Cultura Curiosidades

Freud explica como se dá a homossexualidade masculina

segunda-feira, agosto 15, 2011Roberth Moura

            Estava fazendo meu portfólio sobre necessidades educativas - inclusão social e encontrei esse parágrafo no meio do texto e o achei super interessante. Compartilho com vocês o conhecimento adquirido:

       Freud afirma que, na maioria dos casos de homossexualismo masculino, os indivíduos experimentam na primeira infância uma ligação erótica muito intensa com uma mulher, geralmente a mãe, este vínculo fora despertado e encorajado pela ternura constante e intensa por parte desta. Posteriormente a este estágio preliminar, o amor da criança não será mais consciente, sofrendo portanto, repressão. O sujeito ao reprimir o amor por sua mãe tomará a si mesmo como objeto sexual ao se colocar no lugar dela, num processo decorrente de uma identificação narcísica, arrogando a si mesmo como modelo. Dessa forma, passa procurar outros jovens que se pareçam com ele, e possam amá-lo como a sua mãe o amou. Percebe-se que o narcisismo seria a captação amorosa do sujeito pela própria imagem. Freud afirma que este processo, na verdade, é um retorno ao auto-erotismo, afinal os homens que o homossexualismo masculino diz amar são na realidade figuras substitutivas que o fazem recordar a si próprio durante a infância. Assim sendo, o sujeito busca encontrar seus objetos de amor segundo o modelo narcísico. (FREUD apud PRETTO)

PRETTO, Janaína Pereira. A influência do desejo parental nas altas habilidades/superdotação: uma abordagem psicanalítica. Rev. CEFAC [online]. 2010, vol.12, n.5, pp. 859-869.

Freud S. Leonardo da Vinci, uma lembrança de infância. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago; 1910/1976. 


Freud explicou satisfatoriamente?
     Apesar de possuir um pendor para a psicanálise, nunca tinha ouvido essa versão dos fatos e confesso que achei muito interessante (um verdadeiro achado pra mim) e altamente coerente. É claro que existem inúmeras abordagens e cada uma delas não deixa de ter razão, pois são óticas diferentes, entretanto prefiro ficar com essa (pelo menos com essa sendo a primordial). 
_______________________________________________________________
        A este respeito,você pode ler o texto A origem da homossexualidade masculina, numa abordagem também psicanalítica, todavia com o viés de outro autor, J-D. Nasio. A abordagem de Nasio, obviamente, é mais atual do que a proposta por Freud.
_____________________________________
     
     Como pode-se observar,  o texto rebate grande parte da minha teoria sem noção da homossexualidade e ambiente, escrita em Homossexualidade: Hereditariedade versus meio ambiente, que você pode ler clicando no título.
      E para quem discorde de Freud e acha da teoria dele uma baboseira só, sugiro que leia como a homossexualidade se dá, através da visão da genética (texto muito interessante). Veja: A genética da homossexualidade.
    Quanto ao conteúdo do texto, o que vocês acham? Pensam que Freud conseguiu explicar ou está deixando muito a desejar? Comente dizendo o que achou.



Até mais! 

You Might Also Like

125 comentários

  1. A verdade é que o homossexualismo é decorrente de vermes que levam a criança a coçar o ânus e infelizmente gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "Tá Serto"

      Excluir
  2. não entendo com as pessoas podiam levar Freud a sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A militância gayzista leva!

      Excluir
  3. Churronaaaaaaaaaldo16 agosto, 2011

    Então, meninos que têm Complexo de Édipo fatalmente serão homossexuais?

    Eita porra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, na verdade todos passamos pelo complexo de édipo aos 4 anos de idade mais ou menos, o que determina se você se tornará homossexual ou não, é qual solução encontramos para sair do complexo.

      Excluir
  4. KKKKKKKKK "Anônimo", isso não é verdade. E as meninas que também têm verme e coçam, o que acontece a elas?

    Lucas, a teoria de Freud tem sentido. Você teria outra mais convincente que não a dele?

    ResponderExcluir
  5. Claro que não Churronaldo.Todos os meninos que não conseguem superar Complexo de Édipo é que se tornam, de acordo com Freud.

    ResponderExcluir
  6. Conversei bastante com alguns amigos homossexuais sobre isso e dois elementos da teoria freudiana foram frequentemente confirmados. O primeiro é a proximidade com a mãe e o segundo a busca por si mesmo em outros homens. Ainda assim não acredito 100% na explicação de Freud, ela foi fortemente influenciada pelos preconceitos da época. Por outro lado, enquanto uma mulher homossexual, não me identifico nem um pouco com tal explicação - e muito menos com o inverso, caso alguém se pergunte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa resposta. A explicação de freud peca e muito devido a sua visão conservadora e seu extremo preconceito devido tambem a visão da sociedade em que freud viveu. Lembrando que freud concorda com a repressão dos nosso Id, das pulsões e tampouco acredita que conseguiríamos alcançar a felicidade plena em sociedade, por sofremos a pressão do superego

      Excluir
  7. ele tinha a manha ue, não é atoa que até hoje ouvimos falar no nome de Freud

    ResponderExcluir
  8. GRANDE COISA! até hoje ouvimos falar de Hitler tbm ¬¬

    ResponderExcluir
  9. Só acho que levar em consideração o que Freud disse é uma coisa, agora levar ela como se fosse lei na sua vida e barrar outros argumentos já é idiotice. Ele é somente mais um que chegou nesta conclusão. Ah, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Sabe... nada disso aconteceu comigo... e mesmo assim sou homossexual!!! é o mesmo que procurar a razão por que uma pessoa é branca ou negra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada haver eu conheço alguns 2 que sofreram abusos sexual na infância , também conheço criança delicadas não teve inclinação homossexual , a crença da soe cidade faz a criança acreditar que é homossexual

      Excluir
    2. Só nos seus sonhos. A nossa sociedade é estupidamente homofóbica. A gente tá muito longe de chegar em uma sociedade descente em que as pessoas se respeitam. Não existem mais homossexuais hj do que antes. E o preconceito parece que só cresce. Só ler os comentário da página

      Excluir
  11. Certeza tava chapadao qdo escreveu isso, a teoria genetica vale mto mais do q essa. Detalhe todos gays nascem gays, n e algo q ele escolhe ou 'adquire' por causa do q ele falou ai da a entender isso.

    ResponderExcluir
  12. MEu sem noção este texto, não faz o menor sentido, então tds os homens são homosexuais.

    ResponderExcluir
  13. Agora Freud me mostrou que mesmo mentes brilhantes podem ser influenciadas por uma sociedade doente, e sendo assim, tornam-se doentes também.

    Deplorável.

    Ele não detinha a razão, ele não sabia o que sabemos hoje e ainda sim, era influenciado pela sociedade e pela igreja nessa época, portanto é infundado o que ele disse, não pode passar de uma teoria, nada mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgekleissoun11 junho, 2013

      Doente porque não falou aquilo que você queria ouvir???

      De fato ele não detinha a razão.
      A razão sempre esteva nas mídas sociais, isto é, pelo percentual de comentários a favor ou contra, assim se define quem tem a razão, não é?
      E neste assunto em específico a mídia tradicional (TV) têm dado uma mãozinha.

      Excluir
  14. Seguindo o raciocínio de Freud, tem cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo o raciocínio de Freud, se a homossexualidade precisa ser curada, a heterossexualidade também precisa ;)

      Excluir
    2. Não consegui entender o seu raciocínio, amigo.

      Excluir
    3. Pessoal, Freud nunca disse que a homossexualidade precisa ser curada. Muito pelo contrário! Existe inclusive uma carta dele respondendo a uma mãe preocupada por ter um filho homossexual e Freud é bem claro na carta, dizendo que não há nada a ser curado. Freud estava à frente de seu tempo, foi ele que estudou sistematicamente pela primeira vez na história, o inconsciente. Também foi o primeiro a falar da sexualidade infantil (Não entenda sexo, porque são coisas diferentes!). A psicologia, a psiquiatria e a sexologia hoje devem muito de seus estudos à Freud. Ele mesmo dizia que não era o dono da verdade e que com o passar dos anos, muitas coisas ainda seriam descobertas. Ele estudou cientificamente a mente humana e trouxe excelentes contribuições.

      Excluir
  15. Luiz, eu também já fiz uma postagem sobre a influência da genética na aquisição da homossexualidade. A pesquisa, feita com irmãos gêmeos (que possuem portanto o mesmo DNA) revela que 60% dos pesquisados tornaram-se gays também, ou seja, se você é gay e tem um irmão gêmeo, as chances dele ser gay são cerca de 60%. Ou seja, nem tudo é genética, nem tudo é contexto e nem tudo é teoria de Freud. Todas tem razão e ao mesmo tempo nenhuma possui a verdade absoluta.

    Para ler a pesquisa completa vá em:

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/2011/05/homossexualismo-genetica-ou-meio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser também pela criação que os dois tiveram, pois se são gêmeos provavelmente foram criados da mesma forma... Apenas teorias.

      Excluir
  16. Ok, concordo que Freud contribuiu e muito para o estudo do comportamento humano, psicologia e tal, mas venhamos e convenhamos, ele viaja demais né... alem de que a psicanálise é uma pseudociência, e boa parte do que Freud disse não pode ser provado pela ciência.

    ResponderExcluir
  17. Freud era viado. Ponto!

    ResponderExcluir
  18. Homossexualismo não acho que é uma doença... mas COM CERTEZA a pessoa tem sérios problemas.
    Não é possível uma pessoa gostar de outra do mesmo sexo a não ser que seja um retardado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retardado é você com esse comentário. Puta cara imbecil!

      Excluir
    2. Concordo com você, e digo mais: não é possível uma pessoa não gostar de chocolate a não ser que seja um retardado. /ironia

      Excluir
    3. Jorgekleissoun11 junho, 2013

      O fato é que hoje tá na moda ser viado.
      Logo, vai aparecer viado de todo tipo e todas as origens.
      Mas se for fazer estatística, irá observar os pontos comuns da formação dessas pessoas quando crianças.
      Isso é tão óbvio e também sabido pelos ativistas gays que querem introduzir nas escolas primárias o "conhecimento" de como ser um viadinho mirim (opa).

      Obs. Cada um faz o que quer com seu rabo, agora, querer privilégios por que dá o bumbum já é demais.

      Outra coisa, os caras não se contentam em ser gays, mas querem que todo mundo seja também! Deixem as crianças fora disso!

      Excluir
    4. Gente, um pouco mais de senso crítico!
      Ao invés de falarem coisas úteis, tem gente falando "tá na moda ser viado'' (só faltou versículo da bíblia ou um discurso criacionista). Por favor! se homossexualidade fosse uma escolha, seria muito mais fácil ''escolher'' ser hétero, ninguém queria sofrer preconceito (não acho q ninguém nasce gay nem escolhe ser gay, isso é uma condição) Além disso, vale lembrar o que Freud escreveu em outra época, numa sociedade vitoriana e moralista, e mesmo assim, ele foi revolucionário em trazer para o meio científico um tema tão tabu como era a homossexualidade. Outra coisa: esses estudos genéticos não são verdades absolutas! parece q a discussão acaba quando se fala em genética, e isso é querer transformar a biologia num dogma, numa verdade que ninguém pode discutir mais. A pergunta sempre é: "Qual a origem da homossexualidade?", por que então não paramos para pensar a origem da heterossexualidade?

      Excluir
    5. Mas a verdade é que realmente é modinha ser gay agora tanto quanto ser ateu, pessoas carentes de atenção procuram formas diferentes de conseguila

      Excluir
  19. Não dá pra generalizar Freud só levou em conta alguns casos Mas faz algum sentido!XD

    ResponderExcluir
  20. Não podemos generalizar nenhuma teoria pois quando ela se tornar aplicável em todos os sentidos mais complexos, tornar-se-á verdade absoluta e verdades absolutas não existem. Cada uma traz consigo sua importância, sua maneira de ver o mundo. Quem se identificar melhor com ela, basta aderir a ela. Quem acha que ela "viaja demais", identifique-se com outra.

    ResponderExcluir
  21. Freud foi inegavelmente uma das grandes mentes do século 20, ao formular várias das bases da psicologia. Negar isto é manifestar ignorância sobre história. Mas é preciso lembrar que ele morreu há mais de meio século. É lógico que diversos estudiosos que vieram depois, acrescentaram novas ideias ou mesmo complementaram suas teorias. Modernamente, o homosexualismo é tanto creditado ao psicológico quanto à genética, mas não há uma definição da porcentagem de cada um.

    ResponderExcluir
  22. Com certeza Freud viaja demais, até fui expulsa da aula de psicologia no 2º ano pq disse que eu não precisava de psicanálise pois eu tinha amigos. E ainda insultei Freud de idiota. Dra. Elise, professora e psicóloga não gostou nada da minha reação. Mas simplesmente não posso concordar com tudo que escreveu e disse este ilustríssimo Senhor.

    ResponderExcluir
  23. Neste teu artigo FReud explicou que muitos casos são assim, mas não podemos desprezar todo o resto, a teoria dele na minha opinião neste caso foi no passado, onde gays tinham vergonha disto e só revelavam em segredo, ja hj em dia há até um certo orgulho nos gays, varios fatores contribuem, mas acho q o mais correto seja a formação enquanto bebê + algum fator genético/índole do ser, não necessariamente nesta ordem!

    ResponderExcluir
  24. Renato, concordar com tudo eu acho que nem ele concordava, pois como sabemos ao longo da vida ele foi revisando seus textos, e se tivesse vivo até hoje certamente já teria revisado muita coisa da sua teoria. Mas insultar o cara na sala de aula? KKKK aí já é demais.

    E último "Anônimo", é isso aí mesmo que você disse: vários fatores.

    ResponderExcluir
  25. Conheço um amigo órfão, foi criado pelo avô, e é gay. Como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgekleissoun11 junho, 2013

      Essa é fácil: O velho é pedófilo!

      Excluir
  26. Faz bastante sentido. Agora tem um caso acima que o Renan perguntou sobre o avô que criou o neto gay, acredito que esse avô tomou a figura materna mesmo sendo homem.

    É muito convincente a teoria de Freud, e eu, homossexual, não creio muito em hereditariedade e acho que há alguma explicação cientifica para isso, como a mente age nos hormônios, assim como acontece nos héteros, apetite sexual é do ser humano, e é normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem nasce sem figura nenhuma, hetero ou gay? Como se explica? Ainda acredito mais na genética.
      Temos que levar em conta que Freud analisou a sociedade no meio em que ele vivia, burguesia.

      Excluir
  27. Escrevo para alguns Leigos que comentaram no blog e que na ausência de estudo, não se prezam por um sequer livro.
    Para os amantes da biomédica e interessados, na certeza, souberam entender o que foi postado.
    Para quem nao entende, não comente, apenas leia, é menos incomodo.

    Garanto a voces, que a maioria das descobertas e curas que temos hoje, sao graças a esse e outros varios homens.

    Bom post colega.

    ResponderExcluir
  28. freud é um babaca

    ResponderExcluir
  29. Muito proveitoso a matéria do artigo, Pessoas como freud é de 100 em 100 anos, é o cara!

    ResponderExcluir
  30. Não sei. Conversei muito com alguns amigos meus homossexuais e o padrão que obtive foi o de foram molestados ainda crianças. Um com 7 anos de idade! Não sei. SErá que o imput (a entrada inicial) não teria alterado a opção?

    ResponderExcluir
  31. Bobagens , homossexualidade é pecado , e tanto homens como mulheres tem a sua opção , fazer a vontade de Deus e respeitar a criação , ou se revelar abominaveis , e se tornarem homossexuais . A questão é opção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca. Um argumento desse só pode vir de algum arrombado pelo padre da paróquia. Ninguém faz escolha sobre seu inconsciente, ninguém controla isso. O que você falou está mais para o comportamental, uma pessoa gay se portar como hetero pelo resto da vida, abdicando de todos os seus desejos e vontades. Mesmo assim ela não deixaria de ser gay.

      Excluir
    2. como vc sabe qual é a vontade de Deus ?
      ele ja falou com vc cara a cara? presumo q ñ, vc é so mais um ignorante q precisa sair da caverna de Platão.....
      ninguém pode provar q a bíblia é a vontade de Deus, pois é um livro q conta uma cultura de um povo, (povo judeu) apenas isso, portanto não deve ser tomado como base para prejulgar as pessoas, me diz como vc pode crer num livro tão manipulado onde homens colocaram o q bem queriam nesse livro srsrs, a bíblia nada mais é do q um conjunto de dogmas e OPINIÕES formadas por homens, uma dica estuda filosofia... ok, e a história e vera q num tempo anterior a bíblia toda a sociedade era bissexual.....

      Excluir
    3. Legal a sua opinião cara,mas veja bem...os conceitos seguidos nesse seu tal "livro sagrado" são de mais de 10000 anos atrás. Sabia que nesta mesma bíblia ensina a vender sua filha? E você a vende? Claro que não. Poderia ficar dias te contando os furos encontrados no seu Crepúsculo de deus. Pense bem antes de falar merdas pela boca,vai que sua bunda fica com inveja.

      Excluir
  32. Eu acho que faz sentido... É o que aconteceu com meu visinho, por exemplo, o pai dele era muito ausente... trabalhava em outra cidade, só vinha para casa de fim de semana, e o mlk cresceu entre a mãe, irmã e uma prima... Hoje ele eh gay

    ResponderExcluir
  33. aqui ó, apaga tudo e vamos escrever de novo, com outros pensadores. Vamos começar com quimicos ?

    ResponderExcluir
  34. Será que todo gay era mimado? Sei não. Pode ser, mas deve haver alguma explicação biológica para o isto. Afinal todo homem tem todos os hormônios e outras coisas de uma mulher, e vice e versa.

    ResponderExcluir
  35. Se a sua mente é de mulher, suas glândulas produzirão hormônios femininos. A mente tem mais força do que você imagina. Conheço casos de pessoas que viviam amargas e de mal com a vida desenvolvendo gastrite, úlcera e até câncer. É biológico? Até pode ser mas existem boas chances disso ser reflexo apenas do estado em seu aparelho psíquico se encontra.

    Se você se projeta como uma mulher, quer ser como uma mulher, se coloca no lugar da mulher em um filme ou novela, é bem possível que você vai tomar jeito de mulher (pois na sua cabeça você o é). Sua voz pode afinar, você pode, sem perceber andar rebolando, gesticular como uma mulher, sentar como uma mulher, etc. E isso a maioria das vezes, inconsciente.

    Não estou desprezando de maneira alguma o biológico, só estou afirmando que o psicológico influencia o biológico, assim como o biológico o psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, cala a boca. Então todos os gays teriam seios por ae apenas por imaginarem serem mulheres. Pelo amor, quanta parafernalha aqui.

      Excluir
    2. E os que acreditam que tem seios, o possuem simbolicamente. Você não tem noção do que nosso cérebro é capaz de fazer.

      Excluir
    3. Nunca na vida quis ser mulher, continuo não querendo e sou gay. Gosto de ser homem. E aí?

      Excluir
    4. E aí que assim como existem diferentes "jeitos" héteros de ser, também existem diferentes maneiras homo de ser. O ser humano é múltiplo, os comportamentos não podem jamais serem estereotipados especialmente para quem é da área de ciências humanas.

      Você diz que nunca se projetou como uma mulher. Você certamente não rebola, nem tem a voz fina, nem outros trejeitos, ditos típicos do homossexual.

      Excluir
  36. A mente humana é extremamente complexa. Fróide analisou a si próprio na minha opinião. O que faz uma pessoa ser o que ela é, vem de centenas de combinações possíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK você também não deixa ninguém passar desapercebido...

      Excluir
  37. Acho que não há teoria que sane totalmente as dúvidas quanto à homossexualidade, aliás, como muitas outras coisas...

    Acontece que Freud conseguiu, logicamente, explicar como surge esse fenômeno, e até que faz sentido... Dentre as teorias já apresentadas, se mostrou a que mais parece com a realidade... Mas gostaria de adicionar também que, a homossexualidade depende de muitos outros fatores, as experiências vindouras em sua adolescência por exemplo, somadas a uma tendência que surge desde sua infância, esta dependente do contexto em que viveu, enfim... Nada que se possa racionalizar...

    http://erranteopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Nada me influenciou a ser lésbica. Não sou masculinizada, minha mãe sempre foi presente, não sofri abuso. Nada. Minha família sempre me amou muito e cuidou de mim.

    Homossexualidade não tem cura, e nem precisa ter, porque não é doença. E na época que Freud fez sua teoria, muita tecnologia para investigar ainda não existia. Não adianta você, preconceituoso, concordar sem antes analisar o contexto histórico entre outras coisas... As pessoas nunca procuram mudar de opinião, e sim, justificar o que mesmo sem saberem, acharem ser a unica verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é impossível para uma pessoa dizer que nada o influenciou para algo, nem sempre essa influência é explicita ou lembrada, até certos traumas são bloqueados nas mentes do abusado.

      Excluir
  39. Não dizemos que esta é a única verdade (absoluta), por que tais verdades não existem. Dizemos que esta é uma teoria aceitável e que faz muito sentido. E em momento algum o texto está falando que a homossexualidade é uma doença.

    ResponderExcluir
  40. Freud realmente é o cara, por mais que a psicanálise se apresente como uma abordagem de conteúdos filosofais e não operante, a sistematização e a organização dos dados, dos conceitos e a interpretação é de fato algo impressionante e fascinante. Numa ótica psicanalítica é totalmente OPERANTE a lógica freudiana, entretanto haverá sempre uns críticos (principalmente americanos) que nunca vão entender que o cerne da psicanálise também é o comportamento humano.

    ResponderExcluir
  41. Com certeza Vitor. Cada qual com a sua abordagem, cada qual com sua percepção de mundo. Só por que nós, psicanalistas não somos tão capitalistas e positivistas como os behavioristas eles ficam tentando procurar brechas na nossa abordagem, não sabendo que nosso objeto do estudo é o mesmo que o dele, o que muda e como cada um vê esse objeto.

    ResponderExcluir
  42. Eu sendo homossexual, eu posso afirmar que tenho uma ligação muito forte com minha mãe. É como se ela fosse tudo pra mim. É um amor com muito apego. Sempre foi assim, desde criança. Quando da minha adolescencia eu sentia atração pelo meu pai, embora ele não tivesse nenhuma relação de proximidade com os filhos. Nunca entendi isso direito. Eu só sei que meu pai era muito energico e mantinha muita distancia dos filhos. Hoje, eu tenho uma forte atração por homens sérios, do tipo militar. Tanto é que tenho um relacionamento com um militar casado.
    Tentei superar o sentimento de homosseual, em vão, Agora que ja passei dos 40 anos resolvi desisti de me "curar". Vou levando a vida dentro do armário. Oh vida difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saia do armário e vá bater asas, borboleta. A falsa-liberdade é melhor que o aprisionamento.

      Excluir
    2. veja se nao tem barata ai nesse armario!

      Excluir
    3. O amor da mãe e ausência do pai, se não pode tê-lo pode pelo menos projeta-lo em quem está a seu alcance, que tal militares "possuem perfis autoritários" e vc pode amá-los pois existe bem menos restrição quanto a ter uma relação com seu pai, (que seria algo proibido) Sodoma e Gomorra

      Excluir
  43. Em tempo:
    Pra mim, eu acredito que ser gay é genético.Pois nós homossexuais conhecemos os outros homossexuais. A Aparência do rosto, denuncia isso. Pra exemplificar e pra vcs entenderem eu sito alguem com sindrome de down, quase todos eles se parecem não é? Para os gays é a mesma coisa, um pouco mais sutil,mas agente consegue identificar isso no outro facilmente. abraços a tods.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é quase como um carimbo!é só olhar pra cara demachona da DILMA!

      Excluir
  44. Luiz Mourão Ferraz21 agosto, 2011

    Freud é um idiota, babaca, recalcado pela religião e sociedade da epoca, e todos que acreditam nele, defende ele e o seguem, também o são.Estes ultimos incapazes de pesquisarem sobre a mente humana, ficam acreditando em baboseiras ditadas por pessoas que se acreditam ilustres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAI DO ARMARIO CARA!

      Excluir
  45. Luiz, não é por que você acredita que Freud é um idiota que ele é. Eu aprendi (e estou aprendendo) muita coisa com os seus estudos e te digo que se ele fosse tão babaca ele não teria sido reconhecido como o expoente da psicanálise.

    Bom, Freud nos deu a base, e a pesquisa nós fazemos e estamos constantemente renovando a psicanálise para atender às demandas de cada época e lugar. Se isso te incomodou tanto é por que deve ter doído...

    ResponderExcluir
  46. Como Freud falava merda né...

    Ele pode até ter dado grandes contribuições para a psicanálise ou para a psicologia de maneira geral, mas falava cada asneira também...

    ResponderExcluir
  47. Já que você considera isso como asneira... Certamente desenvolveu uma teoria mais convincente.

    ResponderExcluir
  48. Provou gostou, e relacionamentos familiares corrompidos,e em alguns rarissimos casos, desordem genética na formação do embrião.
    Mas a maioria é comportamental mesmo.

    ResponderExcluir
  49. Noss maior idiotice isso, amar alguem não é se colocar no lugar dela... aff nada haver Freud, se fosse assim as mulheres todas seriam gays pq ao amar o homem se colocaria no lugar dele e gostaria de outras mulheres :(

    ResponderExcluir
  50. O HOMOSSEXUALISMO ESTÁ LONGE DE TER UMA DEFINIÇÃO.A MENTE HUMANA É UM VASTO CAMPO,CERCADO PELO O SUB-INCONSCIENTE.POR ISSO,CONCORDO EM PARTE COM A TEORIA DE FREUD,POREM,DISCORDO EM SE TRATANDO,QUE O HOMOSSEXUAL,TEM UMA IMAGEM DA MÃE,REFLETIDA EM SI MESMO.O HOMOSSEXUALISMO É MAIS DO QUE UMA TEORIA NARCISISTA,É BEM MAIS DO QUE UMA OPÇÃO SEXUAL.É A BUSCA DO "EU"COM OUTRO EU,QUE A NOSSA RAZÃO DESCONHECE.UM BEIJOS A TODOS...

    ResponderExcluir
  51. ..vendo comentarios alguns axao e doença outros axam isso e retardadice ...eu sou gay. se for doença sou doente feliz e ainda por cima retardado rsrs....lendo percebi alguns questionarao da ausencia do pai meu pai sempre foi ausente eu tenho 2 irmao e duas irmas , e sou gay meus manos sao heteros ! ! como disse um leitor isto e uma questao bem vasta para um dialogo... notei algum comentario quanto aparencia , sociedade julga o 'gay tendo tri-jeitos femininos '' todos os gays ., temos sim gays femininos que bom ser diferente e ser normal. eu tenho 21 anos , trabalho como guarda noturno e sou gay nao tenho nenhun traço ou jeito feminino ! pena e ver comentarios tratando da kestao de sexualidade como se fosse doença ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a homossexualidade foi por muito tempo tratada pelo CID (Classificação internacional das doenças) como patologia. Contudo na sua última revisão (CID 10), o homossexualismo foi tirado dele, e culturalmente aceito como normal. Mas é uma pena ver que as pessoas ainda mantém o pensamento atrasado e não se abrem à reconhecer como igual as diferenças que cada ser carrega consigo.

      Excluir
  52. Esse idiota nao sabe nada, é mais um ateu com suas teorias idiotas! Deus criou o homem e a mulher unicamente, se tornar gay nao é questao de doença, opçao e etc.. na terra existem espiritos bons e ruins, os que te ajudam e os que te mostram o caminho longe de Deus, pesquisem sobre exu caveirinha e pomba gira, estes sao apenas dois de muitos outros que dominam homens e mulheres para se tornarem gays, voce ve gay em igrejas? pode ate ver, na maioria das veses sao os "coroinhas" que nem tem conhecimento de nada e acha que é normal ser gay, a grande maioria é ateu, so quer saber de curtit a vida por estar possuido por espiritos malignos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata os fenômenos numa perspectiva psicológica e não espiritual não cabe discutir religiosidade nem a espiritualidade dos fatos. Se você pensa que ser homossexual é estar possuído por um espírito ou algo do gênero, eu nada posso fazer para alterar a sua convicção. Contudo, a ciência psicanalítica enviesa-se por outro lado e você não pode vir com suas convicções prontas e inalteráveis e querer torná-las verdade absoluta. Quanto aos coroinhas, aconselho a conhecer melhor o outro lado da moeda antes de sair julgando determinados grupos funcionais da igreja.

      Excluir
    2. Num país onde o Estado é laico e que possui uma diversidade de religiões tão grande, certamente a sua não será apontada como a mais correta e as leis não serão baseadas nas suas crenças. Precisa dizer que fé e ciência não se misturam?

      Excluir
    3. Sim, sei eu vejo gays nas igrejas sim, incluindo o padre...o que não é normal é ser idiota!!

      Excluir
  53. Parabens pelo blog, vc e muito preciso e correto com suas crencas e ideias. traga a memoria aquilo que possa lhe trazer esperanca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por elogiar o espaço. Produzo-o com todo carinho!

      Excluir
  54. Nossa Vitória sobre os atvistas gays - vaticanplayer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder, somente no Blog!

      Excluir
    2. Li seu texto e deixei minha opinião lá. Só te aconselho um pouco mais de brandura e bom senso ao expressar seus pensamentos.

      Abraços!

      Excluir
    3. Li no blog dele que ele não acredita em homofobia, então resolvi deixar só esses 3 links pra ele refletir, mas tem muito mais de onde veio esse.

      http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ataque-homofobico-contra-gemeos--mata-um-dos-irmaos-,892612,0.htm

      http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/07/19/pai-abraca-filho-e-e-agredido-por-homofobicos-em-sp.html

      http://alonttra.blogspot.com.br/2011/08/heteros-sao-agredidos-por-bando.html

      Excluir
  55. Jimmy Sanches09 novembro, 2012

    Reconheço que Freud como o pai da psicanálise formulou bem suas teorias, tanto que até hoje são usadas. Mas nem tudo que Freud disse estava certo. A ciência muda, teorias são coisas que você pode derrubar provando de outra forma. Nossa ciência avançou, essa teoria de Freud é velhinha, não acham? As coisas mudam. Sabemos que homossexualidade tem aspecto biológico hoje em dia. Não se ceguem, não caiam dentro de uma teoria e fiquem obcecados por ela. Pois bem, é isso ai.

    ResponderExcluir
  56. Acho essa proximidade do garoto homossexual com a mãe é muito mais consequência do que causa. Freud observou a consequência. O garoto se identifica muito mais com os traços femininos da mãe do que com os masculinos do pai, e esta, acaba protegendo mais ele. (minha opinião)

    ResponderExcluir
  57. Post: 'Myrian Rios versus a Vergonha do Brasil (os Homossexuais)' - Vatican Player Blogspot

    ResponderExcluir
  58. Lucas Ramos...os viados se defendem..eu te entendo...

    ResponderExcluir
  59. É impossível que o homossexualismo seja genético ou hereditário... O corpo do ser humano é composto por 46 cromossomas e 1 cromossoma sexual, sendo XX para mulher e XY para homem... Não existe nem um cromossoma ou gene para quem se diz homossexual, se fizer pesquisas no corpo dele só vai achar genes masculino ou seja ele é homem e não mulher óbvio, se fizer pesquisas no corpo dela só vai achar genes femininos ou seja ela é mulher e não homem... mas os homossexuais insistem em dizer que já nasceram homossexuais, sendo que impossível...

    ResponderExcluir
  60. o que uma mulher sente por um homem é desejo de complementação; manifestação do instinto de reprodução. Um "homossexual" (me refiro aos indivíduos de sexualidade mais fraca, que podem ser definidos assim desde a idade mais remota) sente por um indivíduo de sexualidade considerada normal, um desejo de suplementação _ é como se pudesse obter do outro o que lhe falta. Esse desejo, quando associado à natural admiração pelo corpo harmonioso, torna-se intenso e provoca vontade de contato físico, mas jamais será desejo sexual.

    ResponderExcluir
  61. Não da para generalizar mesmo..... freud estava em outro contexto social.... porem faz muito sentido....tanto a parte do relacionamento com a mãe quanto a busca de si mesmo em parceiros.... porem lanço outra questão..... nao seria verdade a busca do esteriótipo masculino que gostariam de ter (relevando um principio heterossexual) nos casos em que gays se apaixonam por heteros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade que deve ser levada em consideração. Já ouvi um caso de um "testemunho de um ex-gay" em um blog de uma psicóloga, em que o rapaz afirmava que o que ele procurava nos seus parceiros é o que, na verdade, ele idealizava para si, mas que por algum motivo, não conseguia sê-lo. Desejava um homem forte e viril que preenchesse fantasisticamente aquilo que ele não era, mas desejava sê-lo. O desejo então, simbolicamente, era realizado neste parceiro.

      Excluir
    2. É o caso de uma pessoa que conheço - ele deseja ter o cabelo, a cor da pele, por exemplo, do rapaz com quem se relaciona. Ele me diz que fica com pessoas que possuem características físicas as quais ele mesmo gostaria de possuir.

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. um dos únicos motivos para q toda a sociedade ou boa parte dela não seja homo ou bissexual, é exatamente os valores da moral ainda baseados na religião cristã, e q esta impregnado no senso comum, com isso as pessoas oprimem seus desejos, se auto declarando héteros, porem quase todos já tivemos experiencias em q sentimos atração sexual por pessoas de msm sexo.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgekleissoun11 junho, 2013

      HAHA

      Esse é o pensamento de todo gay. Querem que todos sejam iguais a ele.

      Desculpe, mas como pode saber o que se passa na cabeça dos outros?

      Excluir
    2. características ligadas à sexualidade masculina, como explosão, agressividade, força física, objetividade, engenhosidade ... eram fundamentais na sobrevivência das clãs, das tribos e dos povos antigos. Esse valor se perpetuou e, como sempre, foi transformado, pela astúcia das religiões, em valores divinos que permeiam a cultura popular até hoje. Dessa forma, o indivíduo de sexualidade mais fraca é empurrado para uma suposta terceira categoria com o agravante de forte desvalorização social. Nessa condição, essas pessoas são levadas para um conflito de autonegação, o que os faz interpretar o desejo de ser o outro como desejo sexual, uma forma de fugir da competição natural do mesmo sexo. Essa solução da mente é mantida com uma constante produção de fantasias que objetivam confirmar esse falso desejo.

      Excluir
  64. Jorgekleissoun11 junho, 2013

    Porque tem tanto viado no Telemarketing?

    Falo sério, as estatísticas não mentem, porque isso? Se paga tão mal, mas tu vai ver 80% são bichas.

    Será por que tem aquela divisão entre Ativo e receptivo?

    ResponderExcluir
  65. A teoria de Freud não está completamente errada,exitem casos e casos. Alguns casos pode ser assim,outros não. Mas nessa teoria eu achei um furo,quem QUER ser mulher é transsexual,e quem GOSTA de homem é homossexual,Freid não soube distinguir isso,fundindo as duas coisas em uma completamente diferente.

    ResponderExcluir
  66. VEREDITO COM BASE EXPERIMENTAL (QUE EU MESMO EXECUTEI): SE AINDA TEM GENTE QUE ACHA QUE É PRECISO SER UMA BICHONA AFEMINADA PARA SER GAY, OU TER RAIVA DA MÃE, OU AMAR A MÃE, OU TER RAIVA DO PAI ETC.. OU QUERER SER MULHER.. BASTA IR NUMA SAUNA GAY. FAÇA ESSE EXPERIMENTO: VÁ NUMA SAUNA GAY E FIQUE SÓ OBSERVANDO. A SAUNA GAY É UM LUGAR FREQUENTADO POR GAYS NO ARMÁRIO, GAYS QUE NÃO TEM UMA AFEMINAÇÃO SEQUER, GAYS QUE JAMAIS SERIAM PERCEBIDOS COMO GAYS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS, PESSOAS COMPLETAMENTE FORA DE SUSPEITA, PESSOAS QUE PARECEM BONS PAIS DE FAMÍLIA, PESSOAS APARENTEMENTE DE BOM NÍVEL SOCIAL E EDUCAÇÃO. DEPOIS DESSE DIA MINHA FICHA CAIU E SIMPLESMENTE VI QUE A SEXUALIDADE HUMANA É ALGO DE CADA UM E NÃO UM COISA QUE FREUD OU QUALQUER OUTRO TEÓRICO TENHA PENSANDO. SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL É ÚNICA E ELA NÃO É PRETO NO BRANCO, NA PRÁTICA, EXISTEM VÁRIOS TONS DE CINZA. É SIMPLESMENTE POR ISSO QUE A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE É ALGO TÃO DIFÍCIL DE PROVAR (PELA PSICANÁLISE OU BIOLOGIA) POIS NÃO EXISTE RELAÇÃO CAUSAL SEQUER. ACREDITE, VÁ NA SAUNA GAY E VERÁ QUE TUDO QUE TE ENSINARAM E TUDO QUE VOCÊ APRENDEU, TUDO QUE OS MANUAIS DE SEXO CONTEMPORÂNEOS E CLÁSSICOS AFIRMAM ESTÁ ERRADO.

    ResponderExcluir
  67. Freud o Grande Idiota e por isso foi proibido no comunismo!

    ResponderExcluir
  68. kkkk no comunismo? até respirar com intensidade é proibido no comunismo. Freud curou uma gay acho que isso basta pra comprovar que o problema é psicológico !

    ResponderExcluir
  69. Mas conheço casos que são justamente o contrário, ou seja, o garoto não desfrutou da presença materna - ou porque ficou órfão ou porque a mãe deixou-o sob o cuidado do pai ou de avós.

    ResponderExcluir
  70. Freud também dizia que o orgasmo clitoriano era coisa de mulher infantil e o vaginal era de mulher madura. ... ... ???? Ele tinha uma buceta???? Você pode fazer a cabeça de qualquer um se for suficientemente inteligente para mesclar fatos científicos com "pensamentos filosóficos". As pessoas veneram pensadores antigos por deixarem trabalhos geniais para trás, mas se esquecem que esse pensadores eram pessoas também, as vezes movidos por questões religiosas, as vezes por questões politicas, as vezes por questões sociais, cada qual com época.

    ResponderExcluir
  71. Bom, o que eu posso dizer sobre este assunto que causa tantas duvidas, tantas especulações mas por experiencia propria sei bem o que é este desejo. Nunca fui afeminado, nem atração por outros meninos ate meus 12 anos, foi quando tive minha primeira experiencia sexual com a mulecada do bairro, no rpimeiro instante fui sò para ver, mas obvio que nao consegui fiquei curioso, até o momento que fui convencido a participar, ele minha 14 anos pediu para eu tirar meu short e virar de costa para ele, encheu minha bunda de saliva e comecou a enfiar, que delicia, amei sentir a sensacao de ser penetrado, bom demais, hj tenho 50 anos tIive algumas experiencias homossexuais, casei tenho filhos, mas amo ter relacoes com outros homens, A EXLICACAO E QUE DEI E GOSTEI!

    ResponderExcluir
  72. me liguem 24242424242424224242424 no Mexico 41 e eu terei todo um cuidaduzinho com voces

    ResponderExcluir
  73. A grande maioria do homossexuais sofreram abusos sexual na infância essa é uma das causas , são várias causas e concordo com Freud sobre o complexo de Édipo disfuncional .

    ResponderExcluir
  74. Uma pergunta de leigo. O hosexualismo pode ser criado, induzido, fabricado. . Por que nao sendo doenca , a ciencia busca a cura.. Li sobre a proibicao das autoridades ameticanas sobre lancamento de bomba quimica sobre inimigos.. BOMB GAY. subtende se a possibilidade da interferencia humana na sexualidade como arma. Ou nao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho lido nada em lugar nenhum sobre a possibilidade de "fabricação" da homossexualidade. Tenho ouvido falar de algumas terapias de reorientação sexual, muito presente nos Estados Unidos. Estas terapias são promovidas não pela psicologia, mas principalmente por ministérios de ex-gays. Bomba gay? Sinceramente, acho que existem algumas coisas que nós devemos duvidar bastante antes de reproduzir.

      Excluir

Flickr Images

Formulário de contato