Humor Opinião e Atualidades

Os nomes

sexta-feira, setembro 30, 2011Roberth Moura

      

      Em uma das postagens do meu blog, um senhor, comentarista profissional pelo jeito (estou sendo altamente irônico neste instante), não concordando com a minha opinião disse que eu teria, antes de tudo, mudar este nome meu que era horroroso. Eu não vou dizer que chorei eternamente por isso, mas fiquei bastante encabulado. É claro que existem nomes mais cabulosos que o meu, mas reconheço que Odacyr não é o nome mais bonito do mundo. Ou até que pode ser pra minha mãe, é claro. A coitada, num intuito de encontrar um nome que “rimasse” com o do meu pai (que é Otacílio), escolheu essa pérola de nome pra me chamar. Nome mais unissex não existe. Odacyr é nome de homem ou de mulher? Isso vai depender das contingências... Assim como Ivani, Juraci, Valdete, Joze, Audrey,  e tantos outros, Odacyr também não se encaixa em nenhum parâmetro de gênero nominal.

       Às vezes encontramos nomes impróprios como nome de gente, especialmente no Brasil. Não sei se isso acontece por ignorância do povo ou dos escrivães, ou dos dois: Tropicão de Almeida, Maria doas Dores, Srª Cólica de Jesus, Dona Magnésia Bisurada do Patrocínio e por aí vai. E mais comum do que se imagina é encontrar pessoas que tem nome de substantivo comum ou até mesmo de adjetivo: vitória, vida, clara, mel, lua, sol, flor, angélica, linda,  etc.  Parajara dos Santos, em uma de suas crônicas no DRD comenta que tinha um amigo chamado Washington, mas que todo mundo chamava-o de Vásington. Outro chamava-se Newton e todo mundo o conhecia por Nêuton. Eu, por exemplo, tenho um primo que se chama Hamilton (Assim como o piloto Louis Hamilton), mas quando alguém lhe pergunta o nome ele diz “A-mil-ton”. Ou seja, nomes abrasileirados com gosto de gás. Se por um lado ter um nome, digamos, "diferente", possa ser ruim por causa do acanhamento ao pronunciá-lo, por outro é pode ser bom, por que quando você o escreve no google, só vai ter você com este nome! Não é magnífico?
      
      Muitos consideram que o nome traz consigo muito do caráter da pessoa. Por exemplo, ouve-se por aí (os leigos falam, não sou eu quem estou falando não), que todo Miguel é “atentado”, “levado a breca”. Todo Gabriel é valente. E por aí vai. Eu não acredito nisso, mas em todos os casos não vamos desiludir o povo, que demorou centenas de anos pra formalizar e validar o seu precioso senso-comum.


            Bom, voltando o foco para mim novamente (porque o blog é meu e eu sou tão narcisista que não permito que outros assuntos brilhem por mais tempo que eu), imagina que tipo de profissão meu nome permitiria: “Convidamos para receber o Oscar de melhor ator... Odacyr Roberth” ou “Direção de Odacyr Roberth” ou “Uma minissérie de Odacyr Roberth”. Eu acho que estou sonhando alto demais. Mas meu nome não combina com um vendedor de água de coco da praia: “Ô, Odacyr, me vê uma água de coco”. Não... Zé combinaria bem (Nada contra os ‘zés’ da vida). Odacyr lembra coisas pomposas. Mestre Odacyr. Melhor: “Doutor em psicologia Odacyr Roberth joga por terra a manipuladora teoria behaviorista”. É isso aí. Vou ser um doutor. E todos os próximos “Odacyres” das futuras gerações serão sinônimo de estudiosos, inteligentes, bonitos e doutores sedutores! Afinal, quem dá significado ao seu nome é você! 


Links Relacionados:


Eu caso a hora que eu quiser: Divertido texto sobre história de amor, casamentos e paixões arrebatadoras. Bem... na verdade mesmo, queriam me obrigar a casar, mas eu caso na hora que eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso!


Fazendo Diferença: Você acha que é diferente? Que por que faz isso ou aquilo, você é único? Pois saiba que está completamente enganado. Um texto divertido traz fatos que mostram que quanto mais diferente você tenta ser, mais igual você fica!


A vida é um buraco: filosofia inútil da vida, onde todo traz uma teoria que a vida de todo ser humano é um buraco. E o pior é que a teoria consegue provar que é... Fantástico!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Conferi seu Post sobre o nome. A princípio eu pensava que existia lá uma relação de nomes e seus respectivos significados mas constatei que é um gênio na arte de escrever. Me envolvi em outros conteúdos como o seu artigo sobre a fiura.

    Grande escritor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado J. . É sempre bom saber que o meu conteúdo agrada os leitores, afinal, é pra isso que estamos aqui!

    ResponderExcluir
  3. odacyr, meu nome é aldeni, antes eu não gostava muito não, mas agora tó em dúvida , estive pesquisando no google e encontrei pessoas interessants (poucas) com o mesmo nome, tem gente que me chama de aldeni, mas meu pai disse q é pra pra ser aldení, como se tivesse um assento agudo no i,mas não tem claro, pra vc o que soa melhor aldeni ou aldení?

    ResponderExcluir
  4. Aldení (com a sílaba tônica - ni) soa melhor do que Aldeni (com a sílaba tônica no - de), mas isso é apenas uma opinião. Conheço uma mulher que se chama Maria Aparecida, mas todo mundo a chama de Amanda, por que assim ela gosta. Então, sempre que uma pessoa perguntar seu nome, diga aquele que você se sente melhor em ser chamada - Aldeni ou Aldení!

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos as pessoas pronunciam corretamente a maioria dos nomes da tua listinha. Meu nome é Johann, as pessoas me chamam de iorran, mas a pronúncia é ioãããnn.. Tirando minha família, todo mundo ri quando digo isso -.-'

    ResponderExcluir
  6. Eu, quando li seu nome, já pronunciei de maneira errônea: JORRAN. Jamais passaria pela minha cabeça Ioãn. Iorran seria o meio termo. O pior não é como eles pronunciam, mas quando a gente vai dar o nome pra alguma coisa e tem que falar letra por letra, por que eles não entendem, pelo fato do nome não ser muito usado.

    ResponderExcluir
  7. Interessante esta coisa de nomes, outro dia uma tia minha,não sei se para debochar, é provável, perguntou se o nome que eu escolhi para minha filha era nome de gente, fiquei magoada, mas aprendi que seja lá o nome que se dê a alguém deve ser respeitado, afinal o nome é detalhe e o que importa é a pessoa que o leva, se ela se sentir respeitada toda vez que se pronunciar o nome, certamente será bem resolvida na vida. Gostei do seu blog. A propósito o nome de minha filha será Grizel Jolie.

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato