Cultura Especiais

Top 10: Os melhores livros que eu já li

sexta-feira, julho 01, 2011Roberth Moura


O estereótipo da perfeição e Peripécias Psicológicas
      
       Recentemente fiz uma postagem chamada Top 20: Os melhores filmes de todos os tempos. Agora, resolvi fazer uma de livros: os melhores livros de todos os tempos. Alguns estão disponíveis para download (os que eu consegui achar) , é só clicar na capa. Diferente dos filmes, que eu organizei por categorias e não por ordem de gostar, os livros colocarei sem categorias e por ordem de gosto. Assim como nos filmes ressaltei, gosto é gosto, entretanto espero que gostem da postagem.

Em 10º Lugar

O guarani


(clique na imagem para fazer o download)
      
      Em décimo lugar, todavia não menos importante. Este livro me faz viajar gostosamente pelo coração do Brasil. Eu sinto a água fria do rio, o vento fresco da floresta e o cheiro de mato quando o leio. É bem verdade que ele é um tanto trágico, mas isso não o faz perder seu brilho. José de Alencar foi muito feliz ao escrever O guarani, que na minha opinião é seu melhor romance.

Em 9º Lugar

A menina que roubava livros


(clique na imagem para fazer o download)


       Guerra, pobreza, nazismo, frio, sofrimento e tortura.Tudo isso faz parte de A menina que roubava livros. Liesel (até hoje não sei como se lê – Láisel, Liesél, Lísel, mas isso não tem importância) é a heroína da história e ela consegue passar todo esse período cruel da história e sobreviver. O legal do livro é que quem conta a história e a Morte e ela conta de uma maneira muito diferente de tudo que eu já li. Excepcionalmente sublime.

Em 8º Lugar
Memórias de uma gueixa


(clique na imagem para fazer o download)


       Conta como uma menina pobre torna-se a gueixa mais famosa de Miako. Com a guerra, seu mundo cheio de flores e luxo desaba completamente e ela, com as oportunidades que a vida a dá, consegue dar a volta por cima e tentar ser feliz ao lado do seu verdadeiro amor: O presidente. Magnífico.

Em 7º Lugar

O caçador de pipas


       (clique na imagem para fazer o download)


         O que você seria capaz de fazer pra se sentir perdoado, mesmo depois que a pessoa que você feriu já tivesse morrido? Sempre há esperança. Quem leu e não se emocionou é por que não tem coração ou não entendeu a história. Arrebatador.


Brinde (entre o 6º e o 7º lugar)
Os miseráveis

(clique na imagem para fazer o download)


        Uma apaixonante e comovente história onde Jean, condenado por roubar um pão, é posto em liberdade após dezenove anos de prisão. Rejeitado pela sociedade por ser um ex-presidiário, Bispo Myriel muda sua vida. Ele assume uma nova identidade para seguir uma vida honesta, tornando-se proprietário de uma fábrica e prefeito. Ele adota e cria a filha de Fantine, Cosette, salva Marius da barricada, e morre com uma idade avançada. Encantador.



Em 6º Lugar

O morro dos ventos Uivantes

(clique na imagem para fazer o download)



       Perturbador e instigante. Durante toda a leitura do livro fiquei roendo as unhas e com o coração pulsando forte, desejando a todo momento que a história mudasse de rumo. Não sei como Emily conseguiu isso, mas ela me fazia sentir vontade de entrar no livro e acabar com a raça de Heathcliff. É muito intenso o amor e o ódio que ultrapassam as páginas do livro. Tenso.

Em 5º Lugar

O caso dos dez neginhos


(clique na imagem para fazer o download)



       A trama de suspense mais bem armada de todos os tempos. Se Ágatha lançasse esse livro hoje, com certeza não seria tanto sucesso, pois a história já estaria batida. Mas quando percebo que ela foi pioneira vejo a grandiosidade da obra. E quem é o assassino? Esse segredo eu não revelo pra ninguém. Na última página você encontrará a resposta. Instigante.

Em 4º Lugar

Otelo

(clique na imagem para fazer o download)



       Quem consegue resistir à Shakespeare? Ninguém! Amor, ódio, traição. O auge do drama teatral está em Otelo. Reúne todos os ingredientes para prender a atenção do leitor do começo ao fim. Simplesmente demais.

Medalha de Bronze (3º lugar)

Dom Casmurro

(clique na imagem para fazer o download)



       Na minha opinião o expoente da literatura brasileira. Amo livros do machado de Assis e este é o ápice do cume. E Capitu, traiu ou não traiu? Dúvida cruel... Só não ganhou medalha de ouro por causa da sua leitura um tanto difícil, por se tratar da época em que foi escrito. Todavia é extraordinário.



Medalha de Prata (2º lugar)

E o Vento levou (Gone with the Wind)

(clique na imagem para fazer o download)



       Quem nunca ouviu falar de Scarlett O’Hara? A famosa heroína sulista que não é nenhum exemplo de vida a ser seguido. Ela é mimada, manipuladora, sensual e provocativa. Frases célebres: “Por Deus eu juro: jamais sentirei fome, nem que pra isso eu tenha que matar, mentir, roubar ou trair, por Deus eu juro, jamais sentirei fome”; “Não pensarei nisso agora. Se pensar ficarei doida. Pensarei nisso amanhã. É isso! Vou pra Tara e lá poderei pensar numa maneira de trazê-lo de volta, afinal, amanhã será um novo dia!”




MEDALHA DE OURO!!! (PRIMEIRÍSSIMO LUGAR)

A Cabana

(clique na imagem para fazer o download)




        Completamente metafísico, acima de qualquer coisa. Mudou completamente a minha vida e a maneira de ver o mundo e as coisas. Quebrou muito dos meus preconceitos que eu tinha em relação à vida, à Deus e esclareceu muitas coisas que eu não podia compreender. Este livro me tornou uma pessoa melhor, mais amável e mais compreensiva. Com ele aprendi a perdoar. Tornei-me um novo ser humano. Frases célebres: “Perdoar não significa esquecer; significa soltar a garganta da outra pessoa”; “o amor é simplesmente a pele do conhecimento”



       Eu sei que existem milhares e milhares de livros que eu não li. Aí estão apenas os que eu li e me identifiquei. Por enquanto é só e espero que tenham gostado.



Links Relacionados


Viciados em livros: livros, audio-livros, tutoriais e muito mais

Livros grátis: Daownload grátis de vários títulos

You Might Also Like

69 comentários

  1. Faltou "O Mundo de Sofia", a história é muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi dizer que ele é muito bom, mas ainda não tive o prazer de lê-lo, e como essa lista é estritamente subletiva, não poderia querer enganar a mim mesmo...

    ResponderExcluir
  3. A Cabana em primeiro???

    Simplesmente patético....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão de gosto não se discute

      Excluir
  4. A Cabana em primeiro??? (2)

    Putz, vai ler mais...

    ResponderExcluir
  5. Livros do Dan Brown >>>> A cabana?? lixo

    ResponderExcluir
  6. meio estranho em, primeiro lugar sem noção.

    ResponderExcluir
  7. amigo(a) leia " a sombra do vento" de carloz ruiz zafon.

    ResponderExcluir
  8. CIDADE DO PECADO É BEM MELHOR!!!!

    ResponderExcluir
  9. Livros que transformam de alguma maneira as pessoas, devem ser considerados bons e não "patéticos". Quem conseguiu absorver a mensagem do livro e aplicá-la à sua vida, entende que não existe livro melhor (se não a bíblia, que não entrou na seleção por que ela é incomparável). Seleções sempre serão subjetivas. Já lí livros de Dan Brown e amei seu estilo sufocante (no bom sentido) de escrever histórias, entretanto não se encaixaria no top 10. Quem sabe não seria o top 11?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é muito interessante, fico triste em ver o quanto há falta de respeito, as pessoas não entendem que os livros são sugestões, os gostos são diferentes, porém um dos livros citados acima também mexeram muito com algumas linhas de pensamento que eu tinha. Concluindo, acho que é dispensável tanta arrogância e ignorância por parte de alguns, se alguém tem algum livro que goste, comente, na tentativa de compartilhar suas sensações e sua cultura, sem agressividade, assim como fez o nosso amigo acima.

      Excluir
    2. A lista é muito interessante, fico triste em ver o quanto há falta de respeito, as pessoas não entendem que os livros são sugestões, os gostos são diferentes, porém um dos livros citados acima também mexeram muito com algumas linhas de pensamento que eu tinha. Concluindo, acho que é dispensável tanta arrogância e ignorância por parte de alguns, se alguém tem algum livro que goste, comente, na tentativa de compartilhar suas sensações e sua cultura, sem agressividade, assim como fez o nosso amigo acima.

      Excluir
  10. Nossa, quanto lixo em uma Lista só...Ernest Hemingway de fora ? Kubrick? Stephen King? Só livro de Criança nesta lista.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post !

    Trabalhe em casa com seu computador e ganhe um notebook

    Trabalhe em casa único e verdadeiro, acima de 18 anos, ambos sexos, sem experiência, evelopando e etiquetando mala diretas com nossos impressos informativos, ganhos iniciais de R$ 800,00 por produção + ajudas de custos, despachamos o seriço ate sua porta via correios. Única empresa nacional no ramo a mais de 5 anos. Acesse www.trabalheemcasaoverdadeiro.com.br/2252028 e receba sua ficha de incrição por e-mail ou via correios.

    ResponderExcluir
  12. O criador dessa lista deve ser um troll ou se baseou na sua limitada experiência literária. Esqueceu do livro mais influente do séc. XX, 1984.
    Esqueceu dos livros de Dostoievsk, de Milan Kundera e tantos mais.
    Ah, morro dos ventos uivantes é uma merda...

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, você leu poucos livros.

    ResponderExcluir
  14. Só sei q na minha lista não faltaria "O apanhador no campo de centeio", tirando alguns livros,a lista é boa, no meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  15. vai ler mais! putzzz. A CABANA??

    ResponderExcluir
  16. Se esses são os melhores, nem queria ver os piores... E alguem postou ali perguntando sobre kubrick. Qual? O diretor de cinema que adaptava livros? Acho que muita gente aqui precisa ler mais um pouco.

    ResponderExcluir
  17. Acho que quem escreveu a lista deveria ler mais para ter alguns parâmetros antes de querer expôr sua opinião...

    ResponderExcluir
  18. Pode ser até que li poucos livros, entretando, dentro dos que eu li, considerei estes os melhores.Eu não esqueci de nenhum livro simplesmente por que não os li. Como já disse, esta lista está baseada na minha experiência literária. Deve-se respeitar a opinião dos outros, independente se condiz com o seu gosto ou não.

    ResponderExcluir
  19. Não dê bola pra esses metidos a cultos, Odacyr. Seu post está muito bonito e bem feito. É claro que eu não gosto de alguns livros que estão na sua lista, e outros não li, mas nem por isso vou ficar atacando o gosto dos outros. Só por que eu gosto de Alexandre Solzhenitsin e você de Agatha Cristhie, não quer dizer que você precisamente leia pouco, mas que lê coisas diferentes.


    Pra esse bando de ignorantes anônimos acima, vão ler mais e aprender a respeitar gostos e estilos diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo Larissa,não gostei de todos livros da lista do Odacyr ,mas tenho consciência que existem pessoas que pensam diferente de mim.Não li todos por isso baixei alguns para ler.Obrigada(não liga para essas pessoas que se dizem inteligentes e não sabem nem o que é tolerância e respeito)

      Excluir
  20. Obrigado Larisa, defendeu-me melhor do que a mim mesmo. Parecem que não sabem ler: no início do post fala que essa seleção é baseada no meu gosto, e não no gosto da crítica internacional.

    ResponderExcluir
  21. Gosto é que nem C... cada um tem o seu.Não se discute.

    ResponderExcluir
  22. Bem, Casmurro realmente é um dos melhores, mas faltou George Orwell, aqui vai um top 10 pessoal:
    10. 1984
    9. Otelo
    8. A Cabana
    7. Macbeth
    6. Édipo Rei
    5. Dom Casmurro
    4. The Godfather
    3. República Dos Bichos
    2. Evangelho Segundo Jesus Cristo
    1. Hamlet

    Bônus: Íliada e Odisséia

    ResponderExcluir
  23. hahahah está estampado LEITOR DE BLOCKBUSTER/ BEST SELLER/ VESTIBULAR na testa de quem fez essa lista

    ResponderExcluir
  24. KKKKKKKKKKKKK claro que não...

    Pode até ser que sou o reflexo do vestibular e best sellers, que mal tem em gostar de um best seller ou de um livros vestibulares? Se são tão sugeridos, devem ser por que são bons, apesar de eu não lê-los por causa de vestibular ou por serem best-seller.

    ResponderExcluir
  25. eu so acho que o titulo do post esta errado, deveria ser "melhores livros que eu ja li"...

    ResponderExcluir
  26. Tudo bem, vou mudar, já que faz questão...

    ResponderExcluir
  27. Quando li o titulo no ocioso "top10: Os dez melhores livros de todos os tempos", achei que fosse falar de alguma conte confiável. Simplesmente propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  28. Fontes como The New York Times por exemplo?
    Toda e qualquer fonte "confiável" tem um pouco de subjetividade, pois como julgar uma obra que não se conhece? A crítica internacional também tem seus melhores, assim como eu. Pelo título causar ambiguidade de interpretação, já o mudei. A propaganda não foi enganosa: a lista é de fato os melhores filmes de todos os tempos pra mim.


    P.S: Comentários anônimos bloqueados a partir daqui.

    ResponderExcluir
  29. Gostei do post, a opinião é sua a lista tbm ñ sei pq tem gente que não respeita.

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Obrigado Heloísa. A intolerância de alguns brasileiros ultrapassa todas as barreiras....

    ResponderExcluir
  31. A Cabana?

    "TÔ ENVERGONHADO!" - torcedor do América

    Té.

    ResponderExcluir
  32. Gilmarzinho, a Cabana foi o livro que mais mexeu comigo: ele transformou a minha vida completamente. Eu penso que as melhores coisas que acontecem na nossa vida são aquelas que de alguma maneira nos ajudam a melhorar, a pensar e refletir e não apenas por que é bonito de se ver.

    Até!

    ResponderExcluir
  33. Hm... Você já sabe a minha opinião sobre A Cabana, mas acho que devo dizer que respeito a sua mais que esse povo aqui. Bando de gente chata. Então quer dizer que tem que ter autor como Dostoiévski na lista para a mesma ser levada em consideração? Pelo amor de Deus!
    O povo dana a citar clássicos americanos e autores de não sei onde, que já estiveram em mil listas. Vão se sentir mais importantes só porque já leram esses livros que os críticos disseram que era bom? E a liberdade de julgar por si mesmo?

    E falando do post em si... "Não sei como Emily conseguiu isso, mas ela me fazia sentir vontade de entrar no livro e acabar com a raça de Heathcliff" - concordo muuuuito! mas acho que foi justamente isso que me fez gostar tanto do livro. A força do ódio que ela conseguiu me fazer sentir por ele. Fez as pessoas se envolverem com a história. É isso que, para mim, faz um bom autor.

    E um dia ainda tenho que ler ...E o vento levou, só pra saber o que foi que encantou tanto você e a Vick :)

    ResponderExcluir
  34. A Cabana é singular: ame-a ou deixe-a.

    Povo chato "meixmo". Pra falar a verdade nunca li Dostoiévski (copiei e colei, kk). Quando ler, quem sabe não faço uma lista os melhores volume 2? Daqui a uns 2, 3 anos eu coloco os que eu li durante esse período na balança...

    Quando você ler Gone whit the wind você vai flutuar com o vento...

    ResponderExcluir
  35. A Cabana é um livro que tem uma premissa interessante, mas falha miseravelmente na conduçao da narrativa e posterior argumentação da mesma. Fica cheio de rodeios e não responde a principal questão levantada justamente pelo autor do livro, a qual é o âmago da história... Além de ser um livro excessivamente apologético.

    ResponderExcluir
  36. Mas nem por isso deixa de mudar a atitude e visão das pessoas que se sentem tocado por ele. Li-o por que alguém me indicou, esperava muito dele, mas recebi milhões de vezes mais. Na minha opinião ele nem deve ser comparado com a literatura normal (como os outros livros),só coloquei-o aí por questões pessoais (já que a lista é pessoal).

    ResponderExcluir
  37. Recomendo a todos PÉS NO CHÃO E CABEÇAS NAS ESTRELAS LAIR RIBEIRO.
    HELENA- MACHADO DE ASSIS
    MENTES PERIGOSAS
    O ATENEU

    ResponderExcluir
  38. Obrigado pela recomendação, vou ver se acho pra comprar.

    ResponderExcluir
  39. Nossa que bobagem!!! Não existem os 10 melhores de nada, porra! Literatura, música, cinema; Arte! É subjetivo. Aprendam brasileiros!!!

    ResponderExcluir
  40. Caso você não tenha lido a postagem na íntegra, eu escrevi:

    "Assim como nos filmes ressaltei, gosto é gosto"

    Parece até que você copiou a frase que eu coloquei nos melhores filmes...

    ResponderExcluir
  41. O pessoalzinho ai que lê tantos livros importados, grandes clássicos universais parece não ter aprendido nada com eles. Será que fazem leitura dinâmica e acabam não entendendo nada acrescentando a sí próprios? Poxa, gosto é gosto e como diria um amigo meu (atenção, humor negro a vista): Gosto e Educação é que nem braço, tem gente que não tem.

    Odacyr, achei sua lista bem alternativa. Muita literatura nacional, mas do que eu jamais lí de autores brasileiros. Muito legal ver uma opinião bem diferente das listas padrões que se encontra por ai.

    ResponderExcluir
  42. Obrigado, Cássio, pela compreensão.
    As pessoas parecem que não entendem ou não respeitam o gosto dos outros. Não sei por que, mas eles se acham superiores por que leram algum clássico renomado. Superior, de fato é quem sabe respeitar o outro, o direito de escolha do outro e não colocar-se acima de tudo e todos.

    ResponderExcluir
  43. Recomendo que leia os outros, certamente são ótimas pedidas.

    ResponderExcluir
  44. cem anos de solidao a obra prima do sensacional escritor comlobiano gabriel garcia marques ganhador do premio nobel de literatura e o melhor livro que ja li imperdivel guga

    ResponderExcluir
  45. Incrivel como tem gente que não respeita os outros! Não concordo com alguns, mas enfim, parece que o pessoal não lê o que foi escrito no começo do post ¬¬

    ResponderExcluir
  46. adoreiiii...os livros muito bons...principalmente A CABANA....li esse livro e AMEIIII..

    ResponderExcluir
  47. Obrigado! Que bom saber que temos gostos parecidos. A Cabana é simplesmente O livro, mexeu e ainda mexe com a minha vida.

    Abraços, querida!

    ResponderExcluir
  48. Muito bom , creio que gosto é gosto e não se discute , eu não posso dizer que eu concordo com essa lista , mais não sei se vocês perceberam a lista é contida dos livros que o Odacyr leu , então gente se não gostaram ,tem um X ali em cima no canto da tela ... pode sair !

    ResponderExcluir
  49. Odacyr mt obrigado pelo post cara , eu tenho esse livro A Cabana aqui em casa e nunca me interessei por lelo,graças a você eu vou lelo ! Obrigado ;D

    ResponderExcluir
  50. É o caso de gosto Jigsaw. Eu tenho uma amiga na faculdade que começou ler o livro (A cabana) e deu sono nela. Ela me disse que este foi o livro mais monótono que ela já leu em toda a vida dela. Por outro lado eu posso com certeza afirmar que ele mudou drasticamente a minha vida e a minha concepção de Deus, de próximo, de amor e muitas outras coisas e isso certamente me fez tornar uma pessoa melhor. Como disseste, gosto é gosto.

    E obrigado por ter gostado do blog. Estamos aqui pra isso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Ameeei,a maioria dos livros da sua lista,principalmente Dom Casmurro(sou apaixonada por este livro).Mas fiquei decepcionada quando vi o livro do primeiro lugar.Tinha ouvido falar tão bem de A Cabana,e quando fui ler,achei estremamente ruim,eu quase dormia quando lia,e eu que até leio rápido,demorei baaaastante pra terminar de ler o livro. Um dos piores que já li na minha vida. mas bom,como se diz,gosto não se discute. :) Mas ignorando o primeiro lugar,sua lista está ótima!

    ResponderExcluir
  52. Obridago Luisa... Como se diz, gosto é gosto - A Cabana trasnformou radicalmente a minha vida. Mas valeu pela participação!

    ResponderExcluir
  53. Nunca vi tantos supostos "super cultos" unidos assim. Já que gostam de tanto ler porque não criam uma roda para a nata cultural do Brasil de leitura? Gosto é gosto! Assim como tem gente que gosta de pessoas do sexo oposto a quem goste do mesmo sexo.
    E como algumas pessoas podem considerar algo que mudou a vida de uma pessoa ser patético? Então alcançar a independência financeira, a casa própria, bens materiais no geral, ter filhos, casar; podem ser considerados atos patéticos?

    ResponderExcluir
  54. Perdao Odacyr... Adorei a Lista, mas estou tentando melhorar enquanto ser humano, por isso não vou te julgar por A Cabana... mas confesso que foi triste!

    ResponderExcluir
  55. Gostei muito das suas críticas =)
    Mas, 'A Cabana'?
    Se fosse pra ser uma 'ficção metafísica', ok.
    Mas o livro quer passar uma mensagem e instigar uma certa adoração à Deus. Ainda por cima, simplória, pra que fique mais fácil a assimilação de Deus. Posso dizer apenas que é bonito.
    Se não leu, leia Ana Karenina e o Dia do Curinga; respectivamente Tolstói e Gaarder.

    Bjuu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li Ana Karenina sim... Uma maravilha. Tolstói e Gaarder nunca ouvi falar... Vou ver se encontro para apreciar.

      Excluir
  56. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lista piada

    ResponderExcluir
  57. A experiência da leitura é subjetiva, é particular e quando nos afeta positivamente como te afetou é simplesmente maravilhosa...continue lendo, a experiência é singular, cada um tem a sua. Quanto aos outros, não são obrigados a gostar, mas têm que respeitar...pra que ler tanto e continuar ignorantes e preconceituosos? Pra pensar.

    ResponderExcluir
  58. Felipe Aguirra05 dezembro, 2014

    gostei muito da lista, e confesso que já me programei para ler muitos deles, mas nunca saí do querer (exceto a cabana). Mas acaba de me inspirar e, pelo menos 4 desses serão lidos em 2015!
    dom casmurro
    Memorias de uma gueixa
    os miseráveis (já estou me enrolando faz tempo)
    e o morro dos ventos uivantes...

    esse ultimo me deu vontade de ler por causa do seu resumo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é mesmo uma das mais intensas que eu já li. Te desperta emoções inefáveis.

      Excluir
  59. Odacyr, tenha certeza de um fato!!!
    Você despertou curiosidade e tem muita personalidade!
    Gosto é gosto, e que a leitura não morra...

    ResponderExcluir
  60. Você foi no mínimo corajoso Odacyr, difícil alguém compartilhar seu gosto da maneira que fez.
    As preferências e opiniões são pessoais, mas o respeito deveria partir de todos!
    Abraço

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato