Curiosidades Opinião e Atualidades

Revelados os segredos ocultos do espiritismo!

segunda-feira, setembro 19, 2011Roberth Moura


Devo confessar que achei este texto muito esclarecedor. Sou evangélico, e como muitas pessoas, evangélicas ou não, sempre tive uma ideia preconcebida do espiritismo sem nunca, repito NUNCA ter participado de uma sessão, lido um livro ou conversado com alguém que realmente entendia do assunto. As informações que chegavam pra mim era que era coisa do diabo, macumba, magia negra, evocação de espíritos, etc. Eu acreditava, não é, fazer o quê? Aí encontrei este “clarão” no Yahoo!Respostas (é, lá também tem coisa útil) e achei por bem postá-lo aqui. Assim pelo menos aprendemos a conhecer antes de julgar. O texto está em sua forma integral e o autor é “Soco Megaton”, que me autorizou via e-mail a postar seu texto.

Você tem alguma dúvida a respeito do espiritismo?

Antes um breve prólogo:
O que eu imaginava ser o espiritismo
Preparei este faq com o objetivo de desmistificar, se possível, muitas questões práticas e equívocos comuns com relação ao espiritismo, que me deparei ao longo do tempo que sigo esta categoria no YR.
        Não sou um estudioso formal, nem nada que se possa classificar como um conhecedor profundo da doutrina, portanto os amigos espíritas fiquem a vontade para fazer quaisquer correções.
Este faq não visa defender o espiritismo como verdade absoluta, nem como fé a ser seguida desmentindo as demais. Cada pessoa tem o direito de seguir sua convicção pessoal e crer no que desejar, esta exposição que farei respeita isso antes de qualquer outra coisa.
Resolvi criá-la porque, apesar do direito dos não-espíritas de não crer no espiritismo, existe outra coisa diferente para a qual não existe direito, que é afirmar que o espiritismo prega "X" quando, na realidade, prega "Y".
Agradeço a todos que lerem.


1 - Porque é que os espíritas discordam quando não-espíritas afirmam que o espiritismo é uma religião? Pois se fala de Deus, portanto é uma religião, não é?

Porque o espiritismo não nasceu sob uma premissa religiosa. Essa é uma questão importante. Allan Kardec, quando iniciou seu trabalho de pesquisar as manifestações mediúnicas (que na época não tinham sequer essa terminologia), ele o fez sob um direcionamento puramente cientifico, seguindo os mesmos métodos de toda pesquisa científica comumente feitas no âmbito da matéria. Por assim dizer: O efeito estava lá. Ele apenas procurou estudar as causas, e dar-lhes explicação. Fatalmente, pela própria comprovação da existência do mundo dos espíritos e da possível comunicação com eles, chegar até um Deus criador seria uma consequência natural.
Por isso é que o espiritismo é por ele mesmo definido como uma doutrina filosófica com consequências religiosas, e não simplesmente uma religião.

2 - As religiões de origem africana como a umbanda e o candomblé são comumente classificadas de espiritismo. Alguns espíritas negam isso veementemente, outros negam sem tanta veemência, e outros sequer negam... Porque isso acontece?

Porque o espiritismo, apesar de ser do ponto de vista objetivo, algo diferente das religiões africanas, dá crédito para os fenômenos mediúnicos nelas observados. É importante ressaltar que dar crédito é uma coisa, concordar com o uso que se faça é outra.
As religiões africanas nasceram à partir do uso prático (sem fazer aqui juízo de valor moral) das comunicações, atendendo aos mais diversos interesses das pessoas que participavam, e por isso mesmo com objetivos que nem sempre condizem com o que prega o espiritismo.
Chamar um espírita de "macumbeiro", "feiticeiro" e outras coisas é, além do preconceito e da falta de respeito em si, uma inverdade.




3 - Um espírita diz que não faz proselitismo, ou ao menos afirma que a doutrina não incentiva isso. Posso concluir, então, que a fé do espírita é mais fraca do que a fé dos demais religiosos?

Procurando a felicidade
Não. O espírita não faz proselitismo porque não crê na existência do inferno de penas eternas, nem do diabo, embora acredite na existência do mal. Para o espírita, um evangélico, um católico, um muçulmano, um umbandista podem ser "salvos", desde que siga na prática as lições de Jesus. Ser salvo, para o espírita, está ligado à melhoria espiritual que cada pessoa atinge progressivamente, através de suas encarnações, e não a "livrar-se do inferno eterno e ir direto para o céu gozar de uma felicidade também eterna". Para o espírita, o alcance da felicidade acontece de forma progressiva, onde cada pessoa colhe aquilo que planta de bom e de ruim, na mesma medida.

4 - Muitas pessoas que eu vejo falarem sobre sua vida passada, falam que foram reis, rainhas, personalidades famosas... Isso não é um convite para que não se leve a reencarnação a sério?

É, quando muito, um convite para que não se leve a sério a pessoa que está afirmando ter sido esse alguém importante, e só.
Uma mistificação sobre determinado tema não deve ser enxergada como um motivo para tirar crédito do tema em si.


5 - Tem como eu saber quem eu fui na minha vida passada?

No espiritismo, não há espaço para nada que não tenha uma utilidade real. Saber detalhes de uma vida passada não é útil para ninguém, somente satisfaz a curiosidade. É mais importante sabermos como fomos, e não quem fomos. E para isso, basta olharmos para quem somos hoje: Os nossos defeitos e fraquezas nos revelam, e é contra esses defeitos que cada pessoa tem que lutar. É a chamada reforma íntima.

Bom, pra finalizar espero que este faq tenha sido útil para os que leram.

Um grande abraço!

Espírito é luz


Links Relacionados:

Eutanásia – Os segredos do espírito: Você acredita que os espírito ainda continua no corpo da pessoa quando ela se encontra em estado vegetativo? É a favor da eutanásia? É contra? Clique e veja o que a maioria das pessoas pensa sobre essas questões espirituais.

Maktub – predestinação ou livre-arbítrio: Você acredita que somos predestinado ou que somos livres para escolher o que fazer da nossa vida? Acredita que não adianta fugir daquilo que já está escrito ou pensa que tem controle sobre todas as variáveis do seu comportamento? Descubra aqui se você é predestinado ou se escolhe por você!

Quer dizer que a culpa é do demônio? Muitas pessoas pitam o “sete”, conscientes de que estão pintando o “sete”, e vem jogar a culpa no demônio, dizendo ser de ordem espiritual e não comportamental o seu problema. Acompanhe um caso típico dessa natureza.

Algumas verdades sobre a bíblia que você não pode morrer sem saber: Curiosidades interessantíssimas sobre a bíblia que certamente você não sabia. 

You Might Also Like

169 comentários

  1. Muito bom seu testo,sou espirita e gostei muito de saber que mesmo você não sendo da religião,procurou se informar e ver que não é nada daquilo que os outros pensam ser do mal,e sim uma coisa que leva a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. duvido que não seja espirita

      Excluir
    2. Leva a Deus ? Nossa!

      Excluir
    3. leva dinheiro p pastor...nossa!

      Excluir
    4. O texto é claro. Mas com certeza há muito mais a ser esclarecido. Parabéns pela iniciativa.

      Excluir
    5. Esse cara é espírita, nada de evangélico

      Excluir
    6. DEUS seria justo sem a reencarnação?quando muitos nascem em berço de ouro e outros doentes,pobres aleijados?se me convencer que estou errado eu deixarei de ser espírita,nós nos baseamos na caridade ensinada pelo mestre JESUS,pois,fora da caridade não ha salvação!!!e a doutrina espírita é ciencia,filosofia e religião sim!!!

      Excluir
    7. DEUS seria justo sem a reencarnação?quando muitos nascem em berço de ouro e outros doentes,pobres aleijados?se me convencer que estou errado eu deixarei de ser espírita,nós nos baseamos na caridade ensinada pelo mestre JESUS,pois,fora da caridade não ha salvação!!!e a doutrina espírita é ciencia,filosofia e religião sim!!!

      Excluir
  2. Obrigado pelo elogio. Eu penso que além de um espaço de discussão, o meu blog deve também oferecer espaço para os outros mostrarem as suas opiniões. Embora eu seja evangélico, por que não oferecer um espaço para o esclarecimento? Tudo que não faz mal é bem vindo aqui, mesmo que eu não concorde, pois isso é a pluralidade de opiniões. Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo, eu sou espírita, e digo q são pessoas com o seu modo de pensar, q me leva, a dialogar com pessoas de diferentes opiniões, inclusive evangélicos, tem vários amigos e dialogámos com o maior respeito, um pelo outro, eles me ensinam como eles compreendem certos assuntos na visão protestante, e eu acrescento na visão espírita, logo um aprende com o outro e acabamos até derrubando certos tabus, como vc fez. Parabéns apesar de sua convicção evangélica, jamais tentaria te converter ao espiritismo, pois acho q esta no lugar certo, e pode contribuir e muito por sua doutrina, e sofrerá perseguição por isso infelizmente, mas seja perseverante e nunca desanime, afinal mil vezes um evangélico com seu esclarecimento, q tentar converte-lo e leva-lo a ser um espírita sem convicção, q não acredita no q ouve, podendo inclusive a se tornar um ateu. Como já vi alguns q tentaram converter espíritas em evangélicos e os tornam descrentes de tudo!

      Excluir
    2. boa tarde

      como faço para saber o que fui no passado tenho curiosidade

      Excluir
    3. Edina, segundo a doutrina espírita, se não tiver utilidade nenhuma para a sua evolução, os bons espíritos não vão se dar ao trabalho de revelar o que você foi ou fez no passado. Espíritos enganadores podem inventar milhões de situações e dizer até que você foi Cleópatra. Acredita-se que se Deus nos encarnou sem que tivéssemos consciência das vidas passadas, é porque tem um propósito.

      Excluir
    4. Não devemos procurar saber o que fomos em vidas passadas por curiosidade, Somente em casos úteis, para cura de alguma fobia que não tenha origem na vida atual. Deus nos concedeu a dádiva do esquecimento, porque não teríamos condições de conviver novamente com pessoas que odiamos ou nos odiaram reeencarnados na mesma família ou grupo de convívio. Lembrar que aquele pai, mãe, irmão, esposo ou filho nos matou, roubou, traíu ou foi nossa vítima nas vidas passadas. Já nos basta a intuição que temos com relação a essas pessoas, em forma de antipatias ou simpatias, sedm que tenhamos feito nada de mais para provocar essas sensações.

      Excluir
    5. concordo plenamente com vc,pois é só para sofrer então e melhor não saber!

      Excluir
    6. concordo plenamente com vc,pois é só para sofrer então e melhor não saber!

      Excluir
    7. Odacyr Roberth, meu irmão em Cristo... peço então que me ajudes a esclarecer umas dúvidas sobre como conciliar o Espiritismo com o que dizem as Escrituras e o próprio Evangelho de Jesus Cristo, com muito do que ele mesmo disse aos seus Apóstolos, e também sobre o que seu Apóstolo Paulo veio a dizer; sem, contudo, que eu tenha de ignorar ou fazer vista grossa sobre o que diz a Bíblia, ok? Obrigado!

      São estes os pontos que me fazem questionar a validade do Espiritismo como algo bom:
      v Lucas 2:9-11 [E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.] {Eu: Amém!!!} {Leon Denis diz que: "Ele diz que o sangue de Cristo é inútil para salvar a humanidade"... Pô, então Jesus e todo mundo mentiu quando disseram que Jesus veio para nos salvar???}

      v João 3:15-18 [Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.]

      v João 5:46-47 [Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?] {Então como posso rejeitar tudo o que Moisés escreveu se JESUS DISSE que Moisés “escreveu dele”? Ou Jesus mentiu, ou muito espírita por aí anda faltando com a verdade... Um ou outro. E agora, em quem acredito?}

      v João 6:28-29 [Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.] {Ahh... então ESSA é “A” obra??}

      v João 6:40 [Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.] {No ÚLTIMO DIA... não todas as vezes que morrermos né?}

      v João 6:47-48 [Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.]

      v João 8:24 [Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.] {Opa, então Jesus diz que é Deus, mas nenhum Espírita aceita isso... Jesus é só um Ser Humano iluminado e evoluído... e agora?}

      v João 8:31-32 [Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.] {Na palavra de Jesus ou na dos homens que escrevem evangelhos segundo seus achismos? E quando der conflito, deverei me guiar por qual deles?}

      v João 8:55-59 [E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.] {Então, JESUS É MENTIROSO OU NÃO É? Pergunta bem simples, acho que a resposta deve ser simples tb.}

      v João 14:6 [Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.] {Então, o ÚNICO caminho para a Salvação é aceitando Jesus? Só isso! Que simples!}

      Excluir
    8. Tive de separar minha resposta em 3 partes. Peço desculpas pela extensão dos escritos, mas peço encarecidamente que todos leiam tudo antes de me responder.
      A 2ª parte: E o restante, são das Cartas de Paulo a várias Igrejas:

      v Gálatas 1:1 [Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)] {Ow... então Jesus realmente não era "homem algum"...}

      v Gálatas 1:3-12 [Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.] {E agora, faço o quê com todos esses "evangelhos" por aí? Pus a palavra Evangelho entre aspas, porque ela possui um significado verdadeiro... que quer dizer "Boas Novas"... em João, mais acima eu explicitei quais são essas Boas Novas... A vinda de Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. Só isso. Nada mais.}

      v Gálatas 4:16 [Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?]

      v Hebreus 9:27-28 [E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.] {Opa! Então NÃO existe reencarnação??? Hmmm entendo}

      v 1 Timóteo 1:15 [Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.]

      v Tiago 2:10 [Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.] {Acepção de pessoas como a que Rivail - vulgo Alan Kardec - fez quando disse: "O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas, não é belo em sentido absoluto, porque seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem exprimir as paixões violentas, mas não podem prestar-se a evidenciar os delicados matizes do sentimento, nem as modulações de um espírito fino." ou quando disse "Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos; como Espíritos, trata-se, sem dúvida, de uma raça inferior, isto é, primitiva; são verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar." ou quando disse "Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporalmente falando, jamais atingirá o nível das raças caucásicas;" - raça caucásica é o povo caucasiano, branco de nariz afilado etc. etc.. Isso é fazer acepção de pessoas? Tô achando que deve ser pior que isso... pra mim cheira a racismo dos brabos.}

      v 1 Coríntios 3:11 [Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.] {Pera, se ninguém tem o direito de mudar o que já foi dito, por que tantos espíritas insistem em fazer isso?? E devo crer em quem, no que disse Jesus e Paulo ou nos espíritas?}

      Excluir
    9. E a 3ª e última parte:
      2 Coríntios 11:13-15 [Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.]
      DROPS: “Ecl. 9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento” / “Ecl 9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” / “Ecl 1:3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?”
      LIVRO DOS SALMOS (146:4): “SAI-LHE O ESPÍRITO, VOLTA PARA A TERRA; NAQUELE MESMO DIA PERECEM OS SEUS PENSAMENTOS.”
      Tem mais estes aqui do Livro de Levítico (escritos por quem mesmo? Moisés! Jesus disse o que sobre Moisés? Vê lá em cima, em João 5:46-47 que eu pus pra vcs.):
      Lv. 19:31 [Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.]
      Lv. 20:6 [Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.]
      Lv. 20:27 [Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.] {Eu: E NÃO o Sangue dO Cordeiro, de Jesus Cristo, mas o próprio sangue do pecador. Então, morrerá; e não terá a vida eterna.}
      Deuteronômio {adivinha quem escreveu? Acertou se disse Moisés!} 18:10-12 [Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.]

      Excluir
    10. Peço desculpas por não ter cabido tudo em 3 partes como eu havia dito... a ratificação (reafirmação, reforço) do meu pedido/pergunta inicial não coube na 3ª parte... lá vai:

      Face aos versículos copiados e colados da Bíblia que pus mais acima (portanto, isentos por definição de qualquer preconceito de pastor A ou B/denominação evangélica / católica / cientologia / mórmons / etc. etc.), A 3ª REVELAÇÃO não é outra, senão a de João! Não tem pra que inventar outra se já foi dito qual é, de quem é e por meio de quem veio a nós: Qual seja o Apocalipse; de Jesus Cristo, dada por Deus; e por meio de João. É só ver a primeira linha desse livro. Apocalipse 1:1-3 [Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.]

      Agora quem dirá que crê nO Senhor Jesus, em Abraão, Moisés, ou em Mateus, Lucas, Marcos, João, Paulo ou quaisquer de seus Apóstolos mas NÃO GUARDA SUAS PALAVRAS?
      Antes que alguém venha tacar pedras em mim dizendo que "estou julgando o espírita/praticante de candomblé/etc. etc."... Eu não estou julgando A NINGUÉM! Tudo o que fiz foi COPIAR E COLAR DA BÍBLIA e incluí meus comentários entre as chaves, tudo bem separadinho. Julgo nesses comentários somente O QUE SE DIZ, não as pessoas que dizem. Só Jesus tem autoridade conferida por Deus para fazer julgar pessoas (acho que até citei na 1ª parte em qual versículo de João que isso está escrito). A nós, seres humanos pensantes e com livre-arbítrio, nos foi ORDENADO que analisemos e julguemos a TUDO O QUE FOR DITO. (1º Tess. 5:20-22 --> 20Não trateis com desdém as profecias, 21mas, EXAMINAI TODAS AS EVIDÊNCIAS, retende o que é bom. 22Afastai-vos de toda a forma de mal. / 1º Cor. 14:29 --> Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros JULGUEM COM ZELO TUDO o que foi DITO.) Meu pedido é para que o irmão Roberth ou qq um que se sinta capaz, me esclareça como os trechos da Bíblia podem compactuar com o espiritismo?

      Obrigado pela atenção em ler com carinho o que escrevi! Que Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Opa.
    Quando tiver tempo pesquise sobre Conscienciologia.

    Até!

    ResponderExcluir
  4. legislando em causa propria...

    ResponderExcluir
  5. Cara.. eu compartilhei sua matéria no facebook!

    Devo dizer que realmente foi mto boa. Só não gostei da imagem vinculada pra chamar atenção. Quem bate o olho e não entra aqui, só vai achar AINDA MAIS coisas horriveis sobre o Espiritismo, e isso eu não achei legal MESMO. Infelizmente não é todo mundo que lê...
    Eu entrei pronta pra XINGAR pois realmente odiei ter essa imagem vinculada ao espiritismo!

    Mas de qualquer forma, parabéns por postar, quem efetivamente ler, vai poder ser esclarecido de alguns conceitos pré estabelecidos pela sociedade... que sempre julga sua religião como sendo melhor que a do próximo. Jesus se envergonharia! (faltou dizer que seguimos os ensinamentos de Jesus!)

    Enfim.. matéria boa cara, só acho que vc deveria ter escolhido outra imagem pro seu post. Seria bem mais justo da sua parte, e não apenas uma jogada de mkt... ;)

    ResponderExcluir
  6. o texto esta otimo mas qual o motivo de imagens de pseudo espiritos e do uso falso do eu um pentagrama ??? sem zoa imagens q não têm nada a ver com o texto em si tira sua credibilidade completamente e outra vc como psicologo deveria saber disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a Ver essas imagens viu! Principalmente por causa do pentagrama

      Excluir
    2. Não! Não tem, o espiritismo não usa nenhum tipo de imagens, nem esculturas, estátuas, figuras, etc. E não invocamos demônios.

      Excluir
  7. a e so pra constar pentagramas são ultilizados para aprisionar energia negativa e não para envocar demônios(e isso não é usado no espiritismo)seu genio

    ResponderExcluir
  8. As imagens não foram colocadas aí por acaso. Foram colocadas justamente para contrapor a ideia que eu tinha de espiritismo e o que realmente é. Elas não servem apenas como jogada de marketing como a lívia disse: serve para a pessoa fazer uma espécie de dialética consigo mesmo - ou seja tese, antítese e síntese. Ela vai pegar aquilo que ela achava que era (ou seja, as imagens), comparar o aquilo que é de fato (o texto) e ter um novo conceito. Ela perceberá o quanto estava enganada e vai parar de julgar e consequentemente a partir daí achar ridículas estas imagens. Entendido?

    As imagens dos pseudo-espíritos e do pentagrama faziam também parte do imaginário do povo (digo isso partindo do meu, antes de conhecer). Então, quem conhece, vai achar absurdo mesmo, mas quem não conhece vai achar normal. E as imagens chamam atenção pra isso. Ponha um pouco de psicologia na sua vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero oferecer o texto abaixo ao irmão ODACYR ROBERTH, que entendo ser interessante.
      CAPÍTULO IV – EVANGELIO SEGUNDO O ESPIRITISMO
      Assim diz hoje o Espiritismo aos seus adeptos. Não violenteis nenhuma consciência; não forceis ninguém a deixar a sua crença para adotar a vossa; não lanceis o anátema sobre os que não pensam como vós. Acolhei os que vos procuram e deixeis em paz os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras de Cristo: Antigamente o céu era tomado pela violência, mas hoje será pela caridade e a doçura. Quero seguir sempre este ensinamento que o Espiritismo nos ensina, para que eu não venha ferir sensibilidades ou seja, respeitar nossos irmãos de outras crenças, e que eles venham também respeitar a nossa. Este texto diz tudo como devemos nos comportar, principalmente quando o assunto é RELIGIÃO. Nos meus 77 anos de vida, aprendi que quatro olhos enxergam mais que dois, e que duas cabeças pensa melhor que uma. imaginemos num grupo maior, unidos num estudo sério, porém, sem vaidade, sem preconceito, sem orgulho, sem fanatismo poderiamos crescer no conhecimento de qualquer assunto, principalmente no tocante a religiosidade? Meditem meus irmão, não percamos tempo, vamos nos despojar de nossas vaidades e aprendermos juntos. Fiquem com Deus e com o Mestre Jesus.

      Excluir
    2. O senhor poderia me esclarecer, por gentileza, como um "espírito" que manda um homem mortal escrever o que o sr. Rivail escreveu pode ser um "espírito de luz"?

      COMENTÁRIO ANTERIOR:
      O Amor de Cristo que excede a todo entendimento é incondicional e irrestrito. Ele nos ama a todos e nos fez a todos à Sua Imagem e Semelhança. Indistintamente. Mantenham isso em mente, sempre.



      EXCERTOS:


      Allan Kardec, Obras Póstumas, 1ª Edição, Edições CELD, Rio de Janeiro, 2002; p. 252.
      “Do que precede, pode-se concluir que a beleza real consiste na forma que mais se afasta da animalidade, e reflete melhor a superioridade intelectual e moral do espírito, que é o ser principal. O moral influindo sobre o físico, que ele apropria às suas necessidades físicas e morais, segue-se: 1o) que o tipo da beleza consiste na forma mais apropriada à expressão das mais altas qualidades morais e intelectuais; 2o) que à medida que o homem se elevar moralmente, seu envoltório se aproximará do ideal de beleza, que é a beleza angélica. O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque seus traços grosseiros, seus lábios grossos acusam a materialidade dos instintos; eles podem bem exprimir as paixões violentas, mas não poderiam se prestar aos matizes delicados do sentimento e às modulações de um espírito fino.(20)”


      Allan Kardec, Perfectibilidade da Raça Negra, Revista Espírita Jornal de Estudos Psicológicos ANO V, ABRIL DE 1862, No 4, pp. 150-151.
      “Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido querer instrui-los. É uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz.” A teoria que acabamos de dar permite encará-los sob outra luz. Na questão do aperfeiçoamento das raças, deve-se sempre levar em conta dois elementos constitutivos do homem: o elemento espiritual e o elemento corporal. É preciso conhecer um e outro,e só o Espiritismo nos pode esclarecer sobre a natureza do elemento espiritual, o mais importante, por ser o que pensa e que sobrevive, enquanto o elemento corporal se destrói. Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos; como Espíritos, trata-se, sem dúvida, de uma raça inferior23, isto é, primitiva; são verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar. Mas, por meio de cuidados inteligentes é sempre possível modificar certos hábitos, certas tendências, o que já constitui um progresso que levarão para outra existência e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições. Trabalhando em sua melhoria, trabalha-se menos pelo seu presente que pelo seu futuro e, por pouco que se ganhe, para eles é sempre uma aquisição. Cada progresso é um passo à frente, facilitando novos progressos. Sob o mesmo envoltório, isto é, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças são perfectíveis somente em estreitos limites, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporalmente falando, jamais atingirá o nível das raças caucásicas; mas, na qualidade de Espírito, é outra coisa: pode tornar-se e tornar-se-á aquilo que somos. Apenas necessitará de tempo e de melhores instrumentos. Por isso as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecerão sempre selvagens; porém, à medida que as raças civilizadas se espalham, as selvagens diminuem, até desaparecerem completamente, como aconteceu com a raça dos Caraíbas, dos Guanches e outras.”

      Excluir

    3. Allan Kardec, Perfectibilidade da Raça Negra, Revista Espírita Jornal de Estudos Psicológicos ANO V, ABRIL DE 1862, No 4,, pp. 146-147.
      “Tomemos para exemplo o instinto da destruição. Ele é necessário porque na Natureza é preciso que tudo seja destruído para se renovar. Por isso todas as espécies vivas são, ao mesmo tempo, agentes destruidores e reprodutores. Mas o instinto de destruição isolado é um instinto cego e brutal; impera entre os povos primitivos, entre os selvagens cuja alma ainda não adquiriu qualidades reflexivas próprias a regular a destruição em justa medida. Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador,um artista? Não;é materialmente impossível.”
      p. 147[...] “Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências? Dir-se-á que poderá progredir como Espírito, sem voltar à Terra. Mas, então, por que nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa e não na Oceania? em corpos brancos, ao invés de corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se só se progride como Espírito? Por que Deus nos liberou da longa rota percorrida pelos selvagens? Seriam nossas almas de natureza diversa das suas? Por que tentar torná-los cristãos? Se os tornais cristãos, é que os olhais como vosso igual perante Deus. E se é vosso igual perante Deus, por que Deus vos concede privilégios? Por mais que façais, não chegareis a nenhuma solução, a menos que admitais para nós um progresso anterior e para os selvagens um progresso ulterior. Se a alma do selvagem deve progredir posteriormente, é que nos alcançará; se progredimos anteriormente,é que fomos selvagens,pois se for diferente o ponto de partida, não haverá mais justiça, e se Deus não for justo, já não será Deus.”
      p. 149 [...] “O exame frenológico dos povos pouco inteligentes constata a predominância das faculdades instintivas e a atrofia dos órgãos da inteligência. Aquilo que é excepcional nos povos avançados é a regra em certas raças. Por quê? Será uma injusta preferência? Não; é sabedoria.”
      [Nota pessoal: já enojado com esta literatura, digo: se é esta A sabedoria que existe, eu a recuso e prefiro morrer como tolo que sou. Cor de pele e etnia NÃO são Raças no sentido da Ciência Biológica. São genótipos e fenótipos, como a cor dos olhos. Dizer que a cor da pele ou etnia o tornam superior é ultrajante. Isso pra deixar totalmente de fora as implicações religiosas de uma fé que faz esse tipo de higienização étnica.]
      p.149 [...] “Arago entre os selvagens, com todo o seu gênio, será tão inteligente quanto o pode ser um selvagem, e nada mais; jamais será, numa pele negra, membro do Instituto. Seu Espírito induziria o desenvolvimento dos órgãos? Órgãos fracos, sim; órgãos rudimentares, não22.”


      Allan Kardec, A Gênese: os milagres e as predições segundo o espiritismo / por Allan Kardec; tradução de Albertina Escudeiro Sêco; [revisão técnica, atualização de conhecimentos em geral e de termos técnico-científicos, ampliação com ilustrações e legendas Cláudio Lirange Zanatta]. 1. ed. — Rio de Janeiro: CELD, 2008. Tradução de: La Genèse: Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme ISBN 978-85-7297-418-9 [A como eu gostaria de ver uma versão original em francês, sem modificações e nenhuma “atualização de conhecimentos em geral e termos técnico-científicos... decerto que seria ainda mais insuportável de ler.]
      “Encarnação dos espíritos - 31. O progresso, portanto, não foi uniforme em toda a espécie humana. Como era natural, as raças mais inteligentes adiantaram-se em relação às outras, sem levar em conta que espíritos recém-nascidos para a vida espiritual, vindo encarnar na Terra junto com os primeiros que chegaram, tornaram mais sensível a diferença quanto ao progresso. Com efeito, seria impossível atribuir à criação dos selvagens, que mal se distinguem do macaco, a mesma antiguidade que a dos chineses, e menos ainda, que a dos europeus civilizados.”

      Excluir

    4. Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Departamento Editorial e Gráfico Rua Souza Valente, 17 20941-040 – Rio de Janeiro-RJ – Brasil. p. 190.
      “À vista da sexta interrogação acima, dirão naturalmente que o hotentote é de raça inferior. Perguntaremos, então, se o hotentote é ou não um homem. Se é, por que a ele e à sua raça privou Deus dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é, por que tentar fazê-lo cristão?”



      COMENTÁRIOS ULTERIORES:
      Para aqueles que diriam algo como: “para entendermos isso temos de observar o contexto social da época, em que o preconceito racial era algo natural e presente em toda a sociedade, todos pensavam assim” eu digo: Ponha-se no lugar dos escravizados, agredidos, discriminados ou tratados como menos que animais em qualquer Era da Humanidade e você perceberá que não há Justificativa para uma barbárie dessa qualidade! Além disso, sempre houve quem não compactuasse com o preconceito, a escravidão, com o subjugar outro ser humano. E esses venceram a ganância e a barbárie desses valores degradados de algumas classes sociais e a maior parte do mundo de hoje abomina atos assim. Como pode alguém querer encontrar qualquer coisa que seja para tornar justo e tragável uma tese dessas? Só para que sua própria fé tenha sustentação? Quanto egoísmo! Pobre dos que dependerem de uma caridade que tenha por base algo degradado, imoral e egoísta como essa ideia de superioridade racial. O mundo já não sofreu o bastante com os problemas que filosofias assim causaram na última Grande Guerra com os Nazistas?
      A mente humana é infinita, como diria W.Blake, e pode achar explicação e justificativa (aparentemente) plausível para quase tudo. Quando não encontra, entra em crise. E, não superada a crise, enlouquece. Muitos, porém, são menos críticos com a Realidade que se apresenta diante de seus olhos e deliberadamente tomam a decisão de não serem argutos sobre ela. Os alemães assim o foram com todos os achados e teorias relativos a superioridade da ‘Raça Ariana’ sobre ‘todas as outras’, tanto o foram que viram justificativas embasadas no Método Científico. Culminando com justificativas outras para subjugar e exterminar os que não se submetessem. Diga-me, como pode uma teoria que diz que os povos caucásios são física, moral e espiritualmente superiores a todos os outros que existem nesta Terra estar correta enquanto que outra que diz por sua vez que são os povos arianos quem são os superiores estar errada? Como pode a justificativa do contexto se aplicar somente a UMA dessas duas?? Isso é um sofisma, uma falácia lógico-argumentativa. Não possui sustentação lógica (a lógica é um ramo da filosofia) ou filosófica qualquer.

      Excluir
    5. [...]
      Pense no seguinte: o homem é homem a qualquer tempo. Sua sede por satisfação carnal e material ‘sempre’ existiu (desde a Queda). Mas houve Um que cumpriu a Lei. Um que, nos tempos antigos, ordenou que um Anjo visitasse Filipe e ordenasse que ele pregasse a Palavra para um etíope eunuco! Preciso descrever qual é a característica racial de um etíope para você? E quanto ao status social pior que o de um pária para quem fosse eunuco, precisa? O sujeito não tinha valor social nem humano para as pessoas da época, sua vida não valia nada (e ainda há quem pense hoje em dia que não valeria o esforço). No entanto, o Apóstolo Filipe não pensou duas vezes e correu ao lado da carruagem do sujeito falando para ele, até que fosse chamado a subir!!! Você consegue imaginar Kardec fazendo isso ou mandando alguém fazer isso em sua época?? Ele se perguntaria (como de fato se perguntou) “por que tentar fazê-lo cristão?”. Pense: por que deveria eu buscar justificativas para tornar aceitável essa patente discriminação racial do Espiritismo e não a dos nazistas? Se em fundamento ambas são pura e simples discriminação racial, dizendo que o ‘branco’ é superior às outras ‘raças’ em todos os aspectos, por que em uma delas temos de fazer vista grossa com isso e com a outra, não?
      Você que me lê, deixo isto para sua reflexão: Por que deveria um Ser Humano dedicar seu Espírito, seu Tempo e sua Vontade em tomar Alento e alimentar uma crença de um homem falho, imperfeito, corruptível pelas vontades de sua mente, carne e espírito e ainda confrade de ideias tão abomináveis? E ainda mais quando esse homem lança dúvidas sobre Outro (que não é apenas um Homem) que é Perfeito e Incorruptível? E se o primeiro diz que esse Último não é tudo quem diz ser, por quê deveria alguém crer nesse primeiro homem quando se vê tantas falhas de caráter (como essas que lancei há pouco) e apostatar do Último, sobre quem NUNCA SE ACHOU NENHUMA FALHA, MÁCULA OU DESVIO? Jesus Cristo é O Senhor! A Ele, toda Honra, toda Glória, todo Louvor!

      Que O Senhor Jesus Cristo nos abençoe com Sua sabedoria!

      Excluir
  9. P.S.: E para dar uma compreensão melhor de tudo que eu disse, pode-se observar a imagem final, que resume tudo em "e agora, o que você vai fazer com essas informações? Continuará a julgar?". Então, busque antes compreender a mensagem do texto para depois julgar amaneira como ele e suas imagens foram organizadas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. ''Não sou um estudioso formal, nem nada que se possa classificar como um conhecedor profundo da doutrina''
    Vá estude o livro dos espíritos e o evangelho do segundo espiritismo,se quiseres comentar sobre o nosso trabalho.

    Espiritismo não é religião,pois não é uma crença,acreditar e ser são um tanto quanto verbos diferentes. Espiritismo são os dois lados e tantos outros por completo,está em tudo.

    sem ignorância, preconceitos , esteriótipos e
    competitividade religiosa sem sentido.
    onde só há amor ao conhecimento, ao próximo ,a Deus e ao poder inerente a Ele e a todos nós.Tudo isso e muito mais.

    ResponderExcluir
  11. Não concordei em partes da pergunta n°5, saber do passado é sim importante para que possamos concertar e harmonizar nossos erros de vidas passadas, é o que faz a terapia de vidas passadas, o espiritismo é contra, pórem é uma forma autorizada por Deus, pelos mentores espirituais do astral superior para concertarmos erros passados e saber qual é nossa missão sobre esta terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o q pode encontrar na busca de seu passado, quem sua pessoa é hoje pode muito bem te dizer quem foi, em outras vidas, suas qualidades boas ou más, e a profunda observação de suas atitudes te dirá facilmente quem foi, assim como a atenta observação de quem foi Jesus Cristo, fará perceber o q é conveniente mudar nas atitudes nos erros e nos acertos. Pense, se Deus nos livrou de saber de nossos erros do passado, foi por amor, além do mais, nem sempre o q descobrimos nessas nos farão bem, imagine q descubra q em vez de um rei, q tenha sido um carrasco nazista q matou centenas de pessoas em câmaras de gás, eu não sei vc, mais sem conhecimento do espiritismo, provavelmente não suportaria, e tiraria minha a própria vida, sem dizer q algo q possa descobrir, possa te induzir a voltar a pratica do mesmo erro, como o ódio de uma pessoa de outra encarnação, q hoje convive com ela e lembra-se do q ela tenha feito de mal, pode fazer com q mude e em vez de perdoa-la como ensina o evangelho, passe a persegui-la, a repudia-la.

      Excluir
  12. Uma coisa me chamou atenção, vc diz que é evangélico, e a maioria dos evangélicos tem uma visão extremamente conservacionista, e com isso se tornam preconceituosos, mas vc, sendo evangélico, deu um belo exemplo de como ser cristão, pois não julga o espírita e nem prega sua condenação ao fogo eterno...

    Parabéns pela sua atitude, sou espírita e lhe agradeço, quem dera se nas religiões evangélicas tivessemos muitos pastores com o pensamento que vc tem...

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, Luiz Fernando. Eu já li um livro espírita que dizia que uma evangélica desencarnou, como vcs dizem, e foi para um lugar até bom, pq ela era uma boa pessoa, mas que ficou muito decepcionada pq as coisas não eram como ela acreditava, mas, sim, como os espíritas diziam que era. É fato que isso mostra que vcs tb não concordam conosco. Sou evangélica, mas, ao contrário do autor do blog, eu conhecia várias coisas de espiritismo, tenho parentes que são, foi uma tia minha que me deu esse livro...então, eu não tinha "visão preconceituosa", aliás, existem evangélicos que podem até ser pessoas não muito boas, mas isso existe em toda parte, não pense que não ocorre no espiritismo, como se os espíritas fossem seres superiores e melhores, isso é do ser humano e ocorre em qualquer lugar.

      Mas se cremos em coisas que vcs tb consideram um engano, como percebi pelo livro Violetas na Janela, que li, e vc tb disse que nossa visão é conservacionista, mas apenas o que fazemos é crer diferente de vcs. Cremos na Bíblia como palavra de Deus, e lá está escrito tudo o que vocês não crêem ser verdade. Isso não é visão conservadora, como se vcs fossem os modernos, nem é ser preconceituoso, pois senão eu vou achar que vcs tb são; isso é crer diferente.

      E outra: como eu já disse, eu não tinha essa visão estereotipada do espiritismo, e há tempos sei o que vcs pensam de vcs mesmos, a visão que vcs têm, e tb a visão que o povo sem conhecimento tem, mas considero que a minha não é nenhuma das duas, no entanto, creio bem diferente e isso não é julgamento, é discordar. E se vc se incomoda por os evangélicos dizerem que os espíritas vão pro inferno, eu tb me incomodei pelos espíritas julgarem que nós ficaremos como aquela moça do livro, deprimida e decepcionada quando se for deste mundo. Então, estamos quites.

      Excluir
    2. Sou espírita e desejo compartilhar o que observo a respeito do livro que você citou: Violetas na Janela. Esse é um romance que foi psicografado pela médium Vera Lucia Marinzeck,ditado por um espírito. Isso não significa que o mundo espiritual seja sempre assim para todos, sem exceção. Segundo o que tenho aprendido na doutrina espírita, as pessoas que chegam ao mundo espiritual irão para ambientes equivalentes a sua situação moral. As que já tenham condições, receberão as verdades adequadas ao seu entendimento, não para julgar segundo alguma religião. A visão do espírito que ditou a história não representa os ensinos da doutrina espírita, nãoo se trata de uma verdade absoluta. O mundo espuiritual não é só uma vida eterna de contemplação, sem trabalho, sem aprendizado. A maioria de nós guarda essa tendência de tomar uma informação como uma verdade absoluta e agir conforme o que entende do que viu. Cito como exemplo a reação dos católicos, quanto à publicação do livro O Código da Vinci. Trata-se de um escritor que utilizou relatos históricos da passagem de Jesus pela Terra e montou uma história fictícia. As pessoas tomaram aquilo como verdade, consideraram uma ofensa e reagiram negativamente. Existem as religiões baseadas nos textos sagrados e existem as interpretações do que os seus participantes divulgam. Como somos moralmente imperfeitos e precisamos nos evangelizar, ou seja, seguir os ensinos do Cristo na prática, ainda vamos cometer alguns equívocos. A mediunidade não é atributo exclusivo da doutrina espírita. Existem médiuns por toda parte. Os carismáticos na igreja católica, as revelações do Espírito Santo nas igrejas evangélicas, os médiuns na doutrina espírita. O problema não está nas religiões, nem nas profissões, nem na condição social. Os problemas que a Humanidade enfrenta são oriundos da condição moral dos irmãos que ainda não entenderam que tudo pertence a Deus e que as coisas materiais e posições no mundo são ferramentas temporárias para construírmos a nossa evolução moral em conjunto, para o Bem. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Fico feliz que procure refletir sobre o que é certo, segundo as leis de Deus. Continue seguindo o seu coração. Podemos agir como cristãos em qualquer parte. Existem alguns ateus que agem de maneira mais cristã com relação ao próximo, melhor do que eu ou outra pessoa qualquer que se diga religioso. (anonima)

      Excluir
  13. Muito Útil... pois voce enxergou realmente como funciona a doutrina. Para mim, eu devo ver sempre todas as teorias possiveis para acreditar numa... eis que a mais "interessante" era o espiritismo. Valeu, cara e parabens por abrir os olhos para outras teorias. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  14. Quanto as religiões de umbanda que também são chamadas de espiritas é sim uma verdade, no espiritismo existem várias linhas, a qual você se referiu no texto se chama Espiritismo de linha Kardecista, por ter sido feita por Allan Kardec, portanto existem muitas linhas do espiritismo, mas a mais famosa é a kardecista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amy, na verdade os termos Espirita e Espiritismo foram cunhados por Allan Kardec para designar e diferenciar "a nova" doutrina que surgia. As demais religiões, como a Umbanda, Camdomblé, Quimbanda e etc são espiritualistas. Os espíritas adotaram o nome kardecista para ficar claro a qual grupo fazem parte, ainda que já tivessem um nome próprio que fora apropriado por outros.

      Excluir
    2. ANÔNIMO, sou espírita, vc. explicou com propriedade, somente pode ser considerado ESPIRITISMO o que procedo da Codificação de ALLAM KARDEC, todas as outras são espiritualistas. IGREJA CATÓLICA, UMBANDA, CANDOMBLÉ, BUDISMO, QUIMBANDA E OUTRAS MAIS. É importante esclarecer muito bem essa questão, para que ninguém coloquem todas no mesmo saco, quero deixar bem claro, respeito todas as Religiões, só não tolero, IGNORÂNCIA E FANATISMO, essa praga que não faz crescer.

      Excluir
    3. Sou espírita e compartilho com vocês algo que aprendi em uma palestra que assisti sobre a parte histórica do espiritismo no Brasil: na época do governo Vargas, foi decretada uma lei proibindo o funcionamento dos centros de umbanda, macumba e candomblé, exceto os centros espíritas (espiritismo cristão, segundo a codificação de Kardec). Então, os outros, para continuarem a professar seu credo, mudaram as placas para centro espírita. A Constituição garantiu o direito ao credo, mas os nomes nas placas não e isso acabou se perdendo no tempo e gerando a confusão atual para quem não consegue diferenciar e considera tudo uma coisa só.

      Excluir
  15. sem querer defamar ninguem, vc não é evangélico, vc é espirita e de alguma forma kiz ludibriar outras pessoas querendo passar uma boa imagem da sua religião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reconhecer q o outro tem ensinamentos bons, dentro do evangelho é uma questão de inteligência e não de religião, ponha uma coisa em sua cabeça amigo, perante ao evangelho divino não existe inimigos, o inimigo é aquele q nega a Cristo em atitudes, dialogar, defender um pensamento, até eu o fiz quando vi um evangélico sendo insultado sem merecer, como já vi ao contrário, nem por isso deixamos de ser o q somos cristão. Veja tem muito pastor q fez faculdade de teologia q sabe respeitar os espíritas, os católicos, e até mantém diálogo, porque quem tem convicção no crê, não muda facilmente e acresce conhecimento a qualquer doutrina. Prova disso foi pastor Nehemias Marien (in memorian), teólogo, professor e escritor presbiteriano q defendia a reencarnação, mais nem por isso deixou de ser evangélico, e era convidado para falar até no meio espírita, estabelecia diálogo com todas as doutrinas, respeitosamente, o Pastor Caio Fabio, é outra pessoa q não acredita no espiritismo mais respeita, tem amigos espíritas, nem por isso se converteu a nossa doutrina, porta não esta difamando o autor do blog, mais uma pessoa q não é preconceituosa muito bem pode ser evangélica, além do mais se convivesse com espíritas saberia q não existe tentativa de enganar ninguém somos o q somos, espíritos imperfeitos tentando se corrigir, erramos como um evangélico, como um católicos, afinal somos humanos e reconhecemos nossa fraqueza. Não somos todos espíritos evoluidíssimos como vi em algum comentário a cima, mais em nosso meio existem pessoas q são, assim como reconheço q exista em seu meio evangélico, no meio dos católicos, pessoas destas são presentes divinos para q tenhamos um parâmetro mais próximo a nossa realidade, pois dizer q o parâmetro é somente Cristo, seria não reconhecer q tal evolução do mestre esta longe de nossa condição de evolução e de nossa realidade, espelhar-se em Cristo sim, achar q próximo estamos dessa realidade, é se enganar, porque longe desta estamos. Paz e luz, aprenda a dar um voto de confiança, se fosse um blog espírita, dando ouvido a compreender o q protestantismo, talvez não ficasse tão ofendido ou com intuito de desmascarar o autor.!

      Excluir
    2. Sou espírita e compartilho com você a minha opinião: As religiões que se baseiam nos ensinos de Jesus, que veio a este mundo para trazer o Reino de Deus aos corações, pelo entendimento (não para violentar as consciencias), são inatacáveis. Mas todos nós sem exceção, seguindo alguma religião ou não, expressamos o que entendemos da nossa crença. Não somos perfeitos, não sabemos tudo o que Deus sabe. Ainda estamos em evolução, assim como tudo o que existe no Universo. A nossa Verdade será sempre relativa a nossa capacidade de compreensão, pois vai sendo revelada a nós com a permissão de Deus, quando já podemos recebê-la. Será sempre incompleta porque Deus é eterno, o Universo é infinito e Ele está sempre criando... Ele permite as diversas religiões porque diferentes são os niveis de entendimento e todos nós precisamos conhecer de alguma forma a existência de uma força maior que governa tudo. Por isso, Jesus nos ensinou ou "não julgueis". Por isso, respeito a sua opinião, porque se baseia na parcela da verdade que você aprendeu a conhecer. Também demonstra sua preocupação em compartilhar com as pessoas o que seja a Verdade para você. Para mim, isso é desejar o Bem, alertar as pessoas agradeço por isso. (anônima)

      Excluir
  16. pq que na frança onde o espiritismo surgiu praticamente não existe mais espiritas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TOTTI, na França não existem mais Espíritas porque lá não estão nem aí com religiosidade, eu e minha esposa visitamos a Espanha, França e Portugal, visitei muitas Igrejas na Espanha, elas estavam vazias. Conhece aquele ditado, Santo de Casa não faz Milagre, pois é KARDEC também não conseguiu fazer milagre, mas no Brasil sim, por ser o povo brasileiro mais religioso, concorda comigo irmão, dê sua opinião. Fique com Deus.

      Excluir
    2. VOCE LEU APENAS UM LIVRO DE UMA DOUTRINA DE 5000 LIVROS E TEM OPINIÃO FORMADA?

      Excluir
    3. Acontece o mesmo que aconteceu nas terras por onde Jesus passou... Os judeus ainda aguardam a vinda do Messias, muitas guerras... A codificação de Kardeck vem relembrar tudo o que Jesus falou e é como as sementes da parábola do semeador... caiu num terreno fertil... um país que não tem uma história secular de povo guerreiro, pois é um povo formado por várias raças: indígenas, brancos, negros, amarelos... Um livro publicado pela Federação Espírita Brasileira, "Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" fala sobre o trabalho da Espiritualidade Superior preparando a transferência desses conhecimentos e da bandeira do Evangelho para o Brasil. (anonima)

      Excluir
  17. "DEfamar" ?Ahaha!Totti aprenda a escrever primeiro pra depois poder fazer críticas.Se um espírita pode se passar por evangélico, porque um evangélico não poderia se passar por espírita?Eu já fui evangélico e hoje não tenho religião e conheço as várias espécies de pessoas que se dizem evangélicos. Você parece ser daquele tipo que não respeita opniões alheias e acha ser o iluminado.Se o autor desse artigo é espírita e se apresentou como evangélico, tiro o chapéu pra ele por causa da humildade que pessoas presunçosas como você não tem.
    Meu amigo, se liga, caia na real.Vivemos aqui no planeta Terra sabe? Vivemos em um grupo de pessoas chamado Sociedade.Todos os dias você vai ter de conviver com pessoas que não pensam igual a você.Se enfiar uma verdade absoluta na cabeça e começar a ter medo das pessoas que pensam diferente a convivência não vai ser saudável.
    Falando na sua língua, você vai ver exemplos na Bíblia que até Deus dialoga com o Diabo (que são antíteses), como por exemplo, no livro de Jó.Se Deus dialoga de forma civilizada com o Diabo (e olha que eles estão em planos diferentes) quanto mais o ser humano que está sob o mesmo céu e sobre a mesma terra deve respeitar o próximo pra ter uma boa coexistência.

    ResponderExcluir
  18. Amy.

    O que você disse a respeito de linhas de Espiritismo não existe.

    A palavra Espírita nem existia, Alan Kardec a criou justamente para diferenciar Espiritismo originado dos estudos dele, de outras formas de manifestações religiosas.

    Enfim Espiritismo é Espiritismo, não existe espírita Kardecista, espírita umbandista, espírita X ou Y.

    (O livro dos espíritos em sua introdução explica isto, já no início para que os estudiosos iniciantes já não mais tenham duvidas).

    ResponderExcluir
  19. Só não sei pra que colocar essas imagens que lembram coisas satânicas, nem parece que voce está tentando desmentir isso...

    ResponderExcluir
  20. na verdade, o termo espiritismo realmente não pode ser aplicados as demais religiões espiritualistas por ser um termo utilizado pela primeira vez por Kardec. O que existem são outras doutrinas espiritualistas... As quais desconheço e não posso distinguir com tanta precisão. A priori, pensei que encontraria aqui um texto preconceituoso, mas me surpreendi, até mesmo com as imagens horrorosas que vi, representando a doutrina que é puramente paz, amor e caridade, as máximas do Cristo. Não considero o espiritismo uma reigião pq, até quando eu era evangélica, sabia que RELIGIÃO seria o Cristianismo. Espiritismo é apenas uma de suas ramificações e, para quem acha que não seguimos os ensinamentos do Mestre Jesus, não conhece absoutamente nada sobre nós.
    Agradeço a boa vontade de postar sobre isso.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Juliana, Jesus falou em céu, em inferno, em tudo isso, vc deve saber, já foi evangélica. Os evangélicos tb pregam amor, paz, caridade... e até fazem muitas coisas boas. Se existem pessoas evangélicas ruins, no espiritismo tb existe, existe falsidade e tudo, pois isso não é de A ou B, é do ser humano. Vcs não são pessoas melhores que os outros.

      E no caso, vcs seguem apenas em parte o que Jesus ensinou, pois vcs podem fazer o bem, mas não crêem na doutrina dele. Nem vou entrar no mérito de qual seja essa doutrina, vc, que já foi evangélica, deve ter lido a Bíblia e o que tá escrito.

      E outra: o espiritismo, como descrito no blog, pode não ter surgido como uma religião, mas se tornou uma, sim, embora neguem tanto, nem sei pq: religião significa religar, no caso, religar o homem a Deus; o espiritismo faz isso, sim, ensinando que pelas boas obras e pelas várias encarnações o homem se aperfeiçoa a si mesmo, e vai se aproximando cada vez mais de Deus. Isso é uma forma de religar o homem a Deus.


      Excluir

    2. JULIANA, o que te levou deixar de ser Evangélica para abraçar o Espiritismo, ou não entendi bem sua colocação? Fique com Deus irmã..

      Excluir
  21. A paz do Senhor jovem, vc esta esquecendo os principios de sua propria religiao, a biblia é muito clara quanto aos mortos, (consulte Levítico 19:31);
    Ah e sobre termos mais de uma vida (consulte Lucas 16:19-26);
    e tenha certeza, nao sou em quem falo estas coisas, todas estao na biblia.
    Uma dica, antes de publicar artigos como este procure a orientacao do seu pastor ele sabera lhe orientar de forma clara e verdadeira!

    Que Deus esteja contigo!
    abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que vocês se limitam somente a "Bíblia " e ao "Pastor", vocês deveriam abrir a mente e aceitar que existem fontes de conhecimento além destas duas opções, na minha opinião a verdadeira fé é somente aquela que pode encarar a razão(ciência) face-a-face em todas as épocas da humanidade, uma religião que tenta conquistar seguidores pelo medo, com certeza não estimula amor; Agora porque quando um evangélico decide pesquisar sobre o espiritismo ao invés de julgar e tem a humildade de compartilhar a informação vocês ficam TÃO DESESPERADOS? Meu caro a vida e morte não se resume somente em "Pastor" e "Bíblia"

      Excluir
    2. A paz do Senhor Irmão, Meu nome é Roberto Cardoso, sou Espirita e casado com uma Evangélica a 03 anos, sou batizado na igreja Avivamento Bíblico e convido ao Sr. Irmão a assistir o link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=B0AkhEHtkk8 no you tub e em referencia a sua questão de levítico 19 veja em números o que moisés respondeu quando dois médiuns estavam falando com os espíritos mas só o vídeo já vai ser esclarecedor na questão de como foi escrita a bíblia. a paz do senhor. ( Ver Marcos 09, quem não contra mim esta a meu favor palavras de jesus). o Espiritismo não prega religião o próprio Allan Kardec nos diz no evangelho Segundo o Espiritismo, que devemos buscar uma instituição Religiosa afim de estudarmos os ensinamentos de Jesus.

      Excluir
    3. UNKNOWN, nós nos limitamos ao que pra nós é verdadeiro. Eu falo por mim, não me limito a pastor. Sim, existem muitos evangélicos que se limitam demais a pastores, que são pessoas com bom conhecimento, sim, mas o pastor mais importante de todos é Cristo. E sim, existem outras fontes de conhecimento. Mas conhecimento de quê? Eu sempre vou a várias e várias fontes de conhecimento, só para chegar a conclusão de que DISCORDO de todas elas!

      Se nós, evangélicos, resolvemos crer na Bíblia como palavra de Deus, todas as fontes de conhecimento que ensinarem algo completamente diferente e em contradição ao que está na Bíblia, que é o que cremos, nós não podemos considerar aquele conhecimento verdadeiro; isso não é preconceito é COERÊNCIA!

      E a ciência não tem a ver com fé. Ela é muito importante, mas trata das coisas NATURAIS, que podem ser examinadas no plano físico. Enquanto que a religião trata do SOBRENATURAL, que não pode ser provado cientificamente, mas entendido apenas pela fé, que é o firme fundamento das coisas que não se vêem. Não é assunto da ciência.

      Se existem ou existiram religiosos que querem convencer os outros por medo, isso é do ser humano, mas Jesus pregou o amor e na Bíblia tá escrito que o verdadeiro amor lança fora todo medo. Quem crê em Cristo está liberto de qualquer medo. Eu, pelo menos, sigo e creio no Cristianismo, não em igrejismo, em pastorismo...

      E se há alguém evangélico aqui falando do texto do blog, é pq o autor parece mesmo se esquecer que não é só pelo preconceito do povão que não cremos no espiritismo, mas pq, mesmo o espiritismo correto, como descrito no texto, está em contradição com o que nós, evangélicos, cremos. Da mesma forma que vcs tb nos acham seres retrógrados, mente fechada, sem conhecimento, pois já foi falado por outra pessoa, que temos visão conservacionista, vc mesmo falou que somos assim, e tudo o que colocamos, apenas discordando de vcs, já somos chamados de desesperados e dizem que estamos julgando. Isso não é julgamento, é opinião. Afinal, se for assim, tb somos bastante julgados...

      Excluir
  22. só gostaria que vcs lessem a bíblia, só isso.
    apocalipse 21 v. 8, ou apocalipse 22:15
    ai tá escrito o que se refere.

    ResponderExcluir
  23. muito bom seu texto, para ajudar a esclarecer nosso amigo Divaldo Fraco em entrvista no programa transição esclarece que apesar de ser uma doutrina cientifica e filosófica ela também preenche requisitos para ser considerado um religião, pois os espiritas acreditam em Deus, praticam a fé com meio para alcançar uma elevação espiritual, apesar de não existir uma hierarquia constituida eles possuem um local fisico para se reunirem para estudarem e praticarem varios atos de caridade,pois bem tendo em vista tudo o que o espirita pratica dentro desta doutrina nós podemos considerar com uma religião sim.

    ResponderExcluir
  24. Evangélicos não podem falar de religião, nem de Deus, pois são sinônimo de preconceito e ignorância.

    Eu já sofri esse preconceito, onde essas pessoas simplesmente se afastaram de mim, por saber que eu sou espírita, e me considerarem uma influência ruim.

    Isso não é ser conservador, é ser atrasado, preconceituoso e cruel, e sorte deles não existir um inferno como eles pregam, pois iriam queimar.

    Mas no umbral eles se encontram novamente, e quem sabe não somos nós que vamos buscá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Rafael, vc pode ter sofrido com os evangélicos, mas e o que vc está fazendo agora, escrevendo sobre eles desta maneira? Vc realmente acha uma sorte não existir o inferno, ou vc deseja que eles vão pra lá?

      Sim, existem evangélicos que podem ser pessoas ruins, mas isso existe em toda religião e eu, evangélica, tb já sofri muito preconceito, viu?

      Isso é do ser humano, então, não generalize. Vc pode até ter conhecido evangélicos assim, mas nem todos são assim, vc tb pode ser preconceituoso.

      Excluir
    2. Sou espírita e considero a crítica às religiões uma batalha perdida antes de começar... Isso porque só Deus conhece toda a Verdade. Cada um de nós trabalha com o conjunto de verdades da sua religião. Trabalhamos com o que colocamos na nossa "bagagem". Como podemos querer que o outro enxergue o que enxergamos, se a "bagagem" dele é diferente? O melhor é confiarmos em Deus, que nos coloca onde precisamos estar e procurarmos agir com sabedoria, respeitando o próximo. Certa vez um repórter perguntou ao Dalai Lama qual a melhor religião. Ele sorriu e respondeu: "aquela que te fizer melhor." Paz a todos.

      Excluir
  25. Muito bom o seu post. Foi esclarecedor sem ser tendecioso. Eu sou espírita kardecista e é realmente muito difícil quem esclareça alguns pontos da doutrina espírita sem usar de preconceito ou mesmo a fé cega. Parabéns

    ResponderExcluir
  26. Só não gostei muito dessa imagem no início do post... rsrs

    ResponderExcluir
  27. Olá Odacyr,
    Li nos comentários os motivos que o levaram a colocar tais imagens no post e gostaria de me expressar que ainda assim foram escolhas duvidosas.
    Seja como for, lhe recomendo o livro História da Umbanda - Uma Religião Brasileira, escrito por Alexandre Cumino que apresenta um quadro bem interessante das religiões no povo brasileiro.

    Fique em paz profunda.

    ResponderExcluir
  28. Moesimpsom na mesma bíblia que vc cita as passagens vc devia ter lido essas demais aki.


    AQUI ESTÃO ALGUNS DOS TEXTOS ONDE DEUS CONDENA A PRÁTICA CHAMADA ESPIRITISMO.

    *LEVÍTICO 19:26 e 31.

    *LEVÍTICO 20:6. NECROMANTES SÃO OS QUE CONSULTAM OS MORTOS.

    *I CRONICAS 10:13-14. FOI O FIM DO REI SAUL QUE PREFERERIU DESOBEDECER A DEUS A CRER NOS ESPÍRITOS

    *II REIS 21:6.MANASSÉS PROVOCOU A IRA DE DEUS POR CONSULTAR OS MÉDIUNS E NÃO O BUSCAR, ALÉM DE OUTRAS ABOMINAÇÕES.

    *II REIS 23:24-25. JOSIAS AO CONTRÁRIO DE OUTROS REIS AMAVA AO SENHOR E DESPREZOU OS MÉDIUNS DA SUA ÉPOCA.

    *DEUTERONOMIO 13:1-18. DEUS CONDENAVA À MORTE À TODO AQUELE QUE INVOCASSE OUTRO ESÍRITO QUE NÃO ELE.

    *DEUTERONOMIO 18:9-14. DEUS NÃO QUER QUE O SEU POVO SE ENVOLVA COM OS ESPÍRITOS.

    *II TESSALONISSENCES2:7-12. PAULO ALERTA A IGREJA DE CRISTO QUE NO FINAL DOS TEMPOS OS "ESPÍTRITOS" OPERARIAM CURAS E PRODÍGIOS COM O OBJETIVO DE ENGANAR O POVO E LEVA´LOS AO INFERNO ETERNO.

    *I TIMÓTEO 6:3-5. PAULO ALERTA QUE APRECIAM HOMENS NO FINAL DOS TEMPOS PREGANDO QUE A PRÁTICA DAS BOAS OBRAS SERIA O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO. PORÉM ELE ALERTA QUE ALEM DESTE ENGANO ELES COM UMA FALSA HUMILDADE TIRARIAM GRANDE LUCRO PRÓPRIO COM ISTO. LEMBREM-SE QUE OS ESPÍRITAS CREEM
    QUE AS BOAS OBRAS É UM DOS CAMINHOS PARA A SALVAÇÃO.

    *I JOÃO 4:1-6. DESAFIO AOS QUE INVOCAM OS ESPÍRITOS.

    *I SAMUEL 28:1-25. ESTE TRECHO É MUITO USADO PELOS ESPÍRITAS PARA DIZER QUE QUANDO AS ENTIDADES SÃO INVOCADAS APARECEM, TENTANDO ASSIM AFIRMAR A VERACIDADE DISTO. POREM, O QUE ELES NÃO SABEM É QUE TIPO DE ESPÍRITO (NUNCA ACHAM QUE PODE SER MALIGNO!) ESTA APARECENDO NAQUELA INVOCAÇÃO. NO CASO RELATADO AQUI O REI SAUL ENCONTROU MORTE POR TER FEITO AQUILO QUE DEUS O PROIBIRA PARA O SEU PRÓPRIO BEM.

    *HEBREUS 9:27. NÃO HÁ REINCARNAÇÃO. DEPOIS DA MORTE HAVERÁ APENAS O JUÍZO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também está em JOÃ O Cap 3:1 Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele. 3 Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus. 4 Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. 6 O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. 9 Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso? 10 Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... 11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. 12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?
      O assunto foi abordado por um irmão evangélico que busca com todo o respeito a conhecimento das coisas que estão além da nossa compreensão e cuja falta de informação pode nos levar a equívocos. Como as pessoas simples do interior que vêem uma chama azul e dizem ser o boi tatá e que a ciência comprovou não passar de efeito de restos em decomposição abaixo da água, cujos gases entram em combustão ao entrar em contato com o ar. Somos todos buscadores da Verdade e estamos vivendo um tempo em que saber simplesmente não é mais o suficiente... precisamos compreender os ensinos de Jesus, que vão muito além do sentido literal...
      Sou espírita e estudo o evangelho no centro espírita... Considero Matheus Cap 5 a 7 - o Sermão da Montanha" como um resumo da moral do Cristo e só acreditando na reencarnação, consegui compreender o "Bem-aventurados os aflitos". Deus em sua bondade e justiça, não permite que inocentes sofram a ação do mal (ignorância moral) que ainda existe em nossos irmãos. Se Ele permite e não fizemos nenhum mal na atual existência, é porque carregamos culpas do passado. A cada um segundo suas obras... só sofremos o que fizemos sofrer...

      Excluir
    2. Mais vc ler a biblia e parece q nao entende

      Excluir
    3. Meu caro "Anônimo", que aqui chamarei por "Anônimo1", e quando foi que Jesus respondeu CONFIRMANDO a dúvida de Nicodemos?? Ele foi categórico ao dizer que é preciso "renascer da água e do Espírito" para "entrar no Reino de Deus". Nascer DO ESPÍRITO... Leia os 4 Evangelhos de novo com muita atenção pra ver se vc descobre o que danado é "nascer do espírito". Se "O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito" está BASTANTE ÓBVIO PRA QUALQUER UM QUE SABE LER que ELAS NÃO SÃO A MESMA COISA!!! Carne e espírito NÃO SÃO A MESMA COISA. E "espírito" está EM INICIAL MAIÚSCULA!!! VC JÁ SE PERGUNTOU O PORQUÊ DISSO??? Não é reencarnar porque, pelos ensinamentos Budistas (dos quais os espíritas DESCARADAMENTE copiaram muito do que dizem) o mesmo espírito RENASCE em OUTRA CARNE... Logo, bate de frente com a afirmação categórica de Jesus.
      Como diz o povão: "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa." rsrs

      Excluir
  29. "Protegido por Deus" eu gostaria de saber que Deus é esse seu que condena os próprios filhos a sofrer eternamente por erros cometidos durante a vida, então você teria coragem de esfolar vivo seus próprios filhos se eles roubassem ou traissem a esposa ou esposo? E me diga também Protegido por Deus, você acredita e acha que entende tudo que está escrito na Bíblia, você acha que seus pastores e você tem tal moral e elevação espiritual para transcrever o que está escrita lá?
    Ler a Bíblia qualquer um pode ler mas realmente traduzir o que está escrito lá poucos conseguem e muitos usam as palavras para manipular massas ignorantes em benefício próprio.

    O post é muito esclarecedor com poucas palavras, pena que poucos evangélicos tenham a cabeça aberta como você meu amigo.

    Sigo a doutrina espírita, já frequentei outras religiões e me informo sobre as que não frequentei e digo com convicção que o espiritismo realmente doutrina para que possamos ser pessoas melhores como o mestre Jesus veio nos ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não adianta contestar as leis de (DEUS).
      a palavra de DEUS é incotestável.
      a palavra de DEUS é absoluta, e diz
      todo joelho se dobrará e toda a lingua confessará que o senhor é DEUS.
      também diz; NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS OU ESCULTURA E NEM AS ADORARÁS, NEM DO QUE HÁ EM CIMA NO CÉU, NEM DO QUE HÁ EMBAIXO NA TERRA,NEM EMBAIXO DAS AGUAS,. POIS TEM BOCA MAS NÃO FALAM, TEM OLHOS MAS NÃO VEEM; ADORARÁS SOMENTE A (DEUS)E PONTO FINAL.
      as diferentes classes da macunbaria:
      pobre= quinbanda e unbanda
      classe média= espiritismo e "espiritualismo"
      classe alta= loja massonica e rosa cruz,e budismo

      Excluir
    2. Cara, fica quieto e te vejo no inferno

      Excluir
    3. SPASMO...apenas o que foi falado foi que o autor do post quis esclarecer o espiritismo, mas está em desacordo com o que ele mesmo crê, sendo evangélico. O que dá a impressão de que ele defende uma fé que não é dele. Se ele quiser se tornar um espirita, que se torne, mas é contraditório um evangélico defender uma contradição ao que ele mesmo crê.

      Você só acha ele esclarecido pq ele escreveu o que te agrada e é da sua crença. Mas a despeito dos espíritas aqui falarem que os evangélicos são preconceituosos, intolerantes, etc, uns aqui tb se demonstram assim, mesmo sendo espíritas. E entendemos bem o que está na Bíblia, justo por isso não concordamos com o espiritismo; e quem concorda, não pode crer no que está lá. Mas aqui somos considerados por vcs como mente fechada. Só que nós não temos que nos abrir para conhecimentos com os quais não concordamos e vcs tb estão fechados para nós.

      Uma vez vi o Dalai Lama dizer que a religião verdadeira é aquela que leva o homem a se encontrar com Deus. A sua visão da Bíblia pode ser diferente da minha, vc pode achar que esse caminho que sigo é errado e coisa de gente atrasada e mente fechada, mas foi somente nesse caminho que eu encontrei Deus. Não vi Deus no espiritismo, só vi espíritos.

      Excluir
  30. Protegido por Deus, muito boa sua resposta, não me importo com o que você acredita, o que não é aceitável é a postura preconceituosa adotada po algumas pessoas da sua fé.Acho que você não entendeu o que eu disse.Eu quis dizer que não escolhemos estar sob o mesmo céu e sobre a mesma terra e que independetemente de você não concordar com ponto de vista de outra pessoa, você tem o dever de respeitá-la e ser cordial.
    Segundo a Bíblia, quando Lúcifer se rebelou, sabe o que fez Deus? Mandou ele pra cá, pra viver com a gente.Se estamos no fosso das víboras, o melhor que podemos fazer é tentar manter uma convivência harmoniosa entre nós humanos, já que temos um inimigo em comum.
    Qual é o problema? Vocês têm medo de ser contaminado pelos espíritas?
    Do contrário, vamos fazer então como os "fiéis" que contra a vontade de Martin Lutero, o reformador, provocaram uma carnificina desenfreada ou como os tribunais da santa inquisição que queimaram milhares de pessoas que professavam outra fé.

    ResponderExcluir
  31. Rômulo, não fui eu quem escreveu o texto, achei por bem postá-lo por que eu achei-o esclarecedor. Se você quiser me dar um texto completo sobre a doutrina espírita, me passe que eu posto aqui.

    Obrigado Luiz Fernando. Eu penso que se todos caminhassem de mãos dadas ao invés de atirando pedras uns nos outros, o mundo certamente seria um lugar muito melhor de se viver.

    Totti, eu não sou espírita e nem pretendo ser. O texto acima abordado foi colocado com o propósito de quebrar preconceitos e não aderir adeptos ao espiritismo. Você pode comprovar muito bem isso nas outras postagens do meu blog, como “Quem irá”, “O paraíso”, “Quer dizer que a culpa é do diabo”, etc..

    Baka da Silva e Sol, desculpe se eu fui tentado a colocar essas imagens, eu já expliquei o motivo das imagens no meu primeiro comentário.

    LigadoNet, Protegido por Deus e Aventureira Maluca, eu sei muito bem o que minha religião prega. Sou da Assembleia de Deus desde criança, então não precisa ficar jogando na minha cara o que a bíblia diz a respeito dos mortos. Como dito milhares e milhares de vezes, o objetivo do texto não é convencer ninguém que o espiritismo é o certo ou verdade absoluta, mas sim quebrar preconceitos que eu e muitas outras pessoas (talvez como você) tinha a respeito de espíritas. Eu, pra falar a verdade tinha até medo quando eu ouvir dizer que uma pessoa era espírita. Pensava que ela ia bater pemba pra mim e jogar galinha preta no meu quintal. Por isso achei por bem esclarecer e assim vamos ver se as pessoas que lêem este post param de julgar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  32. só pra esclarecer que no espiritismo o médium não 'invoca' espíritos, como se mostra em filmes de terror e as outras religiões pensam. se for um espírito que necessita de ajuda, um espírito ruim, o médium, com auxílio do seu mentor, encaminha as moradas... e se há um contato com espiritos superiores, é pelo livre arbítrio deles ou quando tem um espirito perturbando alguém é por conta dele, ninguém faz ritual pra chamar espíritos..
    E não precisa ser espírita para os espíritos ruins atormentarem, e também não precisa ser espírita para a reforma íntima, a evolução.. seguindo ensinamentos de Jesus, e sabendo interpretá-los basta.
    Se Deus é um só, porque a religião evangélica tem tanta aversão ao espiritismo? As duas creem em Deus, em Jesus, seguem a Bíblia.. porém uma tem explicações mais sólidas, provas concretas, até é mais ligada com a ciência.. As vezes parece que a envagélica tem medo do espiritismo, que essa "nova" religião consiga mostrar a verdade para a humanidade e não vender um pedaço do céu por dinheiro como muitas (nem todas) fazem.
    Sou católica, não frequento mais a igreja, vou ao centro espírita, meu pai e minha sogra são médiuns. E não tennho nenhum preconceito com igrejas envangélicas e outras, ao contrário acho que qualquer religião cristã é boa.

    Bom, acho que expressei o que eu queria.

    ResponderExcluir
  33. Amigo: Evangélico crê nos Evangelhos. Espírita crê em Kardec. São incompativeis , excludentes, antagônicos, opostos. Escolha em quem vai crer: no Jesus dos Evangelhos ou nas entidades de Kardec.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa se informar mais Fabricio, abra sua mente e deixe a ignorância e preconceito de lado um pouco

      Excluir
    2. Fabricio, vc alem de insultar os evangelicos e os espíritas, tbem insultou a qq um q tenha inteligência!

      Excluir
  34. quando no começo do texto ele disse que é evangelico... ...eu nem li o resto! eses(os vulgos crentes) passam a vida "santa" e "salva" deles metendo o sarrafo na religião dos outros! monte de alienado!

    ResponderExcluir
  35. Leandro, você está totalmente equivocado e sem noção no seu comentário. Gostaria que lesse o texto todo pra depois vir atirar pedras e generalizar o comportamento dos vulgos crentes, vulgo julgador.

    ResponderExcluir
  36. Respondendo o Spasmo Tatto eu sirvo o Deus criador do céu e da terra, Deus é Deus isso já diz tudo, se Deus quisesse agora mesmo destruir toda a terra ele faria isso, ele tem poder e autoridade pra isso, se o seu patrão falta no trabalho se ele vai de bermuda pra o trabalho vc não tem nada a ver com isso ele é o seu patrão ele faz oque ele acha que deve fazer pq ele é o seu patrão, agora se Deus criou o homem e o homem mata o seu próximo, o homem condena o seu próprio criador, o homem mata o seu próprio filho, rouba o seu pai e a sua mãe, se o homem que não criou nada não tem poder de nada o homem faz tudo isso, agora pq Deus não pode fazer oque ele acha que deve fazer? o homem mata, destrói, condena o seu próprio criador, agora Deus que é Deus tem que aceitar tudo sem fazer nada pq vc acha que ele só tem que amar é? tudo oque Deus faz é Justiça por aqueles que ele ama, todos nós somos criaturas de Deus mas nem todos somos filhos de Deus, meu patrão é espirita, meu chefe tbm e são ótimas pessoas, agora pq o espiritismo acredita em partes na bíblia e outras não?? pq o espiritismo pegou só a parte que lhes interessa a parte que condena o espiritismo vcs descartaram fala que é lenda criada pelo homem, antes de falar qualquer coisa sobre o espiritismo eu o estudei, ha tempos venho estudando e oque eu aprendi com o espiritismo é que a maioria são pessoas boas, pessoas de bem, pessoas com boas intenções, pessoas que querem o bem da sociedade mas são pessoas que por um mal ensinamento são pessoas enganadas, são pessoas que estão fazendo algo de muito errado mas sem saber inocentemente, vcs conhecem Waldo vieira? um dos precursor do espiritismo no brasil junto com Chico Xavier ? Assistam esse video dele! http://www.youtube.com/watch?v=Kvp1JPZp0a0&feature=related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o criatura desinformada o Precursor ou seja, quem iniciou a divulgação do espiritismo no brasil foi Bezerra de Menezes leia sobre ele ....

      Excluir
  37. só queria entender como os espiritas explicam o aumento da população ao longo dos anos????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P: Divaldo, Deus já criou os Espíritos em número suficiente para fazer face ao aumento populacional, ou os cria incessantemente, à medida que nascem mais pessoas?
      R: Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, filósofo e cientista, extraordinário pedagogo, que ofereceu à cultura universal uma obra memorável de Metodologia do Ensino, estabeleceu que, “Deus cria os Espíritos simples e ignorantes”. A população universal é, obviamente infinita, pois que Deus sempre está criando. Eis por que, diante das metodologias em que se fala da necessidade de limitar a procriação, dizendo que a Terra não possui recursos para atender àqueles que nela se encontram, esbarramos com uma realidade cósmica, que é a Sabedoria Divina.
      Diariamente, a misericórdia do Senhor está elaborando novas formas de vidas e princípios anímicos que se irão transformar nas criaturas. É, portanto, ilimitado o número de Espíritos para a Terra e chegamos a acreditar, sem poder, entretanto, demonstrar, cientificamente, que existem vinte e sete bilhões de Espíritos que deverão, um dia, constituir a população do nosso planeta. E Deus continua criando sempre...

      Excluir
  38. "PROTEEGIDO POR DEUS", você acredita que que Deus é um ser perfeito? Se você acredita nisso então você terá que concordar comigo que o onipotente, onipresente, o Alfa, o Omega, criador do céu e da Terra, como tal, não precisaria punir ninguém muito menos seus filhos (e acredite, aos olhos de Deus todos, incluindo bons ou maus, plantas e animais, somos seus filhos queridos e amados), para isso ele criou leis intransponíveis pelo homem de ação e reação, causa e efeito. O ser humano só sofre por própria consequencia de seus atos e Deus não precisa intervir nisso e nunca deixará de amar menos por isso. Os seres deste planeta aprenderão pelo amor ou pela dor, Jesus veio nos ensinar que o amor e a caridade são as formas mais rápidas de se chegar ao tal "paraíso" que vocês tanto perseguem (paraíso é apenas uma forma diferente de chamar o que nós espíritas buscamos como perfeição do espírito).
    Se você realmente tivesse estudado a fundo a doutrina espírita saberia dessas coisas mas se você realmente estiver de mente aberta, procure conversar com um espírita conhecedor do espíritismo, sem ficar na defensiva e só depois de escutar o seu coração tire suas próprias conclusões sem precisar de um pastor ou orientador espiritual (Deus vive em nossos corações e não em edificações de pedra ou altares criado pelo homem). Sinceramente eu acho que você tem uma visão muito bitolada sobre espiritismo.
    Eu não disse que não acredito em tudo que está escrito na Bíblia, o que disse foi apenas que tem coisas que não conseguimos entender lá, e outro argumento é que os manuescritos da bíblia, além de serem escritos em uma língua perdida, estão sob poder da igreja católica e quem pode garantir que não existe manipulação da mesma assim como eles fazem ao longo dos séculos com a humanidade (se você quiser posso citar vários exemplos).
    Enfim, meu conselho para você é: NÃO JULGUE O PRÓXIMO SEM ANTES CONHECER A SI.

    ResponderExcluir
  39. Spasmo Tatto eu tive a sua mesma preocupação com a bíblia a respeito de poder ter sido alterada ao passar dos tempos, mas Deus não deixou que isso acontecesse pq se não seriamos enganados e praticariamos o erro inocentemente, a igreja católica sim adulterou a bíblia acresentou 7 livros apócrifos que não são considerados sagrados pelos Judeus nem pelos evangélicos, esses 7 livros foram incluídos na bíblia em 1547 para meio que justificar os erros da igreja católica, mas todo o resto da bíblia continuo intacto a prova disso são bíblías em pergaminios, esculpidas em pedras em todo tipo de material, á várias traduções dessas bíblias que algumas delas tem mais de 2000 anos e continua a mesma, elas se encontram em museus ou colecionadores,dá uma olhada nesse video http://www.youtube.com/watch?v=FDVYHNb-LkA todos que não são evangélicos acham que as igrejas evangélicas são todas iguais, mas não tem igrejas evagélicas que praticam apenas o interesse do seus lideres e não a vontade de Deus, não julgo a ninguem apenas cumpro com oque a bíblia manda eu fazer, se Deus abomina algo eu tbm sou contra esse algo, oque mais me surpreendo é que muitos dos espiritas hoje estão pegando milagres da minha igreja e postando no youtube dando exemplos da sua fé, se já que vcs são os certos pq esses milagres não acontecem nas suas reuniões e vem acontecer exatamente na minha?? olha os link abaixo e vejam milagres que acontecidos na minha igreja e postados por próprios espiritas dando em ensinamento em cima!

    ResponderExcluir
  40. http://www.youtube.com/watch?v=Bn2V99BHlmY&feature=related


    http://www.youtube.com/watch?v=GRkD0egC9NQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=dtJHvWz7LI0&feature=related

    é muita cara de pau dá ensinamento pegando milagres de religiões totalmente opostas!

    pq não me falam nada a respeito de Waldo viera o precursor do espiritismo no brasil que deixou o espiritismo por causa das farsa do chico xavier relatada por ele mesmo que eram companheiros, se vcs não conhece Waldo viera tem que largar o espiritismo pq seguir uma religião que não a conhece não serve pra nada!

    ResponderExcluir
  41. Protegido por Deus quero salientar que o Espiritismo não é religião e que apesar da exclusão destes 7 livros este fato não impede as varias interpretações equivocadas e errôneas que são feitas para beneficio próprio de entidades evangélicas de todos os segmentos... Praticas ilícitas de ambas as partes tbm são praticadas todos os dias aos seus olhos ... o q me diz da salvação adquirida através do dizimo e da manipulação da fé dos mais humildes para beneficio próprio de seus Lideres espirituais? SAO HUMANOS ERRAM E COMENTEM ERROS TODOS OS DIAS... Todos somos filhos de Deus e devemos nos amar (ou ao menos nos respeitarmos)... Sobre Waldo Vieira oq posso te dizer é que pessoas mudam de opinião, religião, partido,time sempre que discordam de algo... assim tbm como podemos nos afastar de pessoas por inúmeros motivos (desentendimentos, brigas e etc.) não sei oq aconteceu entres eles e não cabe a nós julgar qual lado esta certo... Vamos observar as ações de ambos! Comece fazendo uma lista das boas ações de Chico... Para finalizar quero te lembrar irmão que não podemos ter como maior verdade a religião por ela ser criada e praticada por seres humanos cheios de imperfeições.
    Luz e paz pra vc!

    ResponderExcluir
  42. Certo Rayzha Santos concordo com vc em partes, mas agora vc já viu alguma pessoa viciada em crack se liberta através do espiritismo? a Joana Prado ela é espirita hj ela é evangélica, vou citar algumas famosas que Deus mudou a sua vida e hoje são evangélicas, Popó, Vaguinho, Rodholfo ex raimundos, Solange vocalista do aviões do forró, Falcão jogador de Futsal, Evis presley, tem muitos, sobre dizímos que vc disse, sem contribuição não tem como haver templos, cultos e a pregação do evangelho, pra tudo hoje precisa de dinheiro, mas concordo com vc que muitas igrejas evangélicas hj tem apenas o interesse financeiro mas não é o caso de todas, tenho muitas provas aki sobre a veracidade da minha religião e denominação, se vc se interessar eu lhe passo link de videos com milagres em videos, reportagem de programa como fantástico da globo, jornal da band e abc dos estados unidos a maior emissora de tv do mundo, vc pode ma passar alguns videos sobre espiritismo que terei o prazer de ver tbm, veja esse video e me diz se o espiritismo consegue fazer isso que minha religião e denominação faz atraves do poder de Deus, se tiver alguma coisa errada vc me diz! http://www.youtube.com/watch?v=SPSt_Ikgp_8
    http://www.youtube.com/watch?v=tCb05qFBZLc

    são só 2 videos, mas posso te passar centenas com provas da veracidade biblíca e da minha religião, com provas arqueologicas, ciêntificas etc...
    Vc sabe da historia do sobrinho do Chico Xavier que descobriu o Chico no começo da sua carreira e falou de todas as suas farsas?? esse era o sobrinho de Chico Xavier o mesmo que o proprio Chico Xavier preparava para ser o seu sucessor, procure no google que vc vai achar toda a historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre a msm idiotice sobre qual religiao é a melhor......a verdadeira! Ate hj nao houve padre, pastor ou rabino, q me provasse qual foi a religiao q DEUS deixou ao homem, qual religiao q JESUS disse q deveriamos seguir!
      Apos o nascimento, a unica certeza q é PARA TODOS É A MORTE!!!
      Nao é um lider, nem religiao, nem classe social, títulos ou bens q te salvara. E sim, a pessoa q vc foi, o bem q fizeste e tbem oq deixaste de fazer. A VDD VOS LIBERTARÁ!!!!!

      Excluir
  43. Protegido por Deus gostaria de lhe tratar pelo seu Nome se for possível, não tenho nada contra o seu nick, mas não estamos atacando vc, apenas estamos debatendo alguns pontos sobre o post que o nosso amigo Odacyr publicou... De fato todos os milagres são verídicos, isso não podemos negar. Mas me responda vc ... É a religião ou a Fé que proporciona esses milagres? Se vc me responder que é a religião posso te dizer que mtos casos dentro do catolicismo são verídicos tbm,assim, como existem casos em que pessoas acham dentro do Espiritismo um meio de se melhorar e admitir que precisam se modificar através do testemunho do nosso irmão Jesus, pregando acima de tudo a lei do amor e da doação. Concordo que templos precisam da doação dos fiéis para continuar com seus trabalhos, assim como a casa espírita tbm necessita porén, nenhuma porcentagem é estipulada e quem realmente não tem condições de contribuir em espécie contribui com trabalhos educacionais, sopão, pregação do evangelho, enfim,... Todo trabalho em prol do bem é bem vindo. O que quero deixar claro meu amigo é que a Religião nunca poupara ninguém do pesar de suas ações aqui na terra ... é a lei da semeadura, colhemos aquilo que plantamos (nessa vida ou em outra) Não precisamos fazer proselitismos para “SALVAR” almas desgarradas. O inferno não existe! ... Pense comigo, vou citar um trecho da bíblia que conhecemos bem ... Em Mateus no capítulo 18, está relatada uma conversa entre Jesus e Pedro. Assim a Bíblia relata:
    “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete”.Nós que somos humanos somos capazes de perdoar as diversas atrocidades que nossos semelhantes causam contra nós? Sim ... conheço mtos casos que sim, agora vamos refletir .... Nosso senhor Deus que é um ser divino de infinita bondade e misericórdia irá nos condenar ao fogo eterno por uma única vida errônea? Por sermos imperfeitos? Por não ser adepto de uma religião ou por não contribuirmos com dízimos todos os meses? .... Não tenho o direito de lhe julgar mto menos de lhe impor minha opinião... quero que apenas considere os fatos.... Luz e Paz !

    ResponderExcluir
  44. ´Só complementando a linha do raciocínio... Jesus ao vir á terra dar o testemunho da sua fé e seu amor não precisou de riquezas, mto menos de apoio político, ele era um homem humilde, nunca julgou os pecadores apesar ser puro, pelo contrário queria guia-los, amá-los, plantar a semente do amor ao próximo e assim conseguiu mudar a visão do mundo. Ele não pregou religião mas deixou seu exemplo para seguirmos e assim o devemos fazer!

    ResponderExcluir
  45. engraçado este tipo de argumento é que tudo que eu pesquisei na net sobre Waldo Vieira em momento algum ele discorda dos trabalhos realizados com Chico Xavier ou que eles tenham brigado, mas vamos falar então dos milagres, meu caro, milagres até na rua eu já cansei de ver, Deus é tão grande que ele não opera milagres só na sua igreja não, e tem mais esta citações biblicas não reforçam em nada seus argumentos mesmo porque estão fora do contexto, como vocês costumam dizer quando alguém faz citações da biblia como contra argunto, mas o que importa é que o espiritismo além de uma doutrina cientifica e filosófica ela também é uma religião sim que cre em Deus e em Jesus Cristo, e não em demônios como muitos evangélicos acreditam.

    ResponderExcluir
  46. os milagres é concedido por Deus, denominação não salva ninguém, mas Deus se faz presente no meio daqueles que lhe buscam, tem denominações que assim como os seus fiéis buscam somente a cura de alguma doença ou busca um milagre financeiro ou outro e tem aquelas denominações que primeiramente busca adorar a Deus, isso no meio evangélico mesmo, Rodrigo olha o video do Waldo viera que vc não achou http://www.youtube.com/watch?v=Kvp1JPZp0a0&feature=related
    vc falou Rayzha sobre os católicos, os católicos assim como nós evangélicos seguem o mesmo raciocinio apesar de alguns erros deles nós tbm cometemos individualmente, e tem muitos catolicos que não cometem os erro imposto pela igreja catolica, e assím como alguns evangélicos serão salvos os catolicos tbm serão, agora veja bem o espiritismo foi criado na França hoje em dia tem menos de mil adeptos ao espiritismo, os protestantes que somos nós evangélicos os protestantes surgiu em 1500 e hoje somos só no brasil somos mais de 40 milhões, olha bem o espiritismo pegou a bíblia parar poder tirar base e tentar ensinar alguma coisa, nem um livro foram capaz de criar, mas pegaram em partes a bíblia pois tem partes que a condena como já citei acima, vcs só acreditam se não existe Deus, então quem é o pai que Jesus tanto falava?? joão 2;16 E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. João 2:16, se não existe céu então pq Jesus falou em joão 23;43 E disse lhe Jesus; Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. joão 14;6 Jesus disse Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim. quem é o pai se não Deus?

    se não existe Deus e nem céu então oque vcs me falam a respeito dessas palavras de Jesus em João cap 17 João 17

    1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique;
    2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.
    3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
    4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.
    5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. não falo meu nome por privacidade Rahyza mas se quiser conversar comigo se diretamente me chamando pelo meu nome deixe seu email. se acreditam em Jesus em Deus e não acredita em demonios é pq não sabe nem oque fala, pq tanta tolice?? pq falam que acreditam em Jesus se nem o conhecem?? se o conhecesse não falariam tanta besteira, olha as palavras de Jesus em Marcos 16;17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. assistam mais esse vídeo e me diz oque levou essa pessoa a servir a Deus a ser um evangélico, vc nunca irá ver uma pessoa dessa mudar de religião a não ser que Deus realmente faça isso por ela, vc nunca verá uma pessoa dessar mudando para o espiritismo, pq Lá não tem Deus para fazer isso por ela!

    ResponderExcluir
  47. o video http://www.youtube.com/watch?v=5SL4KiXR7Ew

    ResponderExcluir
  48. Para vc espirita que diz que o espiritismo não é uma religião!

    http://paradigmaespirita.blogspot.com/2011/02/espiritismo-e-uma-religiao.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo

    Vai estudar a sua religião primeiro antes de sair falando dela, como tem pessoas que seguem algo sem pelo menos conhecer oque está seguindo!

    ResponderExcluir
  49. Em nenhum momento dissemos que Deus não existe... pelo contrário reforçamos o pensamente de que Deus é nosso pai, força maior do universo e Jesus nosso irmão. Sobre ser salvo vc se refere a que? Deus não está em religião caro amigo! Vc tirou esses numeros de adeptos do Google? sinto dizer q estão incorretos e mais ... o mundo tem mais protestantes? Não vejo as coisas melhorarem...

    ResponderExcluir
  50. Cientificamente falando TODO AQUELE QUE INVOCA ESPÍRITOS, ORA A ceres,deuses, DEUS, esse é espirita, sao todos espiritos nao sao? entao e espiritismo. Difere-se da seguinte forma: a finalidade para qual lhe e invocado o espirito, Queridos Evangélicos, queridos Espiritas tanto um como outro,macumbeiros, umbandistas, candon( nao sei o plural desculpem) lhes e ofertado meias verdades. Me desculpem mais nao podia deixar passar em braco, indubitavelmente eu acredito cabalmente em Deus único e onipotente, entre todos os deuses, nao tenho religiao, sou pesquizador ja a alguns anos e o que aprendi me fez dizer isso a voces, Tanto Allan Kardec com Martim Lutero, sao filhos do mesmo professor, aluno nao filhos mesmo, e acreditem nao é Deus, Indiferente de sua religiao informe-se sobre o que seus lideres dizem a voces, nao em partes mais na integra e verao a verdade por si mesmos.

    Uma frase para vos pensar-des: Nem todos nasceram para crer em Deus mais todos nasceram para serem julgados por ele. E naquele dia não poderão vos, apontar a seus lideres pois, o conhecimento e individual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sao tantas as idiotices.....mas comentarei apenas duas:
      Lutero e Kardec irmaos????? Sim!!!! Sao filhos de DEUS!!!! Nada mais. Lutero era catolico e fundou a igreja luterana por nao concordar q a igreja catolica desse permissão para q povos fossem dizimados em troca de ouro e poder. Kardec, doutrinador, usou a logica cientifica para tentar descobrir oq havia por trás de fenomenos q nao podiam se esplicar por truques ou por apenas "algo q acontece"! (quem quiser saber, q procure o conhecimento, ler. Mas nao leia apenas um artigo e se julgue especialista!).
      "nem todos nasceram para crer em Deus......" Verdade!! Os seres irracionais nao podem crer em nada! Ja, qq ser racional sabe q nao é um aborto do acaso!!!!
      Querido pesquisador! Mude, ou selecione melhor, suas fontes de pesquisa. Nao da pra saber se vc perdeu o caminho, ou se esta perdido nele!!!

      Excluir
  51. Se o Senhor é pesquisador não sei de onde vêm suas bases para o espiritismo, o fato é q não existem deuses e que não evocamos (a palavra correta é esta) espírito, seres ou oq quer q seja (risos). Vc tem alma certo? E reconhece como pesquisador que um corpo não vive sem este fluido que cientistas e médicos não podem até hj caracterizar e nem manipular. Pois bem, recomendo o livro dos espíritos para um estudo mais aprofundado. (se o Sr. Não tiver medo das letras e assuntos abordados) é um livro comum e não vai lhe induzir a nada, garanto. Pelo menos eu comecei a ler com mto receio e medo, além de uma grande dose de preconceito e hj depois de mais alguns estudos venho amadurecendo a idéia. Bom mais é como o ditado diz: cada cabeça é um mundo. ... E outra questão interessante que podemos refletir...Não creditamos o mal ao demônio, até pq quem comete erros, homicídios, estupros, enfim, toda calamidade do mundo são os homens por serem imperfeitos ... fato q difere tbm a visão (REPITO VISÃO não RELIGIÃO) espírita!!! Querido amigo pesquisador espero q tbm não faça suas conclusões através do google... estou começando a ler livros sério sobre essa visão espírita e confesso q até hj nenhuma religião (e já participei de mtas) chega perto de ter bases tão sólidas e tbm científicas. Não temos líderes e Kardec caro amigos foi tbm um cientista não um fanático religioso ... ele constatou q realmente poderia crer em fatos não em histórias infundadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito comentario! Direto, simples, iluminado!!

      Excluir
  52. Sobre sua frase acrescento que todos podem sim acreditar em Deus e o conhecimento sobre Ele nem sempre significa algo.
    Hitler acreditava e veja doq ele foi capaz.
    Chaplin não acreditava e foi um homem bom, revoltado com as injustiças de sua época...
    Reflitamos então q conhecimento não salva ninguém mas sim ações voltadas ao bem!!!
    luz e paz \o/

    ResponderExcluir
  53. Gostaria que os próximos a debaterem fizessem uma breve leitura dos comentários sérios e proveitosos de Spasmo Tattoo e moesimpsom ... Além de outros que realmente usam argumentos e fatos a serem esclarecidos, finalizados, enfim respostas dadas aos argumentos com total clareza e atenção... Que possamos refletir em suas palavras...

    ResponderExcluir
  54. poxa vida amigo fui assistir o video que vc me recomendou e desculpa-me mas que merda é aquela o cara só enrola, mas vamos lá vc da credibilidade a este cidadão e não ao Chico, bom varios detratores tentaram ridicularizar, descreditar tudo de bom que o espiritismo tenha feito para a humanidade, mas ai vem o melhor ninguém conseguiu inclisive o próprio waldo, nem mesmo a revista O Cruzeiro e nem mesmo cientistas italianos e norte americanos conseguiram provar que chico xavier era um falsário, e tem mais amigo fraude é crime porque Chico nunca ficou preso ? hein?, agora porque na França não tem tanto espirita eu te respondo com uma pergunta:- se o cristianismo surgiu no oriente na região de israel porque la´o cristianismo é minoria e maioria aqui no Brasil?. creio que não vá adiantar em nada ficarmos neste embate mas sugiro a vcs a procurarem ler sobre Edgar Cayce, que era protestante e se viu imerso neste universo do espiritismo e teve que descobrir suas próprias respostas. um abraço a todos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  55. EXCELENTE!!!! Simplesmente perfeito essa sua matéria, Odacyr. Seja ela de sua autoria ou não.
    Assim que se escreve, de forma imparcial e trazendo a tona fatos sem fanatismo, sem fé irracional ou paixões em defesa de crenças em um "deus" particular que condena, mata e castiga eternamente seus filhos criados por Ele com tanto amor.

    Deus não é mal, Deus de verdade é bom, justo, pertece a TODOS, eu disse TODOS. Parem de tentar violentar Deus e O tornar servo de propriedade da crença X ou seita Y e assim se declarando detentores da verdade. Deus quer e vai salvar TODOS os seus filhos amados, nao importa o tempo que isso leve, nem quantas vidas ou reencarnações precise. Isso sim é ser justo, isso sim é coerente com um Deus muito superior a nos humanos que somo AINDA mesquinhos e AINDA pequenos demais.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado Antônio. Como disse, apesar de ser evangélico, um texto imparcial como este esclarece muitas coisas que ficam no imaginário das pessoas que não conhecem o espiritismo. As pessoas crêem no que elas quiserem. Que cada um achar a sua religião/filosofia de vida a certa, tudo bem. Mas daí a ficar atirando pedra pra todo mundo que discorda de você, aí já vira bagunça. O amor de Deus que muitas pessoas evangélicas dizem que pregam desaparece quando só se mostra o preconceito e a discriminação frente ao diferente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  57. Gostei do texto. Sou espírita e essa é a primeira vez que leio algo sério sobre a doutrina, divulgado por um evangélico O Deus é o mesmo para todos nós. Todas as religiões são necessárias. Parabéns por pesquisar o tema e emitir uma opinião verdadeira. Quanto aos nossos irmãos que creem nas religioes afro brasileiras, também merecem nosso respeito, pois o Deus é o mesmo para todos, sem excessão!
    Beijos da Luce.

    ResponderExcluir
  58. Valeu Luce! Beijos pra você também...

    ResponderExcluir
  59. Tiago1:22
    Façam uma comparação entre:(Lucas16:19-31) e
    (1Samuel28)
    Deuteronômios30:15-16
    Recomendo a todos que leiam o livro "orixás caboclos e guias deuses ou demônios?
    A todos os praticantes do espiritismo kardecista ou qualquer outra ramificação, não vos julgo, mas, como amigo vos alerto...
    sei que não entendo a fundo sobre tal filosofia, mas tento usar o bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão não existem ramificações do espiritismo, estude, não se emprenhe pelos ouvidos, use o que DEUS lhe deu de mais importante: A INTELIGÊNCIA.

      Excluir
    2. Primeiro q o espiritsmo nao leva conceitos da biblia oq ja e errado em uma religiao....q religiao e essa q ensina aos irmaos q nao ha ceus e nem inferno sendo q.a biblia nos diz a verdsde????? Ha inferno sim a ceus sim... e reencarnaçao isso nao existe nem falar com.mortos isso coisa do outro mas as pessoas.estao cegas

      Excluir
  60. Você se diz evangélico e agora diz que acredita no espiritismo?! Fala Sério! eu não me admiro de alguém que não conhece A Verdade dizer que acredita no espiritismo, mas uma pessoa que conhece A Verdade dizer dizer que crê nesse engano de satanás é um tremendo absurdo. Repense bem se você é evangélico irmão, e repense muito bem, porque você não faz ideia do mal testemunho que você tá dando aos gentios de hoje. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estupidez, não acredito que existe gente xucra assim no mundo
      que acha que é o dono da verdade... só sabe falar de bíblia e pastor e não tem ideia própria.

      Excluir
    2. vcs evangelicos mentes pequenas....fechadas

      Excluir
    3. VC tem tanta certeza do que acredita que assina como anônimo?

      Excluir
    4. Se vc nao.tirar os conceitos da biblia vc nem deveria ser um cristao pq cristao le a biblia e tira as.ideias.e.conceitos a partir dela.... evangelicos nao tem mentes pequenas nao vc q nao tem.argumentos bons e ja vai perdendo a razao em qualqer palavra vai estuda a biblia melhor q ficar falando coisa que nao deve ai

      Excluir
  61. E quem falou que eu acredito no espiritismo? E só porque eu não acredito eu devo ficar atirando pedras no que os outros crêem? Só porque eu não acredito em Alá eu vou dizer que os mulçumanos vão queimar no lábaro do inferno? A postagem foi feita para esclarecimento do que é o espiritismo e não fazendo uma apologia a ele, nem dizendo em momento algum que ele é bom ou mal, que é o certo ou errado - quem sou eu pra julgar a crença dos outros. A ideia do post é promover a tolerância e principalmente esclarecer a base do espiritismo que muitas pessoas julgam sem ao menos conhecer.

    ResponderExcluir
  62. Luís Eduardo12 março, 2012

    Eu sou católico, porém acredito que todas as religiões te levam para o mesmo caminho. Não sou aquele fanático que vai a todas as missas e acha que tudo é do diabo. Também tenho plena convicção de que existem vários podres dentro do Catolicismo.
    Graças a isso sempre tive curiosidade de aprender e intender as maiores religiões e doutrinas do mundo. Também leio bastante sobre ocultismo, mas não pratico nada não!
    Nas minhas leituras e pesquisas eu li que o espiritismo não é nada mais do que necromancia. Necromancia é (Necro - Morte/Morto) (Mancia - Adivinhação/Questionamento) ou seja a necromancia busca o contato com os mortos, o que no meu ver é o principio do espiritismo. Eu nunca consegui conversar sobre nenhuma religião com ninguém, porque geralmente as pessoas fanáticas são ignorantes de mais para conversar. Porém são as que podem me trazer um pouco mais de conhecimento do que eu procurar. Gostaria que algum Espirita inteligente leva-se essa minha dúvida a debate aqui mesmo nesse blog/página. (Espiritismo x/= Necromancia) | (Espira x/= Necromancer x/= Médium)

    ResponderExcluir
  63. Luís Eduardo, quando morava em uma cidadezinha pequena do interior as pessoas também eram muito fechadas a descobrir ou pelo menos conhecer o que as outras "religiões" pregavam. Quando mudei de cidade tive a oportunidade de expandir meus horizontes. Por exemplo na minha sala existe uma pessoa espírita que me ajudou bastante a entender coisas que antes eu tinha um preconceito enorme, devido a uma certa bitolação existente na igreja.

    ResponderExcluir
  64. anti-Barbie12 março, 2012

    Seu site é bom, seus textos são legais, mas pare com estas imagens de mau gosto. Capeta, pentagrama, fantasma de olhos vermelhos? parece o Apocalink ou outro site de teórico da conspiração. Vários sites legais insistem nas fotos chocantes ou medonhas.

    ResponderExcluir
  65. Anti-Barbie, vou tentar colocar fotos menos chamativas. Entretanto, como já disse outras vezes, as fotografias fazem parte da postagem; seriam uma forma de contrapor ideias, balancear pensamentos e conceitos. A imaginação (ou os preconceitos) chocando-se com novas informações.

    ResponderExcluir
  66. Legal, gostei das explicações. Elas são "básicas", pelo menos para diminuir o preconceito daqueles que julgam sem saber o mínimo à respeito.
    Mas existe tanta coisa por se aprender ainda, se não for muito (5 livros), recomendo a leitura da codificação espírita, aí sim você vai saber realmente o que é espiritismo, sem ter que recorrer ao que os outros dizem ou pesam, usará seu livre arbítrio e a razão para chegar às suas próprias conclusões, isto serve para todos... Grande abraço e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  67. Parabéns pela sua imparcialidade.

    Tambem um exemplo de como ser cristão.
    Cesar

    ResponderExcluir
  68. Sou espírita, e gostei bastante do texto! Porém assim como outras pessoas, achei as imagens incoerentes no que condiz a doutrina.
    Enfim, gostaria de ressaltar que o que me deixa mais chateada são pessoas de mente fechada, que acreditam que apenas a própria religião é a correta e contém a verdade absoluta de todos os fatos. Muitos se dizem servos de Deus, mas faltam com respeito com os outros, principalmente com a religião alheia, e eu tenho certeza que não são esses os ensinamentos de Deus, os quais seriam para ter respeito ao próximo.
    Se discorda, tudo bem, mas respeite e não ofenda se achando o melhor, ninguém é melhor que ninguém!
    Mesmo sendo espírita, tenho mente aberta para conhecer diversas religiões, conhecer seus ensinamentos e características, mesmo não concordando com alguns aspectos, fico na minha.
    O espiritismo se fez muito esclarecedor na minha vida, e das religiões que conheci foi a que mais me identifiquei, trazendo melhorias internas no que diz respeito a moral, amor ao próximo, tolerância, luz, acolhimento, igualdade, respeito, fraternidade, entre outros.
    Luz para vocês!!:-) /Brunna

    ResponderExcluir
  69. Gostei so seu texto mesmo tendo lido pouco. Acredito que todos nos ajudamos a crescer e que atraves da doutrina espirita é possivel entender assuntos da biblia ao menos comigo foi isso que aconteceu, mas bom blog continue assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios! Acesse também nossas outras postagens.
      Abraços!

      Excluir
  70. Olá Odacyr Roberth! Vejo com admiração o seu ponto de vista esclarecedor sobre o Espiritismo, mesmo sendo evangélico, e eu sou , digamos, 50% católico e 50% espírita, isto, por que vejo muita coerência nas obras de Kardec. Agora, veja só, o que alguns cidadãos ditos evangélicos falam muita bobagem, tem um fato no Novo Testamento, Jesus, não faz nenhuma referência a "dízimo". E lembrem-se a passagem, na qual Jesus, expulsa os vendilhões do Templo, informando que ali não é casa de negócios, mas sim a Casa de Deus(simbólico). Um outo citou que Jesus faz referência a Deus como Pai, e nós, o que somos de Deus? Nós por acaso não somos filhos de Deus? Outro detalhe, Jesus disse certa feita"Não julgueis, para não serdes julgados". Outro detalhe, o Mestre nunca disse: vou fundar a igreja "X" ou "Y ", mas deixou os seus ensinamentos voltados para o amor, humildade, caridade, fé, simplicidade! Abraços a vc Odacyr. Atenciosamente Laerte Rodrigues

    ResponderExcluir
  71. O ser humano não pode perder tempo com esse tipo de debate! Temos que nos preocupar em ajudar ao próximo.Esse mundo no qual vivemos está precisando de mais amor, solidariedade,respeito e justiça! A religião já está em nosso subconsciente . Com o passar do tempo dá experiência dá vida humana ,tipo,estilo de vida, cultura ,bases,fundamentos, ela aparece na hora do amor e dá dor. Lembrando que, um chinês que vive e mora na china,a chance de ele se tornar evangélico ou espírita é zero. Abc amigo!

    ResponderExcluir
  72. Sua exposição revela um lado vacilante de sua suposta fé. Não se pode servir a dois senhores. Se você é evangélico deveria ler a Bíblia e ver que o espiritismo é abominável aos olhos de Deus. Sua psicologia o enganou. Cuidado com os espíritos a quem você se refere. Eles vão entrar na sua vida através dessa porta que você mesmo abriu e vão destruí-lo. Eu também comecei questionando as doutrinas evangélicas, então, acabei me envolvendo com o espiritismo e não tenho mais paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,na boa,nao me leve a mal,nao credite sua infelicidade ou a falta de "paz" ao seu envolvimento com o espiritismo.Nao se esqueca que vc pode estar colhendo pelos atos ou acoes que vc mesmo plantou.

      Excluir
  73. Boa tarde! Mesmo sendo um texto muito simples sobre o assunto, foi muito bem redigido.
    Mas tem apenas um erro em tudo. A Umbanda, não é culto africano e nunca foi. A Umbanda é genuinamente brasileira, nasceu no Brasil sem nenhuma influencia africana. A Umbanda nasceu dentro da Federação Espirita Brasileira, na época em Niterói. Seus ritos originais, nada difere do Kardecismo, até os dias atuais, mas onde apenas onde se mantem sua origem. Depois de alguns anos, que começou a se misturar com cultos africanos, como candomblé e quimbanda, acontecendo com isso a degeneração de uma religião brasileira como foi na sua origem. Hoje, é muito difícil se encontrar a Umbanda verdadeira, mas ainda tem. A maioria que se encontra por ai usam o nome de Umbanda, por ser mais "leve" aos ouvidos, mas na verdade são apenas embusteiro do mal, em pele de ovelhas.

    ResponderExcluir
  74. Antes de ler o que foi postado, eu entrei em outros site que disseram coisas absurdas a respeito do kardecismo, e fiquei sem dúvida muito chateada com isso, foi quando me deparei com esse texto explicativo. Nos outros sites não deixei nenhum comentário apesar de querer rs, mas isso não me resultaria em nada, e apenas me faria mal. Acontece que eu gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa que teve em explicar assuntos sérios, relevantes hoje em dia para qualquer pessoa, ainda mais para aquelas "leigas" que falam coisas sem saberem. Abç.

    ResponderExcluir
  75. adorei.
    aprendi muito e estou procurando aprender mais sobre o espiritismo.

    ResponderExcluir
  76. Tudo muito bom, tudo muito bem, só não vi nenhuma revelação de algo oculto pelo espiritismo, até porque o espiritismo é LUZ e não oculta nenhuma verdade,
    Mas é claro valeu a intenção.

    ResponderExcluir
  77. O espiritismo é coisa do diabo. Mas que diabo é esse que ensina a amar o próximo, os proprios inimigos. Que ensina sempre fazer o bem e nao esperar recompensa, que mostra que pra toda causa tem um efeito, que revela tudo o que um ser humano precisa pra evoluir e chegar perto de Deus... esse demonio que inventou essa doutrina é bem legal ne? Sem preconceitos, mas antes de jugar quem é espirita, e se plocamar o santo da igreja, repense no que é Deus de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falsos profetas... vc acha q o diabo e burro??? Esse.negocio das pessoas.se.comunicarem c os mortos nao.existe leia mais a biblia e vera q tem.erro ai....os mortos qndo morrerm estao esperando serem.julgados por Deus e nao tem mais contato os vivos da terra..agora se.eles dizem q conversao c mortos ..digamos q falao c esporitos malignos concerteza fora as imagens q eles usao na biblia fala q nao devemos adorar.nenhuma imagem e eles tbem venerao

      Excluir
  78. Olá, sou espírita desde a infância, nasci e cresci em lar espírita e dou meus parabéns ao Odacyr pela iniciativa. A partir dela talvez seja possível estreitar laços entre espíritas e evangélicos. Também aos católicos.
    Confesso que também tinha muito preconceito contra os irmãos evangélicos: os via como fanáticos. Isso me fez não querer ter nenhuma amizade com eles. Porém, há alguns anos estou frequentando e trabalhando em um grupo inter-religioso, no qual convivo com católicos, evangélicos e algumas pessoas de minha fé e, assim, comecei a ver o outro lado dos evangélicos, de sua espiritualidade profunda e forte fé em Deus. Foi o que me ajudou a quebrar as barreiras e me aproximar mais deles.
    Doutrinariamente, espiritismo e religiões evangélicas não se coadunam, mas creio ser possível uma aproximação dos dois grupos no âmbito da caridade e do trabalho no bem.
    Faço votos de que realmente haja essa aproximação. Trabalhos calcados na verdade, como este, do Odacyr, contribuem para que existe esse diálogo entre os dois grupos.
    Novamente, meus parabéns a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Trazer esclarecimentos é sempre bom,especialmente para quebrar os preconceitos que nos afastam das pessoas. Jesus disse: amai ao próximo como a ti mesmo. E muitas vezes as pessoas amam o próximo, desde que ele não seja espírita, ou desde que não seja gay, ou desde que ele seja igual a mim. Devemos todos ser unidos para a prática do bem e nos respeitar, independente do nosso credo, pois somos irmãos.

      Excluir
    2. ODACIR ROBERTH, se vc. for realmente Evangélico, vc. merece meus melhores elogios, parabéns vc. é sincero, desprovido de fanatismo siga em frente irmão. Em seguida quero apresentar um texto para as pessoas que não acreditam haver citações de Reencarnação e do contato do mundo visível com mundo invisível; Sou estudioso das Obras de Allan Kardec, trabalho a 20 anos em casas Espíritas, conheço muito bem o que acontece em nossos trabalhos, é preciso estudar, conhecer, praticar algo que se proponha a criticar o que não se tem conhecimento, do contrário é se expor ao ridículo. Sabe o que é preciso fazer urgente com a Bíblia? UMA REFORMA” torna-la mais simples, mais clara, para muitas pessoas que ainda não tem um bom entendimento e interpretação lógica; Ela é contraditória, ela fala de Ressurreição e também de Reencarnação e também admite sim o contato do mundo visível com o mundo invisível, leiam mais abaixo exemplos contidos na Bíblia;
      --REENCARNAÇÃO:
      SABEDORIA: 8:19 - Eu era um menino vigoroso, 20 - ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto. Obs. Intacto “um novo corpo” (Um caso de reencarnação).

      “Quando o homem está morto, vive sempre; findando-se os dias da minha existencia terrestre, esperarei, porque a ela voltarei novamente” (id. Versão da Igreja Grega. Mais um caso de Reencarnacão na Bíblia.

      --CONTATO COM OS ESPÍRITOS:
      EPISTOLA AOS HEBREUS: 2:2 – A palavra anunciada pôr intermédio dos anjos era a tal ponto válida que toda transgressão ou desobediência recebeu o justo castigo.

      EPÍSTOLO AOS HEBREUS: 1:14. Não são todos os Anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?

      OBS.: As citações acima constam da Bíblia Católica, Edições Paulinas.

      Excluir
  79. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará! Quem escreveu esse texto é espirita sim,não tem nada de evangélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Sou Espírita sim, este texto é para quem não acredita haver citações de Reencarnação na Bíblia; As referências acima são da BÍBLIA CATÓLICA EDIÇÕES PAULÍNAS.

      Excluir
    2. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará! Essa frase e biblica se informe mais

      Excluir
    3. Está em João 8:32: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Nossas verdades ainda estão diferentes... mas quando todos nós praticarmos (por entendimento e não porque alguém falou) o que Jesus nos ensinou em palavras e atos, nossa religião será DEUS.

      Excluir
  80. Deus é Único, Criador, Perfeição Infinita, só Ele É. Parece tão difícil entender as palavras do Mestre Jesus: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei." Somos infinitamente insignificantes para queremos possuir as verdades divinas. Deus não escolheu nenhuma religião. Enquanto nós, nos separarmos em diversas "verdades" absolutas e imutáveis, O Pai, a Verdade Suprema aguarda por nós para conhece-Lo.

    ResponderExcluir
  81. ODACYR ROBERTH gostei muito de ler seu post. Vc é exceção dentre os evangélicos, pois deixou de lado seus crenças particulares e procurou estudar, se informar e com isso deixar de ter idéias pré concebidas. Jesus nos chama ao trabalho, ao estudo, à pratica da caridade independente de religião. É triste ver muitas pessoas criticando outras crenças sem ao menos ter pego um livro para ler, sem ao menos conhecer o trabalho que se desenvolve dentro de um culto religioso diferente do seu. Parabéns gostei muito e continuemos estudando, assim sairemos do mundinho que nos cercam e alçaremos voos maiores.

    ResponderExcluir
  82. "‘Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos". A mediunidade foi um dom concebido por Deus, tendo sua continuidade por Jesus entre todos os povos da terra. Observe atentamente esta frase: "O Homem que tentar fugir de sua meta cármica ou juras transcendentais será devorado ou se perderá como um pássaro que tenta voar na escuridão da noite!" (Pai Seta Branca - Templo do Amanhecer).Infelizmente o homem desvirtua a essência da própria religião, se achando o dono da verdade, passando por cima da palavra de Deus e de seu filho amado jesus.http://ocatequista.com.br/archives/9978.“(…), as raças não são perfectíveis ...A Umbanda, por ser universal, passou por várias modificações neste dias atuais. Hoje, a umbanda procura o campo da caridade, recebendo pessoas de toda condição financeira. Diga de passagem vê-se o campo da caridade. Procuram sempre exemplificar o respeito a Cristo Nosso Senhor e Maria do Nazareno. Bem do candomblé, não se trata de fazer juízo de valores dos orixás, ao qual devemos todo respeito, amor e gratidão. Infelizmente o candomblé é um verdadeiro comércio de trabalhos de cunho espiritual. Não pelos orixás, mas pela inconsequência de terminados pais e mães de santo, que fazem do candomblé um comércio a céu aberto.Uma pessoa sem condições financeiras não é bem vinda no candomblé.Tudo gira em torno de dinheiro e podem ter certeza e pesquisar, nada é de graça. Existem trabalhos que estes pais e mães de santo passam para os filhos que estão chegando a casa ou a roça "linguajar que eles usam", que chegam de 5.000 mil até 100.000 mil reais.Um fato triste dentro dos terreiros de candomblé é a falta de respeito com as pessoas leigas que adentram na casa ou na roça como eles chamam pela primeira vez. Os filhos mais antigos, constrangem os novos que na maioria das vezes não sabem porque estão vivenciando aquela situação. Quanto é uma pessoa rica de posses a coisa muda de figura, pois o dinheiro corre a céu aberto. Na questão de alguns procedimentos da casa, observa-se os erros que alguns pais e mães de santo, fazem com os iniciados no chamado jogo de búzios. Mandam os leigos fazerem oferendas para melhorar a vida; e podem apostar o valor em dinheiro não é pouco.Outro fato importante que muitos conhecem, é que no candomblé, o nome de Deus, Jesus, Maria do Nazareno, Santos, Anjos e Espíritos que prestam a caridade, são tidos como EGUNS, espíritos de mortos, ao ponto de falarem que estes nomes citados trazem azar para dentro da roça. Criticam toda e qualquer religião, pois garantem que estão na terra antes de Deus. Deixo claro, que, o que está sendo relatado e que muitos conhecem não tem nada a haver com os orixás. Infelizmente pais e mãe de santos do candomblé desconhecem a pratica da caridade, amor e respeito ao próximo.Brigas, intrigas, confusões são uma constante dentro das casas de candomblé. Veja o exemplo: Se um pai de santo abre uma casa, o outro pai ou mãe de santo começa a criticar a casa de candomblé que o outro abriu. É uma disputa acirrada, uns falando mal dos outros. O candomblé se diz perseguido por outros religiões. Entretanto não é verdade, pois quem difama o candomblé são os próprios pais e mães de santos e os filhos da própria casa, disputando quem tem mais clientes. Em alguns estado da federação, numa determinada rua, encontramos uma média de 50 a 100 casas de candomblé no mesmo bairro. .Esclareço que não trata-se de uma homofobia contra o candomblé ou qualquer outra religião, vez que o problema não está na religião "essência do Pai Celestial "começo do texto" e sim na maneira como determinadas pessoas conduzem a religião, de uma maneira errônea, se intitulando um ser acima de Deus.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaías 13:16 - Bíblia
      www.bibliaon.com/versiculo/isaias_13_16/
      Seus bebês serão despedaçados diante dos seus olhos; suas casas serão saqueadas e suas mulheres, violentadas ... (Isaías 13:16). Versículo da Bíblia ...

      Veja este versículo , é da biblia não é???
      Esse não é meu Deus, meu Deus não pune ninguem, ele é puro amor, e isso é coisa do diabo.

      Excluir
  83. Respeito a religiao dos outros... mas em relaçao a reencarnaçao e essas coisas eu nao acredito.segundo a biblia qndo uma pessoa morre se for fiel era vai estar no seio de abraao esperando o julgamento final de Deus se ela nao era fiel esperara no purgatorio ...isso foi tirado a biblia no qie todos deveriao acreditar...e esse negocio de cversar c qem ja morreu nao existe pq.qem ja morreu esta descansando em.deus.... deus nao permite q um morto tenha contato com o vivo tipo nada haver.isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Capítulo 3: 1 Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele. 3 Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus. 4 Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. 6 O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. 9 Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso? 10 Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... 11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. 12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?

      Excluir
  84. Após ler o seu relato Anônimo, que toda certeza relata um fato verdadeiro, já ouvir falar deste tipo de problema inclusive dentro das casas de candomblé de Brasília e do Entorno (Valparaíso).
    Pesquisando veja o que encontrei neste site: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/omulu/#comment-118575
    Interessante que o Pai de Santo deste site ficou barbarizado com o que acontece em Brasília e Entorno Valparaíso.
    Por este motivo achei muito bom, pessoas sérias se preocuparem com a essência da religião.
    Não resido em Brasília, mas tenho colegas que foram do candomblé e passaram por várias constrangimentos.
    Interessante que estes relatos servem de alerta para pessoas leigas que são enganadas por promessas falsas.
    Muito bom quando vc tive, que o candomblé se diz perseguido por outras religiões. Sabemos que não é assim.
    O problema Candomblé trava uma guerra entre pais e mães de santo, uns falando mal dos outros e cobrando preços além do normal para fazer trabalhos, enganando as pessoas com promessas falsas.
    Você é sutil, pois não ofendeu a religião nem tão os poucos os orixás e sim chamou atenção para um fato que poucas pessoas sabem.Espero que estes relatos sirvam de lição para muitas pessoas que caem nesta malha enganosa e muitas vezes sofrendo constrangimentos dentro destas casas, ou coisa pior. Que os leitores deste blog acessem este site e leiam o constrangimento que algumas pessoas passaram. Lembrando apenas que o problema não está na religião - o candomblé nem tão pouco nos orixás - o problema está no mal caratismo destas pessoas que se intitulam pais e mães de santo. Que sirva como lição para muitos que adentram em locais onde existe apenas um comércio e não a verdadeira essência da religião.

    ResponderExcluir
  85. de espiritos eu não entendo nada e como politica sou nescio so sinto os efeitos provocados e suas manifestações poltergaiste fantasmas projeção mental e problemas psiquiatricos no mais continuo vivendo e observando nosso mundo sem entender as vezes o necessario e simples e objetivo para vida são as experiencias erros e acertos a final se esta no mar e necessario navegar ou viver e preciso

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde, sou evangélico praticante e achei muito interessante seu texto, mas acho também que temos que tomar muito cuidado, como falei sou evangélico, não preconceituoso, respeito todas as religiões, seitas, doutrinas, filosofias e ate mesmo comportamentos, tenho amigos e parentes católicos, espírita, evangélicos, gay, tenho muito respeito mesmo, mesmo tendo a BÍBLIA como direção, peço licença para expor minha opinião:
    Quem realmente acredita em Deus pai o todo poderoso criador dos céus e da terra e acredita que nosso Senhor Jesus Cristo e o único e suficiente salvador tem que ter a Bíblia como direção, na Bíblia encontramos diversas passagem que nos da o livramento e também a condenação. (Irmão não estou julgando apenas estou expondo a minha crença)
    Em NÚMEROS 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa,
    o que eu entendo que é clara a vontade de Deus criador. então nosso Senhor não revogou nada que esta na Biblia
    Vejamos em:
    LEVITICOS:19.31-31 Não vos voltareis para os que consultam os mortos, adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
    LEVITICOS:20.6-6 Quando alguém se virar para consultar os mortos e adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
    LEVITICOS:20.27-27: O homem ou a mulher que consultar os mortos ou for necromancia certamente morrerá; o seu sangue será sobre eles.
    DEUTERONÔMIO: 18.10-12 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem necromancia, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
    Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
    Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
    SALMOS 115.17 Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.
    ECLESIASTES 9.5-6 afirma: Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento
    tanto seu amor comoseu odio e sua inveja ja pereceram; nem tem eles dai em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol
    1 TESSALONICENSES 4.14-17 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
    Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
    Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
    Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos, Deus abençõe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, se voce acredita na biblia e que acredita que ela é o manual da vida e quem foi Deus quem criou. então veja esse versículo.

      Isaías 13:16 - Bíblia
      www.bibliaon.com/versiculo/isaias_13_16/
      Seus bebês serão despedaçados diante dos seus olhos; suas casas serão saqueadas e suas mulheres, violentadas ... (Isaías 13:16). Versículo da Bíblia ...

      Pra ser sincero, esse não é meu DEus, meu Deus está dentro de mim...

      Excluir
    2. Paz do Senhor, em Isaías existe 66 capítulos, no citado acima, 13 existem 22 versículos e você se apegar em apenas um ele pode realmente ficar meio assustador, mas desde o primeiro você vera que a babilônia escravizava o povo de Deus, (o povo que acreditava nele) como aconteceu em diversas passagens da bíblia, a te que jesus veio e hj não estamos mais sobre a lei e sim sob a graça
      sobre sua observação em sua segunda parte concordo que Deus tem que estar dentro de nos, mas para isso temos que buscar intimidade com Ele.
      se você meditar na palavra como um todo vc vera que Deus ama a todos, mas ele esta do lado de quem esta do lado dele, temos que ter consciência que Ele é um DEUS e nos somos suas criaturas,
      na bíblia Ele nos mostra que todos que não acreditaram nele pereceu, mas tiveram aqueles que acreditaram em Deus e foram salvos: como no Egito quando o povo Hebreu foi libertado varias pragas foram lançada no Egito ( como citado acima em Isaías nesse trecho também teve muita coisa aparentemente ruim para os egípcios) mas muitos reconheceram o Senhor como Deus e saíram do Egito com Hebreus sem nenhum arranhão e foram aceitos por Deus, pois passaram a obedecer a suas leis
      A Bíblia demorou mais de 70 anos para ser traduzida e imagina se fosse inventada, e um grande detalhe é que ela sempre se confirma por diversas vezes um exemplo é: o velho testamento é novo testamento revelado e o novo testamento é o velho testamento cumprido, e de Gênesis a Apocalipse só aponta para uma direção que é JESUS
      Mateus 7,7
      Deus abençoe


      Excluir
  87. Religião é coisa criada pelo homem, nem Jesus sequer falou de religião, muitas coisas na biblia foi criada por interesse da própria igreja, e por que as religiões odeiam as outras ? Eles veem as outras como concorrentes, e foram condicionados a acreditar em tudo que eles falam, os fiéis simplesmente não pensam , não questionam.... tornando o povo alienado...as religiões trabalham com 3 causas, sendo medo, culpa e ganÂncia...com isso sequestram sua mente te deixando ignorante outra coisa eles usam a hipnose e dizem que é coisa do demônio, tudo com a finalidade de prender os fiéis e cada dia mais fazer escravos deles.... Atualmente muitas dessas religiões só se fala do materialismo, esqueceram de falar sobre religiosidade.... muitos líderes das igrejas estão estudando psicologia, justamente para aprender a manejar o povo como eles querem....assim cada dia enricando mais..meus irmãos, procurem estudar sobre a mente humana e como funciona, que voces vão descobrir a verdade, a verdade vos será revelada.......e vos se tornarão libertos da prisão mental e dos condicionamentos ..........Fiquem na paz de Deus...
    o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz, A Bíblia demorou mais de 70 anos para ser traduzida e imagina se fosse inventada, e um grande detalhe é que ela sempre se confirma por diversas vezes um exemplo é: o velho testamento é novo testamento revelado e o novo testamento é o velho testamento cumprido, e de Gênesis a Apocalipse só aponta para uma direção que é JESUS, restante concordo com você,
      Mateus - 15.9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
      marcos - 7.7 7 Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
      aqui um exemplo estou discordando quando vc fala que a bíblia é coisa do homem pois mais uma confirmação e concordando quando vc fala de religião, pois é doutrina do homem e a doutrina do homem corrompe o homem
      religião começou por causa vaidade, de uns e de abusos de outro ai deu nisso que vemos hj mas tem muita igrejas boas serias, como a que sou membro, não tem doutrinas e sempre tem pastores de outras denominação que vai visitar ou pregar, como tem algumas que acha que só ela salva que se vc não for da mesma igreja que eles vc não será salvo.
      tem coisas que é o demônio que nos atenta mas temos o livre arbítrio
      Mas todas as minha colocações são com respeito e acho que todos tem que se respeitar independente do time de futebol de placa de igreja ou religião, opção sexual, não tempos que concordar e sim respeitar.
      erros e gente tentando tirar vantagem tem em todo lugar na igreja não é diferente
      Deus abeçoe

      Excluir
  88. Foi a iniciativa mais honesta que vi na internet, proveniente de um integrante dessa denominação religiosa. Parabéns, meu rapaz, por sua gentileza e espírito fraterno. Parabéns também ao autor do texto, que mesmo não sendo espírita, se dispôs a produzir esclarecimentos. Muito bom, que Jesus os abençoe, hoje e sempre. Fiquem bem. Paulo

    ResponderExcluir
  89. Não sou evangélica, nem sigo religião alguma, mas confesso: espiritismo não é coisa do Deus Vivente...Brincar com o ocultismo é duvidar do poder e amor de Deus.

    ResponderExcluir
  90. Não sou evangélica, nem sigo religião alguma, mas confesso: espiritismo não é coisa do Deus Vivente...Brincar com o ocultismo é duvidar do poder e amor de Deus.

    ResponderExcluir
  91. ????????? ...quanta idiotice! A verdadeira igreja de Cristo ainda não foi plenamente
    "fundada" basta olhar como a natureza funciona...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, mais uma vez e com todo o respeito, gostaria de saber onde o irmão acho na bíblia que "A verdadeira igreja de Cristo ainda não foi plenamente
      "fundada" basta olhar como a natureza funciona..." ou que tem alguma coisa haver com o funcionamento da natureza
      Mateus 5:22
      Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Idiota!', corre o risco de ir para o fogo do inferno.

      Atos 17:24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.”
      O nos chamamos de igreja é apenas um lugar para ouvir a palavra de Deus
      Romanos 10.17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

      Romanos 12:4-5
      Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

      1 Coríntios 3:16
      Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

      Se alguém quiser se comunicar, tirar duvidas, discutir, debater, ensinar ou aprender me envia um email bethelvisual@hotmail.com
      gosto muito de falar sobre o assunto.

      Excluir

Flickr Images

Formulário de contato