Cultura Especiais

Os melhores filmes

sexta-feira, maio 13, 2011Roberth Moura

O estereótipo da perfeição e Peripécias Psicológicas.

DVDs - Submarino.com.br




        Finalmente saiu a lista dos melhores filmes de todos os tempos. Há meses estou tentando puxar na minha memória os melhores filmes que eu já vi, mas finalmente aí está. Filme: Melhor e pior sempre se tratarão de opinião, por isso nunca será unânime. Baseando-me na minha extensa lista de filmes assistidos, resolvi fazer uma lista do Top 20, separados por categoria. Não está na ordem crescente ou decrescente, apenas está o melhor em cada categoria, como se fosse um Oscar de tudo que eu já vi (e estou me lembrando, pois sei que existem outros muito melhores que eu não vi ou não me lembro agora). Disponibilizo também o link para download grátis, caso queiram baixar e conferir. Dublado ou legendado? A maioria dublado. Por que? Clique aqui e saberá. Assistam e comentem bastante.

Ouça a melhor trilha sonora enquanto lê o artigo!



E o vento levou (O melhor dos melhores)



       Clássico dos clássicos, o cume do top relata a apaixonante e tortuosa história de Scarlett O’Hara e suas provações durante a Guerra Civil americana, seu pseudo amor não correspondido por Ashiley, sua dissimilação para conseguir o que queria e sua força para sair das mais devastadoras situações. Vencedor de 10 Oscar (só não ganhou mais por que ainda não existiam algumas categorias) e uma das maiores bilheterias de todos os tempos.


Cidade de Deus (Melhor Nacional)


       Muitas pessoas podem discordar, mas Cidade de Deus marcou época. Retrata justamente, a grosso modo, a cara da cultura do cinema nacional da época: violência, drogas e sexo. Mas tudo isso numa história de tirar o fôlego.


Titanic (Mais assistido – depois de “E o vento levou”)


       Quem nunca assistiu Titanic mais de pelo menos 3 vezes? Atire a primeira pedra. Que eu me lembre, devo tê-lo assistido umas 12 vezes e cada vez que o assisto percebo cada vez mais a riqueza de detalhes, a apaixonante história e o drama arrebatador.


A Múmia (Melhor Terror)


       É uma história arrepiante. Entretanto não é uma história apenas de terror. Tem comédia, romance, suspense, ação e muitos efeitos especiais: tudo junto e misturado. O clima da década de 30 dá um charme a mais ao filme. O belo trabalho resultou num dos maiores filmes de terror de todos os tempos.

Memórias de uma gueixa (Melhor Adaptação Literária)


       Um filme maravilhoso! Um filme que retrata com linda poesia a vida das gueixas, um amor que ultrapassa os anos. A fotografia edireção de arte do filme são simplesmente sensacionais, além é claro da fantástica trilha sonora do mestre John Williams. Mas os grandes destaques do filme são mesmo as atuações magníficas da pequena e linda Suzuka Ohgo, além é claro de Gong Li e a exuberante e super talentosa Zhang Ziyi. Não podemos deixar de comentar também a direção precisa de Rob Marshall (Chicago, Nine). Um filme lindo, emocionante e que precisa ser visto por todos! Uma aula de como se fazer cinema!

Cantando na chuva (Melhor Musical)



       Comédia, romance, grandes números musicais. O melhor musical que eu já assisti na vida! Roteiro, diálogos, atores: tudo impecável. E as cores então? Tão vibrantes e nítidas... É a maravilha da Technicolor. Um filme cheio de esplendor e com certeza um dos maiores clássicos do cinema.

A ponte de Waterloo (Melhor Romance)


       A triste história de Myra, uma grande bailarina que larga tudo para se entregar a um verdadeiro amor. Ele vai pra guerra e a deixa esperando, quando por engano, ela recebe a notícia de que ele morreu. Desolada, ela cai no mundo da prostituição, quando ele volta de repente, vivo e mais apaixonado que nunca. Então ela fica num beco sem saída, pois ainda o ama loucamente. O final surpreendente da história, só assistindo o filme...


O encontro perfeito (Melhor evangélico)


       Escolhi este filme não pela qualidade técnica ou por enredo emocionante, pois existem outros muito melhores como a filha do pastor, inferno em chamas, etc. O escolhi por causa da reflexão que ele nos leva a fazer. Ele nos faz rever nossos conceitos e fortalece nossa fé. Uma advogada muito bem sucedida na vida que enfrenta um verdadeiro desafio quando o assunto é família. Certo dia um convite misterioso é deixado em seu escritório com a seguinte mensagem: “Você está convidada para um jantar com Jesus Cristo”.

O mágico de Oz (Melhor filme infanto-juvenil)


      Espetacular! As cores são um caso à parte. A trilha sonora? Leva às alturas Se encaixaria em melhor fantasia (o que sem dúvida é), mas se identifica mais como um filme familiar. O melhor filme familiar de todos os tempos!

Avatar (Melhor em 3D)


        A história pode ser até um pouco clichezinha, mas valeu a intenção. Além de ser um filme que pode nos levar a pensar sobre conservação do nosso planeta, também explicita o egoísmo do capitalismo, que só pensa em lucro e nada mais. Magníficos efeitos visuais em 3D, fotografia e direção magníficos. Simplesmente o melhor na nova tecnologia.

Olga (Melhor Drama)



       Apesar de ser levemente novelístico, é maravilhoso. Emocionante e surpreendente. Você irá chorar oceanos se gostar de filmes desse gênero. Se não gostar, vai se emocionar com a história de Olga, uma grande revolucionária que lutou contra a desigualdade entre os povos e à sua maneira conseguiu vencer.

Laranja mecânica (Melhor Thriller Psicológico)


       Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e aterrorizador. Mostra que psicopatas não tem cura.

Harry Pother (Melhor Fantasia)


(obs: eu era criança quando assisti, e não cresci acompanhando a série)

       Apesar de ser altamente demoníaco (desculpem os fãs) eu gostei muuuuito de Harry Potter quando li o primeiro livro. Quando lançou o filme então eu quase tive um troço. Só que aí virou modinha, então eu parei de acompanhar (não sei por que, mas parece que eu travo quando alguém é fanático com alguma coisa perto de mim). É bem verdade que os efeitos especiais deste primeiro filme ficaram levemente amadores, mas os outros filmes da saga estão muito melhor. Por este motivo, melhor Fantasia vai para Harry Potter.

O grito (Melhor Suspense)


       Apavorante. Cada segundo um suspiro mais fundo. Não sabia se qualificava como terror ou suspense, então resolvi postá-lo aqui.


O guarda-costas (Melhor com cantora no papel principal)


       Mostra o esplendoroso potencial vocal de Whitney Houston (na época). Quem a vê hoje custa a acreditar que já foi tão maravilhosa quanto no filme. Já assisti outros filmes com cantoras e cantores no papel principal, mas este sem dúvida foi o melhor.

      Ele achava que tinha tudo sob controle até perceber que estava começando a se apaixonar por quem deveria proteger...

Jogos Mortais (Melhor Série)


       Eu sei que muitas pessoas podem me criticar por eu ter colocado jogos mortais como a melhor série, mas gosto é gosto. A ideia central de John é magnífica (não vão pensar que sou um psicopata não, hein gente): Ele ensina as pessoas a darem valor à vida. De uma maneira macabra e doentia é verdade, mas nada na vida é de graça. Surpreendente, diferente e acima de tudo: um serial killer que nunca matou ninguém.

O auto da compadecida (Melhor Comédia)


      Não o escolhi por ser nacional, mas por ser um filme de qualidade e que me fez rir muito. Assisti milhares de vezes e sempre gosto de tornar a ver. É comparável a grandes obras hollywoodianas. Os atores dão um show, o fotografia e direção são 10. Ele pode pecar um pouco na caracterização do céu e no sotaque de Jesus, mas afinal nada é perfeito.

Todo mundo em pânico (Melhor Besteirol)


      O mais chulo de todos os filmes, por isso o que mais me fez rir. Toda a série é tão tosca, mas tão tosca que me leva à gargalhadas (logo eu, um cara tão intelectual...).


A era do Gelo (Melhor Animação)


      Muito engraçado e divertido. Ideal para todos os tipos de idade. Não ensina violência para as crianças além do que é muito didático, pois fala dos costumes humanos, da extinção dos animais e da história de uma maneira geral. A história é inteligente e animada. Recomendo.


Cinema, Aspirinas e Urubus (Melhor Direção)


      Johann e seu recém amigo Ranulpho (encontrado nas estradas) viajam pelo nordeste brasileiro vendendo aspirinas. Juntos nessa aventura eles descobrem o que realmente querem da vida: Ranulpho quer um emprego e Johann quer fugir da guerra. É um filme extremamente simples, porém muito emocionante e de direção extraordinária.


Império do Sol (Melhor filme de Guerra)


      Eu na sabia que Steven Spielberg dirigia filmes assim, pensava que era só dinossauros. Mas este filme me surpreendeu: amadureci e aprendi a ser mais humilde com ele. Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isto o força a se defender e o obriga a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras. Um filme para se assistir várias vezes, buscando lições em rodapés supostamente despretensiosos. Contrariando o conselho do médico do campo de prisioneiros: "Jim, tente não pensar tanto!" Definitivamente, um filme para se assistir e pensar constantemente.


B13 – 13º Distrito (Melhor Ação)


     Eu devo confessar que não gosto muito de filmes de ação, especialmente aqueles chineses em que uma pessoa só, luta contra 50 armados, não leva um tiro e consegue vencer todos, só na base da pancadaria. Porém quando vi B 13, só pela fotografia percebi que era um filme diferente. Como ouvir falar bem assiti e gostei muito. Não apenas da ação, mas de todo o contexto futurístico, da perspectiva social de isolamento dos subúrbios, etc.

Eu, Robô (Melhor Ficção Científica)



      Cenas de tirar o fôlego, efeitos bem convincentes, atuação de primeira linha, apesar do roteiro pouco original. A história de ficção (?) mostra um futuro perverso no qual os humanos foram substituídos por robôs na execução de serviços cotidianos. Com uma trama envolvente e um grande apelo filosófico, "Eu, Robô" provoca medo em nós, que a cada dia nos tornamos mais escravos da tecnologia. Will Smith se adaptou perfeitamente ao papel policial tecnofóbico e trabalha bem mesmo sem precisar apelar pra suas dancinhas, rap's ou piadinhas de sitcom.





       Seria muito arbitrário e pretensioso da minha parte considerar essa lista única e verdadeira. Muitas pessoas podem amá-la, outras odiá-la. Outras gostar de alguns e odiar outros. Mas é assim... Somos diferentes? Talvez (clique aqui e saberá). Mas como diz a antiga e batida frase "gosto é igual a nariz, cada um tem o seu"



Você poderá gostar de:


Coca e pipoca

Comentando o filme

Downloads de graça

G1 Filmes grátis

You Might Also Like

37 comentários

  1. Amei sua lista, só faltou "Um amor pra recordar". Poderia ganhar a de melhor romance melodramático.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. Um amor pra recordar é bom, mas não é meu gênero de filme. Mas valeu pela intenção. Comente outros artigos do blog e dê sugestões de postagens. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto é gosto...

    ResponderExcluir
  4. Cada um tem o seu...
    E cada um acha que o seu é o bom gosto e que o dos outros é que não presta...

    É a diversidade cultural! Eu a amo!

    ResponderExcluir
  5. Eis aqui um assunto sobre o qual poderíamos falar uma vida inteira (talvez milhões de vidas completas) e encontraríamos pontos de convergência e de divergência ! Vi todos os filmes desta lista(parece impossível,mas é verdade!). Considero que estão aqui incluídos os fundamentais tais como Clockwork Orange, Singing In The Rain, Wizzard Of Oz só por estes - mas tem mais - já vale a pena agradecer aos irmãos Lumiére, porém , me interrogo porque um dos mais geniais cineastas-actor-autor nunca vem em primeiro seja qual for a lista? Refiro-me a Charlie Chaplin!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Grandioso Chaplin! Boa indicação. O melhor filme dele que assisti foi "tempos modernos" Em breve o adicionarei à lista como melhor filme do cinema mudo. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Você tem um ótimo gosto pra filmes. A maioria das pessoas na sua idade colocaria essas porcarias de hoje em dia, que só tem efeitos especiais, mas nada de conteúdo. Também sou fã de A ponte de Waterloo e de Memórias de uma gueixa, são fenomenais. Parabéns e sucessos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Ana. Comente outras postagens do blog, seria um prazer ver sua opinião no meu espaço mais vezes.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Recomendo o filme super-conhecido: Metrópolis. Apesar de ser um filme mudo, ele causa um grande impacto pelo seu visual, incomum para aquela época.

    ResponderExcluir
  11. Vou procurar pra assistir. Sabia que até hoje o único filme mudo que assisti foi tempos modernos? Estou precisando assistir mais...

    ResponderExcluir
  12. Foi o Pe Lanza que fez este post, pq parece q foi

    ResponderExcluir
  13. Tipo assim, eu levei horas pra fazer essa postagem e você diz que é esse tal de Padre não sei o quê? Olha pra mim e veja se eu tenho cara de plagiador...

    ResponderExcluir
  14. Igor Cabrera29 agosto, 2011

    humm..assisti todos..nota entre 8 e 10!..menos B13..único q desconheço..Bom..vou completar um pouco da lista..de acordo com minha opinião.."O Resgate do Soldado R
    Ryan"..Fantástico..e não ganhou o Oscar.."A Espera de um milagre".."Um Sonho de Liberdade".."O Predador"..o primeiro filme..o restante..rss.."O Senhor dos Anéis".."Forrest Gump".."Onde os fracos não têm vez".."O Curioso caso de Benjamin Button"..agora..nota máxima: "Cine Paradiso".."Assim caminha a Humanidade".."Psicose".."Tempos Modernos".."Laranja Mecanica".."A Tempestade do Século"...Ahh..não podemos esqueçer "Era uma vez no Oeste"..aff..com trilha sonora do Ennio Morricone..e..tem muitos..tb alguns nacionais!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelas indicações Igor, vou procurar pra ver (adoro indicação de filmes). Valeu!

    ResponderExcluir
  16. LUZIA HERZOG07 setembro, 2011

    olá... parabéns pelo bom gosto. E, PRÁ COMPLETAR... o SEGREDO DO ABISMO, A OUTRA FACE, CODIGO DE HONRA... DEUS OS ABENÇOE, AMIGOS.

    ResponderExcluir
  17. aew mano vc conhece "um sonho possivel"?
    eh muito bom tbm

    ResponderExcluir
  18. Ainda não... Mas vou procurar e assistí-lo!

    ResponderExcluir
  19. quem diabos criou essa lista? .... FILMES NADA A VER ...

    ResponderExcluir
  20. os filmes são o´timos mais daii os melhores são "titanic" e "eo o vento levou" ;)

    ResponderExcluir
  21. Logo se vê que vc não assistiu muitos filmes na vida, sua lista chega em alguns momentos a ser péssima, realmente tem alguns filmes bons, mas não da pra engolir jogos mortais,o grito, eu robô,meu deus (e eu sou ateu) B 13, não a múmia 3 melhor terro, não da vai assistir mais filmes, ler mais coisas antes de escrever besteira na internet.
    valeu.

    ResponderExcluir
  22. Não... não tenho idade pra tanto, apesar de não ser tão novo assim.

    Eu explicitei no início da postagem que esta lista é subjetiva - só por que você diz que jogos mortais é ruim não quer dizer MESMO que ele seja. Eu acho a série muito inteligente e apesar de ter se estendido demais é uma ótima série.
    Você deve ser aquele tipo de pessoa que acha que tudo que os outros pensam deve ser besteira, que só a sua opinião ou a opinião dos bitolados pela mídia valem. Vai aprender a respeitar o gosto dos outros primeiro pra depois sair espalhando aquilo que você pensa na internet.

    ResponderExcluir
  23. Ana Carolina07 dezembro, 2011

    Odacyr,Já viu A Vida é Bela? É um filme lindo,maravilhoso. EDevia estar na sua lista,se você já o viu.Se não,veja,porque é realmente lindo! E porque Harry Potter é demoniaco? Poxa,sou fã,amo mesmo depois de ter acabado os filmes e tal! Tenho um amigo,que tem pavor de Harry Potter,diz que é demoniaco,que num sei que. Dá vontade de puxar ele pelos cabelos. KKK Mas enfim,deixemos isso de lado,pois gostei muito da sua lista,parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Já vi a vida é bela - e inclusive chorei, mas o vi depois que fiz esta lista. Me propus a fazer uma lista por ano, com os melhores filmes que eu assisti no mesmo. Vou ver se esta ideia dá certo.
    Eu também gosto muito de Harry. O povo da igreja que diz que é demoníaco por causa da invocação de espíritos, do uso da magia, etc., e tal - mas cada um pensa o que quiser...

    Valeu pelo comentário Ana. Fique à vontade para comentar outras postagens também!

    ResponderExcluir
  25. Ta muito legal o seu posto, adorei e confesso que concordo com a sua lista dos Melhores Filmes!!!

    ResponderExcluir
  26. me desculpe odacir, mas se você expõe seu gosto, tem que aceitar críticas de quem discorda. percebi que você se chateia um pouco com alguns comentários... quanto à minha opinião; concordo com alguns filmes q você colocou - laranja mecânica, cidade de deus, império do sol, cantando na chuva, e o vento levou- mas tem alguns aí q não estariam nem entre os dez mil. ex: olga(que é insuportável),13 distrito, múmia, todo mundo em pânico(???)!!! e cadê almadóvar, tarantino, godard, woody allen, etc, etc e etc? de qualquer forma parabéns pela iniciativa. é sempre bom discutir arte!

    ResponderExcluir
  27. a melhor série é A HORA DO PESADELO OK?

    ResponderExcluir
  28. Tudo bem Valter, eu sei que muitos gostaram de alguns filmes, outros nem tanto e que gosto sempre será debatível. Nossa! Fiquei perplexo quando você disse que Olga insuportável e todo mundo em pânico não é um bom filme. Tudo bem que ele não é nenhum filme inovador, nem inteligente,nem nada disso, mas devo confessar que foi o(s) filme (s) que eu mais ri em toda minha vida! Bem... fique à vontade para opinar por todas as páginas do blog! Até mais!

    ResponderExcluir
  29. DAM LACERDA24 janeiro, 2012

    realmente excelentes filmes listados, mas acho que dois deveriam constar: BEN-HUR e SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

    ResponderExcluir
  30. Já vi listas ruins, mas como esta eu nunca vi não,o pior é ver pessoas elogiando isso, vamos lá, Cidade de Deus é melhor que o épico Ben-Hur? A Múmia é melhor que Cidadão Kane? Não tem nenhum filme de Hitchcock? Chaplin? Todo mundo em Pânico é melhor que A Vida é Bela ou A Lista de Schindler? Meu Deus, quanta falta de conhecimento e não venha falar de gosto, não há gosto que justifique estes filmes que foram citados. Estes são os efeitos colaterais da liberdade digital, qualquer cretino pode postar o que quiser.

    ResponderExcluir
  31. Este blog tão bonito e útil precisa de um revisor de textos. Muitos erros gramaticais de gravidade considerável. Disseminar vícios ( de linguagem) é ruim para todos.
    Quem fez esta lista? Uma salada indigesta!

    Morgan

    ResponderExcluir
  32. Gostei de alguns destes filmes! Não sei se filizmente ou infelizmente discordo de alguns outros, Harry Potter por exemplo não é muito um filme que qualquer um possa assistir, nem tanto por suas cenas, pela visualização, mas pelas invocações, uso de magia e etc. Você já viu os filmes: A Casa do Lago, Uma Prova de Amor, A Escolha, À Prova de Fogo, Cartas Para Julieta, Amigos Para Sempre, Desafiando Gigantes, O Fazendeiro e Deus!?! Se já assistiu...bom, se não...procure assistir algum, você vai gostar! Espero que responda meu comentário, apesar de ter sido bem depois do seu post.

    ResponderExcluir
  33. Gostei de alguns destes filmes! Não sei se filizmente ou infelizmente discordo de alguns outros, Harry Potter por exemplo não é muito um filme que qualquer um possa assistir, nem tanto por suas cenas, pela visualização, mas pelas invocações, uso de magia e etc. Você já viu os filmes: A Casa do Lago, Uma Prova de Amor, A Escolha, À Prova de Fogo, Cartas Para Julieta, Amigos Para Sempre, Desafiando Gigantes, O Fazendeiro e Deus!?! Se já assistiu...bom, se não...procure assistir algum, você vai gostar! Espero que responda meu comentário, apesar de ter sido bem depois do seu post.

    ResponderExcluir
  34. Gostei de alguns destes filmes! Não sei se filizmente ou infelizmente discordo de alguns outros, Harry Potter por exemplo não é muito um filme que qualquer um possa assistir, nem tanto por suas cenas, pela visualização, mas pelas invocações, uso de magia e etc. Você já viu os filmes: A Casa do Lago, Uma Prova de Amor, A Escolha, À Prova de Fogo, Cartas Para Julieta, Amigos Para Sempre, Desafiando Gigantes, O Fazendeiro e Deus!?! Se já assistiu...bom, se não...procure assistir algum, você vai gostar! Espero que responda meu comentário, apesar de ter sido bem depois do seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente se fizesse a lista hoje, trocaria mais da metade dos filmes. Desses que você indicou, os únicos que não assisti foram "Amigos para sempre" e "A Escolha". Amei todos os que eu vi e desabei em algumas cenas. Vou procurar ver os que ainda não tive a oportunidade de assistir.

      Abração!

      Excluir
  35. que lista de merda..

    ResponderExcluir

Flickr Images

Formulário de contato