a poderosa rede globo, pois quem a sustenta é o capitalismo e não o MST.



Conhecidos como o terror dos fazendeiros, como o grupo de vândalos e cachaceiros, muitas vezes desprezados por uma parcela da sociedade, vítimas de preconceito e discriminação, os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra não se intimidam e continuam sua luta.

Só que quando chega a notícia pela TV ou pela (direita extremista) Veja “Sem terra invade fazenda e derruba mil pés de laranja”, por exemplo, as pessoas já julgam: “bando de sem o que fazer. Não constroem nada na vida e ainda ficam destruindo o que é dos outros.” A expressão “o que é dos outros” se encaixa no que o fazendeiro explorou de seus trabalhadores, pois eu te garanto que não foi ele quem plantou. Ideologias à parte, as pessoas não fazem o mínimo esforço de conhecer o outro lado da moeda. E a culpa não é tanto das pessoas, por que elas são mesmo manipuláveis e evitam ao máximo a fadiga: querem a notícia mastigada e vão engolindo qualquer coisa que vem pelas mídias manipuladoras.


            Isso tudo que eu estou dizendo não é um mero desabafo idealista. É a mais pura realidade: enquanto você lê isto, crianças podem estar morrendo de fome por não ter direito à terra num país tão grande como o Brasil. A sociedade brasileira ainda carrega consigo o ranço do autoritarismo e ele se reflete nas mais diversas relações tornado extremamente desigual as relações de poder. Logo, quem tem mais poder, pode manipular a notícia. Quem tem menos poder (ou na verdade não tem poder frente ao que a sociedade valoriza), acaba sempre perdendo.


            Por vivermos em uma sociedade verticalizada e hierarquizada na qual as relações sociais são sempre são sempre realizadas ou sob forma de cumplicidade (entre iguais – geralmente políticos, donos de grandes emissoras, etc.) ou de mando e obediência (entre sujeitos diferentes – patrão, empregado; rico, pobre), compreende-se a impossibilidade de realizar a política democrática baseada nas ideias de cidadania e representação – esta é substituída pelo favor, pela clientela, pela tutela. Compreende-se também por que a ideia socialista de justiça social, liberdade e felicidade se coloca no campo da utopia. E quem acaba perdendo com isso? Garanto-lhe que não é você, classe média, confortavelmente sentado em frente ao seu computador.



            O movimento MST expõe todas as formas constitutivas de violência da sociedade brasileira: a absurda desigualdade econômica em patamares escandalosos no nível planetário, a relação íntima entre Estado e classe dominante, a oscilação do Estado entre paternalismo e militarismo, a inversão ideológica pela qual os agentes violentos são os sem-terra, etc. O que deveria ser pensado e não o é, é que quem faz parte do MST são pessoas e não coisas. O problema existe, os poderosos fazem de tudo para tampá-lo e não resolvê-lo. A sociedade faz de tudo para não percebê-lo. E a síntese dessa dialética terrível é que os milhares continuam debaixo da lona, enfrentado sol, chuva, frio e muitas vezes fome. Pessoas assim como você são tratadas como coisa, pior que animais, enxotadas e subjugadas, todos os dias, quando elas apenas lutam por seus direitos. Democracia? Só conheço de nome. Se continuarmos a aceitar que nossos semelhantes vivam nessa execrável situação que corrói toda a dignidade humana, temo jamais conhecer a verdadeira democracia.

Mas você, o que pensa do MST?

Referências bibliográficas: CHAUÍ, Marilena. Ética e violência.

Vale a pena clicar:

 Enfim, revelado o que a Globo temia mostrar: A rede Globo cheia de segredos e de corruptos tentou esconder da sociedade grande parte da sua história. Mas finalmente outra emissora tomou coragem e revelou todo o passado sujo da poderosa.

Muito além do que você imagina: Você pensa em viver sua vida da melhor maneira possível, mas nunca parou pra pensar que você está querendo chegar muito além do que um dia sequer você pode imaginar? Não se procupa demais com futilidades que não vão fazer você feliz? Então este post é pra você.

O que o sistema faz com você e você gosta: O sistema te manipula e faz de você gato e sapato, e ainda no final das contas faz você gostar de tudo que ele faz com você. Te massacra e suja até a sua última gota e no final você ainda gosta.

You Might Also Like

14 comentários

  1. mas quantas milhares de pessoas que vivem na miseria que nem eles e tao batalhando por um emprego e ajeitar sua vida,eles destroem as coisas que os outros conquistaram com o suor deles, chegar e destruir tudo é uma baita vagabundagem, quer lutar? vai no governo e pede la, o povo tem nada a ver com isso.
    minha opiniao é: vao se f#@%& seus f!&

    ResponderExcluir
  2. deppois q vi a casa do rainha, e vi um trator passando em cima de laranjeiras e vi também como eles doutrinam a molecada, cooptam quem tem medo e etc, desculpa ae, mas a maioria pra mim, não quer trabalhar não. quer ser massa de manobra. Aliás, eles nem tem cosciência disso, seus dirigentes q os fazem de massa de manobra!

    ResponderExcluir
  3. Cara, se algum dia na vida vc n conseguir sair da sua cidade pq as estradas estão tancadas e ver uma âmbulancia sendo atacada pq furou o "bloqueio" por esses caras, dai você vem me falar que a "mídia" é que mostra o lado ruim deles, pura mentira, os jornais mostram até pouco da merda que é isso ai.... a unica vez que os pequenos e médios produtores de grãos aqui em MT reuniram pra protestar pela renegociação das dividas, lá em 2000 a fora, quando a crise tava complicada aqui, nem chegaram a trancar 1 rodovia já veio policia e o escambau pra cima do pessoal,,,, agora pelo menos 1 vez por mês essa merda ta aqui e ngm pode fazer nada ,,, pelo contrario a PM manda um carro lá pra dar apoio, a VSF com esse post, na boa,,,, vai procurar informação antes de vm defender um grupo que 99% n quer porra nenhuma com agricultura...

    ResponderExcluir
  4. Eu sou contra invasões em pequenos pedaços de terra produtiva comprados com o suor do trabalho. O MST do qual eu fazia parte ocupava uma terra pertencente ao Estado e terra esta que só tinha capim (nem boi tinha lá). Então, foi-se ocupada e até hoje não foi dividida. Porém, muitos acampamentos que tenho notícia invadem sim terras particulares, entretanto essas terras não produzem alimento, são grandes extensões de terra (latifúndio) que não tem serventia nenhuma. Por que você acha que o Brasil passa tanta fome, sendo ele um dos maiores produtores de alimento do mundo? Sabia que é a agricultura familiar e não o agronegócio que é responsável pela maior parte da comida que você come?

    Por outro lado, você já pensou que o agronegócio só derruba as nossas matas para plantar soja e faz queimadas para nascer capim para boi comer?

    Usam-se as armas que se tem disponível para lutar. Se esta é a única maneira de fazer o governo olhar para o movimento, então vamos lá. Ir no governo e pedir simplesmente não vai fazer diferença alguma, ele iria só empurrando com a barriga, como tem feito.

    A mídia só mostra o lado ruim. NUNCA vi a mídia mostrando uma colheita num assentamento sem-terra, nem fazendo apologia a uma melhor distribuição de terra num país tão grande quanto este, onde todos poderiam ter sua parcela.

    E se alguns não querem saber de nada com a agricultura, saiba que a maioria quer. Não julgue todos por causa de dois ou três, por que em todo lugar existem pessoas que prestam e pessoas que não prestam.


    Os comentários anônimos foram bloqueados temporariamente para não haver mais difamação. Se quer debater seja bem vindo, mas se quer xingar, aqui não é o seu lugar.

    ResponderExcluir
  5. Idiota precisa estudar mais antes de defender algo que não conhece!!

    ResponderExcluir
  6. Pode parecer uma coisa mto boba o q vou falar... mais para mim refletiu uma realidade cruel. Existe uma minoria q ganha dinheiro em cima da simplicidade de muitos.. o movimento em si... é pura palhaçada, pois só serve para os diretores lucrarem sobre o marketing q o MST cria. Exemplo: qndo ainda estava na graduação estudei com um povo q apoiava o mst e todos tinham agendas q custavam 45 reais (no ano de 2004) e cada dia tinha uma foto das pessoas dos participantes do movimento em estado de miséria. Outro fato q ja chamou minha atenção foi qndo eu assisti um encontro sobre MST na faculdade. Os diretores do movimento fazem lavagem cerebral nas pessoas mais humildes. Quem realmente invade a terra não sabe o q ta fazendo.. e quem sabe o verdadeiro porque da invasão não bota a mão na massa. Em síntese o movimento não tem qualquer sentido ou razão... apenas para dar poder político a quem comanda o mst.

    ResponderExcluir
  7. Chora, esquerdista! O MST é um movimento de terroristas! Só comunistas não enxergam isso. Aliás, comunista não enxerga nem um elefante no próprio nariz. 100 milhões mortos pelos comunas e ainda tem coragem de insultar a direita! HAHAHAHA Que idiota

    ResponderExcluir
  8. Essa praga maldita chamada MST é contra qualquer tipo de modernidade. Não são diferentes dos talibãns que em suas madrassas (escolas religiosas) doutrinam seus segidores para uma fé cega e estupida. Não sei porque a sociedade brasieleira tolera estes terroristas. Existem formas bem mais eficases de lutar por nossos direitos.

    ResponderExcluir
  9. Katren eu conheço o Movimento, já fiz parte dele por 3 anos diretamente e por mais de 7 indiretamente. Então não venha dizer que eu não o conheço, por que sei pelo que ele luta e são pessoas como você que atrasam o Brasil de ser um país mais igualitário e justo.


    E último anônimo, que formas são estas, tão eficazes que nós temos para ter de fato a democratização do acesso à terra?

    ResponderExcluir
  10. Amigo, tenho que descordar deste seu pensamento/argumento.
    com certeza existem exeçoes mas por base os sem terras são traficantes, exploradores sexuais, ladroes, etc.etc.etc.
    pra voce que os defende pode ser duro ler isto, mas sei do que digo, é comum nos assentamentos a pratica da pedofilia, o consumo de drogas e o pagamento de propina dos membros do movimento para que possam estar ali.
    procure informaçoes em orgãos do conselho tutelar, veja o numero de casos de pedofilia entre eles, veja o movimento bancario dos lideres, procure a verdade e voce vai encontra-la.
    claro, como fanaticos defendem suas loucas religios, fanaticos tambem defendem os sem terra. a vida é assim.

    ResponderExcluir
  11. Luís Eduardo12 março, 2012

    O estudo é a base de uma sociedade. Sem educação ninguém nem nenhum país ou cidade sai do lugar.


    Se o povo brasileiro tivesse vergonha na cara ele iria sair nas ruas protestar contra o que discorda, mas para que? Quem não trabalha e não tem casa, ganha a casa, dinheiro, comida, vale isso, vale aquilo.

    O capital que seria necessário para erguer, reformar e melhoras as escolas, hospitais, o transporte aéreo, rodoviário e ferroviário; estão sendo usados para uma BOSTA de campeonato de futebol!
    Uma pessoa que estudou, trabalhou/trabalha está dando 33,34% do que ganha anualmente para o governo enfiar literalmente no Rabo!

    Perante esses vários casos de corrupção, desvios de verbas, super faturação de obras; o povo não se revolta! Eu fico me moendo de raiva com isso! Acordar cedo, faça chuva ou faça sol para protestar, chegar no local combinado e ver 100 pessoas é deprimente.

    Você, dono do blog, trabalha para alimentar sua família. Certo? Você se lasca 30 dias inteiros para ganhar seu dinheirinho no final do mês. Então vem um cara de gravata te da dois tapas na cara e leva 33.34% em impostos do que você lutou para conseguir. Você como todo cidadão espera que o dinheiro que o governo levou seja usado para melhorar as condições dos brasileiros que necessitam. Então você assiste na jornal pessoas colocando o seu dinheiro na cueca! Dinheiro que você lutou para conseguir e o governo tomou e disse que seria usado para o bem! Então um dia você fica sabendo que o seu dinheiro ira ser usado! Ufa! Então você descobre que enquanto tem vários analfabetos morrendo de fome por ai, seu dinheiro vai ajudar a erguer o Estádio do CORINTHIANS! DO CAP-PR! DO SÃO PAULO! DO CRUZEIRO! ETC;ETC;ETC;ETC;ETC;ETC;ETC;

    Desculpa mas eu não vou conseguir terminar de escrever sobre o MST. Me empolguei, mudei de assunto e vou ter que sair.

    ResponderExcluir
  12. O governo cria artimanhas para acomodar o povo. "Dando" 130 reais do bolsa família, o governo aplica um "sossega leão" no povo e faz com o nosso dinheiro o que bem quer. É muito revoltante mesmo. O Brasil poderia ser um país infinitamente melhor se nós (como um todo) não nos acomodássemos tanto e lutássemos por melhorias naquilo que realmente precisa, ao invés de deixar passivamente o nosso dinheiro ser gasto com futilidades que não vão fazer melhor a vida de ninguém.

    ResponderExcluir
  13. O MST só existe porque o governo não auxilia essas pessoas de forma correta. Em todos os países desenvolvidos, isso acontece? Com certeza a resposta será negativa. Tudo bem, o Brasil não é um país desenvolvido, mas está a caminho. A Dilma afirma que nós crescemos, desenvolvemos. Não vejo onde crescemos se essas pessoas desamparadas ainda estão sem casa em terras de outros. Na verdade, vejo onde. No bolso de nossos auxiliadores ou melhor, de nossos assaltantes!! Vejam pessoas, se a Dilma ou até mesmo qualquer presidente anterior a ela, fizessem algo pra que esse tipo de problema acabasse, você acha que mais ''sem-terra'' iriam existir? Você realmente acha que o governo dá oportunidades para pessoas que nem vaga conseguem em escola pública, e quando conseguem seus professores resolvem tirar ''férias''? Você realmente acha que o ensino é bom? Se a resposta for positiva, acho bom você começar a olhar ao seu redor. Essas pessoas lutam por algo que não tem e a mídia vem e colocam para nós apenas o lado ruim. Quando você era pequeno, provavelmente lutou (berrou)por algo que queria tanto, fez de tudo pra chamar atenção dos seus pais e quase que certeza, conseguiu. Então, me diga, por que essas pessoas que não tem quase ninguém por elas, não podem lutar e chamar atenção, de nós brasileiros, de forma tão gritante? Você tem tudo e eles não têm absolutamente nada. Porém, o que lhes resta é a luta.

    Natália

    ResponderExcluir
  14. Assinado embaixo!

    Como diria Marx, proletariado de todos os países, uni-vos!

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato