Cultura Opinião e Atualidades

Enfim, revelado o que a Globo temia mostrar!

sexta-feira, julho 08, 2011Roberth Moura


     Todos nós sabemos que a população brasileira já está alienada a achar melhor as produções da rede globo desde crianças. Tornou-se tradição ligar a televisão e deixar na Globo simplesmente, e aceitar tudo que ela mostra como o melhor. Entretanto, especialmente nos últimos anos, os outros canais tem se superado muito e proporcionado aos espectadores uma programação de qualidade. Um bom exemplo disso é a novela exibida atualmente pelo SBT no horário das 10:30 “Amor e Revolução”.


     A novela retrata o Brasil da época da ditadura, a relação entre Estado e povo, o autoritarismo e a arbitrariedade do regime, a repressão à livre manifestação do pensamento e da arte, dentre muitos outros aspectos. É bem verdade que a novela peca em alguns quesitos como maquiagem fraca (os machucados das torturas são muito artificiais) e direção levemente dubitável, mas isso não tira o glamour da novela, pois é melhor do que de outras antecessoras da mesma.
     O figurino é maravilhoso (amo os anos 60) e a caracterização dos personagens é muito fiel à época, principalmente os magníficos penteados usados na época da ditadura. A história é bem escrita (Tiago Santiago provando mais uma vez a sua competência) e só pela trilha sonora já vale a pena assistir a novela, que traz músicas como Cálice, Opinião, Pra não dizer que não falei de flores, À flor da terra, dentre outras maravilhosas, e, é claro que eu não poderia deixar de falar da música de abertura que vocês podem conferir abaixo roda viva, de Chico Buarque:


      A Globo, por ser de direita extremista nunca produziria uma novela com essa temática, pelo menos enquanto os generais ditadores ou seus filhos ainda estiverem vivos, pois seria o mesmo que cuspir no prato que comeu. Por estes e outros motivos dou parabéns ao SBT por proporcionar ao público brasileiro atração de qualidade, trazendo pra os nossos lares uma história que está tão viva, que marcou nosso país e que estava quase esquecida. O triste é que poucas pessoas assistem (em média 10 pontos), ficando assim perdida no meio de tanta coisa que a televisão passa.


    

        Cultura, história, informação, guerrilhas, esperança, luta pelos ideais são os ingredientes que me fazem vibrar ao assistir Amor e revolução. O sangue ferve ao sentir que a luta de meus antepassados, os “avôs” do Brasil, me permite hoje escrever minha opinião livremente e publicar todos os dias no meu blog, sem interferência da censura. É pela coragem dessas pessoas que hoje podemos ser livres. Essa novela também é de certa forma uma homenagem a quem construiu com luta e sangue, ou apenas com ideias e poesia a preeminente e colossal história do Brasil. Viva aos lutadores!


You Might Also Like

14 comentários

  1. Essa novela é ótima, mostra toda a história do país que a globo tenta esconder debaixo do tapete. Ela, como beneficiada do regime militar se omitiu esse tempo todo só pra não perder campo. E ainda tem gente que curte esse canal...

    ResponderExcluir
  2. Ela é até boa sim, mas às vezes perde o foco principal, que é a ditadura e fica bem chatinha. Mas de qualquer modo, vale a pena assistir, principalmente quem gosta da história do país. Se a globo tanto tempo quis colocar debaixo do tapete sua relação com a ditadura, essa novela está sendo um tapa de luva, na cara da plimplim.

    ResponderExcluir
  3. è verdade Thiago, mas se ela às vezes não mudasse um pouquinho que seja o foco, a novela viraria um documentário. A parte interessante na novela não é a história de José e Maria, nem do primeiro beijo gay da tv brasileira. A novela é interessante por si só pelo tema que aborda, pela ditadura, pela luta armada, pela censura à cultura, aos jornais, as pessoas comuns. É isso o mais importante. As digressões ocorridas na novela servem apenas para contextualizá-la e facilitar o acesso à nossa empatia.

    Patrícia, não vou ser hipócrita e dizer que a Globo não presta, por que seria generalização. Eu não assisto a globo rotineiramente, mas amo alguns programas como "Por toda minha vida", as minisséries como "Dalva e Herivelto" e "Maysa", etc. Só por que a maior parte dela é lixo, não quer dizer que ela toda seja. O SBT como vimos traz uma ótima programação. A meu ver só falta ali organização, pois mudar de horário uma programação só vai fazê-la perder fãs (quando o Ratinho era à tarde, por exemplo, eu nunca vi).

    Torçamos para que algum dia a Tv aberta seja sinônimo de diversão, cultura, informação, assim como "Amor e revolução".

    ResponderExcluir
  4. Não sei como todos até sabem que ja passou da hora da globo ir para segundo plano só pra saber que eles não são os donos da tv brasilheira. As pessoas deveriam dar valor as outras emissoras que mesmo menores e menos afortunadas ainda conseguem colocar programas e noticiarios a altura ou melhor que a globo. O problema é que os brasilheiros são acomodados e viciados na globo que é como droga: Todo mundo sabe que é merda mas aida se afunda nela.

    ResponderExcluir
  5. Vc só se esqueceu de dizer que a globo rejeitou a novela, pois o autor a ofereceu a mesma.

    ResponderExcluir
  6. Mais um ponto contra a poderosa Globo.

    ResponderExcluir
  7. Ninguém ta sendo manipulado. Acho que você usou uma palavra muito forte em relação a isso.

    Muitas pessoas ligam a tv e seleta o que vai assistir por programa e não por canal. Pode estar passando uma coisa que goste até na mtv, e uma coisa ruim na globo. eu vou lá e troco.

    outra é que ninguem precisa ficar tendo conhecimento de tudo que ocorreu no passado. saber que houve guerras não vai dar em nada, quanto mais elas sumirem, melhor.

    ResponderExcluir
  8. Manipulado entre aspas. Deixa-se manipular por que gosta de ser manipulado.

    Colocar a história do Brasil debaixo do tapete é apagar a luta de nossos pais e avós para que o Brasil fosse um país democrático. Ignorar isso é jogar fora todos os direitos conquistados com a luta deles.

    ResponderExcluir
  9. odacyr me de sua opiniao a respeito de um assunto alias ate sugiro que vc aborde esse assunto ai no seu blog. è o sequinte o jornalismo praticado no brasil é mesmo imparcial ou nao? chegando mesmo a ser tendencioso no caso da globo,manipular esse pais ela sempre manipulou ,SO QUEM E CEGO NAO VE ISSO... JOACELIO MURIAE MG

    ResponderExcluir
  10. Quem é esse bandido na foto? Bin Laden? Ah, não, é o Che Guevara! O cara que junto com Fidel SÓ matou 115 mil em Cuba.
    Fala aí dos torturadores de esquerda. Fala da turma da Dilma na época dos militares, da turma do Dirceu. Fala dos comunistas treinados em Cuba e na URSS e na China e na Coréia do Norte. Fala aí do General Alves Mendes. Fala do Fidel doando dinheiro pros guerrilheiros daqui. Fala do sequestro de embaixadores. Fala de sequestro de aviões. Fala de bomba em aeroportos.
    Tsc, esquerdista é tudo a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  11. Certamente usarei sua ideia em postagens futuras Joacélio(e o bom é que isso gera debate).

    Quanto ao último anônimo, eu considero muito mais bandido aquele que fica inerte diante das demandas sociais do que aquele que luta por seus ideais. A maneira que os esquerdistas encontraram para alcançar o seu ideal foi esta. É através da luta, da conscientização e da ação que pode-se conseguir alguma coisa neste país.

    ResponderExcluir
  12. VTNC todos vocês. Estão influenciando a assitir SBT? TUDO UMA BOSTA, GLOBO, SBT, RECORD, REDETV. ENFIM TELEVISÃO TUDO PORCARIA.

    VTNC todos vocês

    ResponderExcluir
  13. Também concordo.TV aberta brasileira é mesmo uma bosta, muita informação inútil e nada de despertar o povo para interesses que realmente importam para o crescimento desde País de MERDA!

    ResponderExcluir
  14. Tem que mostrar mesmo quem e a globo de verdade

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato