Cultura Curiosidades

Curiosidades Científicas

segunda-feira, agosto 01, 2011Roberth Moura

       Estava estudando embriologia e achei algumas coisas muito interessantes e resolvi postar. Se o artigo der boa audiência postarei a 2º parte na semana que vem, por que ele é muito grande. Caso contrário, fica por isso mesmo. Espero que gostem e comentem bastante.


O estereótipo da perfeição apresenta:
Algumas curiosidades científicas que você não sabia


Algumas mulheres dizem que menstruam bastante durante a gestão. Como isto pode ocorrer?

R: Mulheres grávidas não menstruam, entretanto podem apresentar um sangramento na data prevista para a menstruação. Este sangue pode ser proveniente do espaço interviloso devido a uma separação parcial da placenta. Como não há destruição do endométrio, este sangue não é sangue menstrual.



Se uma mulher esquecer-se de tomar pílula anticoncepcional e depois tomar duas, ela poderá engravidar?

R: Depende de quando ela se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional. Se foi no meio do ciclo, ela pode ovular e engravidar. Tomar duas pílulas no dia seguinte não vai impedir a ovulação.


Embora mulheres raramente engravidem após os 48 anos de idade, homens idosos podem engravidar mulheres. Por que isso ocorre? Há um risco maior de a criança ter Síndrome de Down ou outra anomalia quando o pai tem 50 anos de idade ou mais?

R: Os ciclos ovariano e endometrial (menstrual) cessam entre os 47 e 55, média de 48 anos. A menopausa resulta da gradual parada na liberação de gonadotropinas pela hipófise; mas isso não quer dizer que o suprimento de ovócitos tenha terminado. O risco de síndrome de Down e de outras trissomias é aumentado em crianças de mães com 35 anos ou mais. A espermatogênese também diminui a partir da idade de 45 anos, e o número de espermatozóides não viáveis e imóveis aumenta. Apesar disso, a produção de espermatozóides continua. O risco de produzir gametas anormais é menor em homens do que em mulheres; entretanto homens idosos podem acumular mutações que serão herdadas pelas crianças. Mutações podem causar anomalias congênitas.



Existem anticoncepcionais orais para homens? Se não, por quê?

R: Muitas pesquisas têm sido realizadas, inclusive o desenvolvimento de contraceptivos orais para homens. Estas pesquisas incluem o desenvolvimento de tratamentos hormonais e não-hormonais para impedir a espermatogênese e a estimulação de respostas imunes a espermatozóides. Parar o desenvolvimento de milhões de espermatozóides é mais complexo do que parar o desenvolvimento de um ovócito por mês.



É possível determinar o sexo do zigoto in vitro? Que razões médicas indicariam esse procedimento?

R: Sim. Um dos blastômeros pode ser removido, e o cromossomo Y identificado por uma coloração fluorescente com mostarda de quinacrina ou por técnicas moleculares. Esta técnica pode ser disponibilizada para casais com histórico familiar de doenças genéticas ligadas ao sexo (como hemofilia, distrofia muscular) e para mulheres que já deram luz à crianças com doenças e estão relutantes para ter mais filhos. Nestes casos, apenas embriões do sexo feminino concebidos in vitro serão transferidos para o útero.



Quando um embrião se torna humano? Que marcadores podem ser utilizados para definir esse estágio?

R: A questão sobre quando o embrião se torna um ser humano é controverso, pois está influenciada por opiniões pessoais e religiosas. A resposta científica é que a partir do momento da fecundação, o embrião tem potencial humano, por causa da sua constituição cromossômica humana.


Qual é a base científica dos testes de gravidez vendidos em farmácia?

R: A maior parte dos testes de gravidez é baseada na detecção de grandes quantidades de gonadotropina coriônica humana na urina. O resultado destes testes é positivo pouco tempo (cerca de uma semana) após o primeiro período menstrual ausente. A gonadotropina coriônica humana é produzida pelo sinciciotrofoblasto. Estes testes em geral são confiáveis, mas um médico deve ser consultado assim que possível para confirmar a gestação, por que alguns tumores (coriocarcinomas) também produzem este hormônio.


     Espero que tenham gostado. Comentem bastante!

You Might Also Like

17 comentários

  1. Eu pensava que embora há a possibilidade determinar o sexo do embrião in vitro isso fosse considerado anti ético pela comunidade médica, até mesmo proibido...

    ResponderExcluir
  2. Talvez não em países nórdicos. Essas perguntas foras retiradas do Livro de Helen Bee, uma psicóloga americana. Quanto a essa questão de ser proibido, pode ser que cada país tenha a sua regulamentação de ética profissional e leis relativas à fertilização in vitro...

    ResponderExcluir
  3. Cara adoei mas tira esse pássaro azul daí porque a gente quer ler e ele atrapalhar falow!

    até logo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado... Eu não posso tirar o pássaro! Como é que as pessoas vão seguir meu novo twitter? Olha, pra nenhum de nós dois ficar "de mal", vou te ensinar um truque: é só descer ou subir umpouco a página que ele muda de lugar. Desculpe o incômodo, mas ele foi colocado propositalmente para ser visto e clicado.

    Espero que tenha gostado do conteúdo do blog. E obrigado pelo toque!

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/user/liginha78?feature=mhee#p/u/4/90Qnr9TfcfE
    mais gatas!

    ResponderExcluir
  6. Detesto blogs que colocam esse Passarinho infernal voando e pousando sempre em cima dos parágrafos ou frase que estamos lendo. O post parece ser interessante mas desisto de ler com esse fela da puta atrapalhando!

    ResponderExcluir
  7. Para o blogueiro fica dica: Com esse passarinho voando no seu Blog eh mais fácil você perder um leitor desse site do que ganhar um seguidor no Twitter. Eu mesmo não volto mas nesse blog e nem vou segui-lo de maneira alguma em lugar nenhum. Bye bye Forever!!!
    Ps: Com odio desse Fela da puta do Passarinho olhando para mim enquanto escrevo

    ResponderExcluir
  8. Eu estou grávida de 4 meses! Descobri no último dia 15/07. Pq demorei tanto? Menstruei os 4 meses (sim, fui no médico e ele me disse que isso é possível) e eu tomava pípula, claro que não da maneira correta, mas eu tomava da maneira que fala na questão 2: Hoje eu tomava, amanhã eu esquecia e logo de manhã no dia seguinte tomava as duas...em um intervalo menos que 72 horas. Então para quem não quer engravidar não inventa, usa camisinha!!! Mas estou SUUUUPEEER feliz com a minha gravidez! =)

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem Nekomata, já tirei o passarinho. Eu não pensava que era tão irritante assim...


    Amanda uma gravidez sempre é (ou pelo menos deveria ser) bem vinda. Mas se for planejada a possibilidade da criança se sentir desejada e crescer saudável é muito maior. Tomar a pílula sem organização aumenta drasticamente as chances da mulher engravidar, por isso, repito seu conselho, não quer engravidar, use camisinha. Além de não engravidar, ainda previne milhares de doenças venéreas...

    ResponderExcluir
  10. I was suggested this web site by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You're
    amazing! Thanks!

    Also visit my web blog wordpress blog themes
    My webpage ; premium wordpress template

    ResponderExcluir
  11. Asking questions are actually nice thing if you are not understanding anything totally,
    except this paragraph gives pleasant understanding even.


    My blog post: glutenfreies brot
    Feel free to surf my homepage ; Was ist das leckere an der glutenfreie Diät

    ResponderExcluir
  12. I simply could not depart your website prior to
    suggesting that I actually enjoyed the usual information a person provide
    to your guests? Is going to be back continuously to check out new posts

    Stop by my web site :: low carb grocery

    ResponderExcluir
  13. Greetings from Ohio! I'm bored at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you provide here and can't wait to take
    a look when I get home. I'm surprised at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not even using WIFI, just 3G .
    . Anyhow, good site!

    Also visit my site; paleo diät kartoffelersatz

    ResponderExcluir
  14. What's up it's me, I am also visiting this site on a regular basis,
    this site is genuinely nice and the viewers are genuinely sharing pleasant thoughts.


    Feel free to visit my web site Steinzeit Diät

    ResponderExcluir
  15. Sou estudante de biologia achei a postagem por acaso estudando embriologia, muito bom cara, parabéns. Continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  16. Também achei a publicação por acaso e adorei, boas respostas, muito bem aplicadas. parabéns!

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato